O Cara do Marketing

4 dicas básicas de como pesquisar no Google como um especialista

Estimated reading time: 11 minute(s)

É muito comum ouvir pessoas criando expressões para o fato de que o Google tem todas as respostas para quase todas as perguntas. “Vou pesquisar no oráculo do Google” faz uma alusão clara ao Oráculo de Delphos na Grécia Antiga onde os guerreiros e heróis iam se consultar antes de ir para uma batalha. “Vou perguntar para o Dr.Google” se tornou quase um jargão. Afinal, quem nunca sentiu algo e foi correndo digitar no mecanismo de busca? O ato de procurar no Google se transformou até em um verbo em inglês: “Google it!”.

Todas essas expressões mostram o papel que o Google exerce atualmente nas nossas vidas. Seja para criar soluções digitais, analisar a efetividade do seu site, ou ainda para ser uma ferramenta quase onisciente que tem quase todas as respostas para simplesmente quase todas as nossas perguntas. E se por acaso a solução oferecida não correspondeu as suas expectativas, o motivo deve ser porque você não questionou da maneira mais adequada.

Como assim? Bom, o que acontece é que a maioria das pessoas ainda utiliza o Google da sua forma mais simples. Ou seja, digita algumas palavras e caso não encontre o que estava procurando, digita variações até que isso aconteça.

Acredito que se você entrou nesse post é justamente porque cansou de ser como a maioria das pessoas. Vou te ajudar nisso: a ideia aqui é justamente ensinar outras maneiras de pesquisar no Google. Na verdade, essas dicas pretendem te transformar em um especialista em procuras e economiza preciosos minutos por dia. E você pode aproveitar e utilizá-los para gerenciar o seu marketing digital.

Claro que não é tão simples de decorá-las, mas a boa notícia é que você pode consultar esse material quantas vezes achar necessário, até se habituar a elas. E ainda ensinar aos seus colegas, seus familiares e amigos.

E então, pronto para aproveitar melhor o Google?

como-fazer-pesquisas-avancadas-no-google

Como fazer pesquisas avançadas no Google

  • Utilize as aspas para buscas específicas

Colocar aspas entre os termos que você está buscando sinaliza para o Google que você interessado apenas em resultados que contenham exatamente aquelas palavras, umas seguidas das outras.

Por exemplo, se sua intenção é pesquisar sobre consultoria de marketing digital, o Google te mostra nada mais nada menos do que 614.000 opções. No entanto, colocando os mesmos termos entre aspas, os resultados caem para 160.000. Ainda é muito, mas com certeza, são dados mais refinados e condizentes com o que você quer.

  • Utilizar menos (-) ou mais (+)

Voltando ao exemplo da consultoria de marketing digital, vamos supor que você deseje buscar por conteúdos relacionados, mas não quer que abranja resultados relacionados com o estado do Rio de Janeiro. Para isso, basta acrescentar o sinal de menos (-) na frente e o termo que não interessa.

Ex: “Consultoria de marketing” – Rio de Janeiro.

O mesmo funciona para (+). Se quiser apenas termos relacionados com São Paulo, acrescente esses símbolos seguidos pelos termos e voilá. Seus resultados estarão mais alinhados com o que você busca.

  • Procurar em um site específico

Você sabe que a resposta para aquela pergunta deve estar em um site específico sobre o assunto. Em vez de entrar no endereço, você pode encurtar o caminho digitando site: ositequevocêquer.com.

Exemplo: Inbound Marketing site:ocaradomarketing.com.br

Assim, todos os resultados que aparecerão serão do blog do Cara do Marketing – já que você sabe que aqui vai encontrar todas as informações que precisa.

  • Procurar um arquivo específico

Essa técnica também funciona para caso você precise procurar um arquivo em específico. Caso você tenha se interessado por apresentações em powerpoint relacionadas a marketing digital, é só colocar filetype:extensão do arquivo.

Ex: “marketing digital” filetype.ppt

Pronto! Agora você já sabe quatro dicas básicas de como pesquisas no Google como um verdadeiro especialista. Aproveite e dê uma olhadinha nas dicas do próprio mecanismo de busca. Para finalizar, segue uma dica extra: caso você queira encontrar novos sites com um conteúdo bem parecido com o site que você gosta e confia, utilize os termos related:caradomarketing.com.br

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para vocês! Caso tenha algum comentário para acrescentar, compartilhe conosco!