Aprenda como inovar e conquistar investidores para Startups

O universo das startups vem invadindo o cotidiano mundial e embora este termo já seja conhecido há muito tempo em países como os Estados Unidos, somente após o grande boom da internet é que se popularizou pelo Brasil.

Este termo possui uma série de definições possíveis, servindo para descrever situações como:

  • Perfil de empresa nova no mercado
  • Classificação de pequena empresa com investimentos baixos, mas grandes retornos
  • Definição de um grupo de empreendedores à procura de um modelo de negócio replicável e escalável

Embora as definições sejam diferentes, todas estão relacionadas a um termo em comum: Inovação. É exatamente o caráter inovador que dirige este horizonte das startups e as torna oportunidades únicas de investimento, independente do segmento.

Toda ideia diferente e promissora pode se tornar uma startup e evoluir para um modelo de negócio promissor, como as empresas que surgiram no vale do silício, nos Estados Unidos, sendo o Google um dos principais exemplos atuais de evolução de startup em modelo de sucesso.

O Brasil, como um dos países mais empreendedores do mundo, onde há mais de 17 milhões de empresas, também pode se tornar um celeiro de startups bem sucedidas, para isto, basta que os empreendedores se dediquem mais ao planejamento de seu negócio justamente nas fases iniciais.

Características principais para montar startups promissoras

caracteristicas-principais-para-montar-startupsIndependente do setor no qual pretende investir, para fazer com que seu projeto seja bem sucedido, é preciso planejar, recrutar e motivar. Confira a lista com as principais etapas a seguir, para tornar sua ideia em um grande negócio:

  • Monte um bom plano de negócios
  • Invista no network
  • Faça um bom protótipo (MVP)
  • Monte uma equipe capacitada
  • Estruture bem seu processo de venda de ideias

Como conquistar apoio para startups brasileiras

como-conquistar-apoio-para-startupsHá diversas formas de conseguir apoio para tornar pequenas ideias em grandiosos modelos de negócio. Uma delas, é participar do programa Startup Brasil, um Programa Nacional de Aceleração de Startups, desenvolvido pelo Governo Federal. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com aceleradoras, conta com a gestão operacional do Softex para apoiar empresas nascentes ligadas a base tecnológica.

O programa conta com edições promovidas anualmente. Ao longo deste período ocorrem chamadas públicas para selecionar aceleradoras e inscrições e avaliações de projetos de novas empresas. Os empreendedores brasileiros possuem duas oportunidades para inscrição e após o processo seletivo, recebem assessoramento e incentivo, por até um ano, tendo acesso a R$ 200 mil em bolsas de pesquisa e desenvolvimento, participação de uma série de eventos e atividades de formação.

Durante a participação no programa, as startups entram em contato com investidores e contam com a oportunidade de se aproximarem, inclusive, do Hub Internacional do Vale do Silício/EUA.

As inscrições para startups ainda não abriram este ano, pois no momento estão disponíveis apenas os cadastros para aceleradoras, podendo ser realizados até o dia 31/05/2015. Em troca da mentoria, da infraestrutura e da formação, os investidores recebem percentuais de participação acionária nas startup assistidas. Para maiores informações sobre o programa, acesse o site oficial.

Crédito da Foto em destaque: Philippe Lewicki via flickr.com

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.