A anatomia de um calendário editorial efetivo

Já falamos bastante sobre a importância do Marketing de Conteúdo em uma estratégia de Inbound Marketing. A publicação de materiais úteis para seus clientes, aqueles que respondem as dúvidas e os ajudam a solucionar suas dores, são os que efetivamente aumentam o tráfego dos seus canais, incrementam a conversão de leads e, consequentemente, aumentam as suas vendas.

O que muitas pessoas fazem hoje em dia é simplesmente começar a produção de conteúdo de qualquer jeito, sem se preocupar com a documentação ou com a elaboração de um calendário editorial eficaz. No entanto, cada peça de conteúdo possui uma função dentro da Jornada do Comprador e essa produção precisa ser documentada estrategicamente. Somente assim, vai cumprir seu real papel de levar o potencial cliente a dar mais um passo rumo à compra.

Por isso que não adianta sair produzindo conteúdo ao léu. É necessário ter um bom planejamento, com objetivos definidos e depois investir na construção de um calendário editorial.

Acredite: ter o seu calendário editorial influencia diretamente nos seus resultados com o Marketing de Conteúdo, oferece melhor organização e planejamento, maior controle sobre a estratégia de conteúdo e possibilita a avaliação dos resultados. Aqui nesse post eu vou ensinar como desenvolver um.

O que é um calendário editorial?

Como disse acima, é um documento que inclui toda a programação da sua estratégia de conteúdo. É basicamente uma planilha onde fica registrado informações como a data da publicação, a data das promoções nas redes sociais, os temas e formatos de cada conteúdo, as palavras-chave, as personas e as etapas da jornada para qual o post foi feito.

O calendário editorial é essencialmente um plano de ação para a sua equipe e possibilita uma visão panorâmica os status da produção de conteúdo. É uma peça fundamental no sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing.

Passo a passo de como fazer um calendário editorial

#1 Escolha uma ferramenta

Existem diversas opções na construção de um calendário editorial. Uma das ferramentas possíveis é o Google Planilhas. Outras opções é o Excel ou ainda o LibreOffice.

#2 Planeje sua estratégia

Depois de escolher a ferramenta, está na hora de arregaçar as mangas e pensar na sua estratégia. Para isso, monte uma planilha com a frequência de postagem no blog, título e palavra-chave de cada conteúdo, as datas para entrega e publicação dos conteúdos, os horários, quem será responsável por realizar qual função (produzir, postar…), qual a categoria no blog em que os conteúdos se classificam, o formato do conteúdo, a etapa da jornada do comprador, a persona e o status dos conteúdos. Depois, complete os dados.

#3 Siga o cronograma e meça os resultados

Com um calendário bem definido em mãos, compartilhe com todos os envolvidos nas atividades. É muito importante seguir o seu calendário editorial à risca e acompanhar os resultados em busca de melhorias constantes da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Pronto. Agora você tem em mãos seu calendário de produção de conteúdo e está um passo mais perto de alcançar seu objetivos com as estratégias de Inbound Marketing!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.