7 passos para abrir um negócio enquanto trabalha

A crise econômica vem atingindo a vida de todo mundo e como diz um famoso ditado popular: “Não está fácil para ninguém”. Com o número de demissões aumentando cada dia, abrir um negócio próprio acabou se tornando um sonho uma das melhores alternativas para manter ou melhorar a renda.

Mesmo quem ainda não perdeu o emprego pode começar a se tornar um empreendedor, se antecipando diante de um cenário de crise mais severo. Se você também está entre os mais de 38 milhões de brasileiros acima dos 18 anos que abrir um negócio, conforme constatou a pesquisa do Data Popular, confira as dicas que separamos para te ajudar nesta missão a partir de hoje!

1. Preste atenção ao mundo à sua volta

Analisar tudo o que ocorre ao seu redor com mais atenção fará com que você perceba necessidades e carências ainda não atendidas e a partir destes pontos poderá criar uma ideia de negócio inovador e promissor.

2. Valide sua ideia

valide-sua-ideia
Com uma boa ideia, é preciso saber se realmente ela pode ser útil e se tem chances de ser bem aceita
. Para isto, pesquise questionando as pessoas como elas se sentiriam se houvesse uma solução para o problema que você identificou como oportunidade. Só evite ficar muito preso a opinião de parentes e amigos, consulte também desconhecidos.

3. Busque orientação profissional

Busque-orientacao-profissional
Para tornar o sonho em realidade, quando se tem pouca experiência em empreendedorismo, antes de abrir um negócio busque fontes de informação e orientação qualificada. Isto pode vir através de órgãos especializados como SEBRAE, com o auxílio de um mentor, buscando uma aceleradora de startups e de diversas outras formas.

4. Foque sempre no público-alvo

Antes mesmo de abrir um negócio e começar a vender seu produto ou serviço, você já precisa se apaixonar por seus clientes e coloca-los em primeiro lugar. Sempre busque entender suas necessidades, desejos e preferências. Leia nosso artigo: Porque você deve criar buyer personas para o seu negócioConstruir a qualidade do seu negócio ao redor do cliente garantirá o sucesso futuro.

5. Use o marketing digital para captar clientes

O Marketing digital é uma das melhores formas de se comunicar com os clientes mesmo quando se possui recursos limitados no início. Crie sua presença online e comece a construir relacionamentos. Para contar com ajuda profissional, fale com nossa agência.

6. Encontre uma equipe confiável

encontre-uma-equipe-confiavel
Selecionar bons parceiros sempre é um desafio, por isso, é preciso dedicação intensiva para buscar e identificar os perfis corretos para o seu negócio. Antes de iniciar as entrevistas, defina claramente as competências que precisa e trace o perfil ideal para cada função.

7. Descreva suas metas e objetivos e os acompanhe

Além do sonho e do fator emocional envolvidos ao abrir um negócio, também será preciso aplicar boas doses de razão. Para isto, mantenha em ordem seu planejamento, com a definição de metas, objetivos, indicadores de sucesso e não os deixe de acompanhar periodicamente.

Como diz outro famoso ditado popular: “O olho do dono é que engorda o gado”, por isso, sempre acompanhe de perto o desenvolvimento do seu negócio, desde o início até as operações diárias de desenvolvimento.

Dica Bonus

Acredite em você, busque as oportunidades e tenha uma visão global do mercado em que atua ou pretende atuar. Um plano de negócio pode aumentar em até 60% suas chances de sucesso

miniBanner_ebook-guia-blog

E não se esqueça, precisando de uma ajuda para alavancar sua marca na internet com planejamento e desenvolvimento de marketing digital, conte com nossa agência. Podemos marcar um cafezinho e elaborar estratégias personalizadas para o seu negócio.

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.