Aprenda como criar um aplicativo de sucesso

O uso de aplicativos é cada vez mais comum entre empresas e consumidores, por isto, criar um aplicativo, além de ser um diferencial para os negócios, se tornou uma alternativa necessária para quem deseja se manter competitivo.

Se você também deseja investir nesta solução, saiba que o princípio de tudo deve se basear em três pilares principais que são: Propósito de valor claro, o contexto de uso do aplicativo e uma comunicação de marketing eficiente.

Propósito de valor claro

Proposito-de-valor-claro-aplicativo-cara-do-marketingNeste momento é preciso considerar os interesses das pessoas e o serviço ou entrega de conteúdo que seu aplicativo estará sugerindo. Para isto, é preciso definir inicialmente os conceitos: O que se pretende entregar? Para quem? Por que? Com qual finalidade?

Contexto de uso do aplicativo

Contexto-de-uso-do-aplicativoNeste segundo momento, para a criar um aplicativo de sucesso é preciso conhecer bem com quem se deseja falar, cabendo assim, uma reflexão maior sobre o público-alvo.

Defina o nicho, as personas Porque você deve criar buyer personas para o seu negócio e faça-se perguntas como: Quais as expectativas destes usuários? Como ele se comporta nas atividades diárias em que seu aplicativo estará envolvido?

Comunicação de marketing eficiente

Comunicacao-de-marketing-eficiente-aplicativoCom um planejamento bem estruturado, voltado para soluções eficientes pensadas nos usuários, o próximo passo para criar um aplicativo de sucesso envolve o trabalho de comunicação e marketing eficiente. Nesta etapa, portanto, será preciso elaborar um plano de mídia, pensar nas keywords de busca, realizar testes periódicos e gerenciar a relação com seus clientes.

Dicas do Google para criar um aplicativo de sucesso

Dicas-do-Google-para-criar-um-aplicativo-de-sucessoObservando esta crescente tendência de criação de aplicativos e incentivando a criação de soluções criativas, o Google também decidiu estimular ainda mais os desenvolvedores independentes e publicou um conteúdo que visa ajudar qualquer pessoa a criar um aplicativo de sucesso.

O guia digital “The Secrets to App Success on Google Play” (Os segredos para aplicativos de sucesso no Google Play), traz dicas práticas e valiosas para quem pretende desenvolver seu próprio App. Entre os principais capítulos estão informações sobre:

Qualidade – como criar um aplicativo ou game de acordo com as diretrizes do Google Play

Divulgação – como alcançar o público-alvo para divulgação e vendas

Engajamento – como envolver e reter usuários impedindo que desistam de seu aplicativo

Monetização – dicas estratégicas para rentabilizar seu aplicativo

Mensuração – informações sobre como acompanhar o desempenho com o Google Analytics

Globalização – formas de lançamento local e mundial

Publicação – como usar o Google Play Developer Console para Android

Por quê Mobile?

10 etapas principais para criar um aplicativo de sucesso

10-etapas-principais-para-criar-um-aplicativo-de-sucessoSe você nunca criou um aplicativo e está se perguntando sobre como cumprir esta missão na prática, fique atento a esta lista que separamos com as principais etapas que deverá seguir, no momento em que iniciar seu processo de criação. São elas:

1.Identificar uma necessidade ou problema a ser resolvido
É preciso identificar uma oportunidade criativa, real e principalmente necessária, pois a utilidade é que impulsionará o interesse dos seus futuros clientes.

2. Validar esta real necessidade com pesquisas
Com o esboço da ideia, use ferramentas como o keyword planner para identificar o número de pessoas interessadas no tema do seu aplicativo. Também é válido criar uma página de divulgação, para buscar apoio de usuários e investidores. Experimente o canal KickStarter.

3. Definir características do aplicativo
Detalhe os recursos básicos, desenhe a parte visual dele, crie o protótipo com ajuda da ferramenta wireframe e colete opiniões para refinar estas características.

4. Remover recursos desnecessários
Com o documento de especificação básica e recursos criados, comece a olhar atentamente para as características que você pode remover, mantendo a navegação simples e intuitiva.

5. Colocar o design em primeiro lugar
O design não é apenas a parte visual, ele também é a principal informação sobre como um usuário irá experimentar o uso do aplicativo, uma união entre utilidade, funcionalidade e layout. Concentre-se nisto para criar uma solução completa.

6. Criar contas de desenvolvedores
Desta forma você poderá vender seu aplicativo utilizando sua plataforma. Contas na Play Store, (loja do Google custa) e na AppStore, custam aproximadamente entre US$25 e US$99 por ano.

7. Integrar ferramentas de análises
É importante mensurar seu desempenho. Entre as alternativas estão: o próprio Google Analytics, o Flurry e o Localytics.

8. Coletar feedbacks
Fique muito atento aos feedbacks e avaliações de seus clientes após download. Sempre que possível, tente contata-los, especialmente os primeiros usuários, para avaliar o desempenho e eficiência do seu aplicativo.

9. Introduzir novos recursos gradativamente
Com a ajuda das ferramentas de análise e feedbacks, analise alternativas para aprimorar o desenvolvimento de suas soluções, incluindo novos recursos úteis.

10. Contratar designers e desenvolvedores profissionais
Evite tentar economizar solicitando amigos ou parentes com habilidades em programação. Invista em suporte profissional para garantir um planejamento estratégico e desenvolvimento completamente profissionais. Precisando de ajuda, fale com nossa agência.

miniBanner_ebook-guia-blog

         

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.

  • Carlos André

    Ótimo Artigo!!