Como fazer marketing no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social muito útil, especialmente para quem pretende investir na construção de network profissional ou ampliar o alcance das ações de marketing da sua empresa ou negócio.

Antes de começar a fazer marketing no LinkedIn é importante saber que esta rede social exige uma dinâmica de atuação diferente do foco mais informal presente no facebook e Instagram, por exemplo.

Para conquistar bons resultados, há que se tomar alguns cuidados especiais com seu perfil pessoal, a página da sua empresa e as ações para aumentar sua participação de forma orgânica e através de ações patrocinadas.

Para essa missão ficar muito mais fácil, confira algumas dicas de como cuidar do seu perfil e fechar mais negócios com a ajuda do LinkedIn.

Como cuidar do seu marketing pessoal no LinkedIn

marketing-pessoal-no-LinkedInO perfil profissional no LinkedIn precisa ser estruturado pensando não apenas no cargo e posição atual que você ocupa, mas principalmente baseado no cargo e posição profissional que pretende ocupar.

Para montar um perfil profissional adequado é preciso adotar práticas como:

  • Utilizar uma foto com imagem profissional
  • Incluir um título atraente informando cargo, empresa e slogan do que faz para ajudar às pessoas
  • Incluir um resumo profissional objetivo e com informações interessantes
  • Utilizar recursos como apresentações, vídeos ou slides, para narrar melhor sua história

Ações orgânicas para perfis profissionais

Além dos passos acima, você também pode aprimorar suas ações, para melhorar seu desempenho organicamente nesta rede, adotando práticas como:

  • Atualizando seu perfil periodicamente
  • Incluindo dicas uteis e informações relevantes para sua rede com frequência
  • Utilizando recursos multimídias (vídeos, apresentações e etc) para promover suas atividades profissionais
  • Interagindo com seus colegas de trabalho e parceiros na rede
  • Participando de grupos de debate
  • Criando seu próprio grupo e convidando pessoas a participar
  • Envolvendo sua equipe nas atividades online (publicações, debates, etc)
  • Visite e analise periodicamente os perfis de seus contatos

Como cuidar do marketing da sua empresa no LinkedIn

Além do perfil pessoal, a criação de uma página corporativa é um passo fundamental para quem quer usar o LinkedIn para fechar negócios, especialmente novos empreendedores.

Independente do porte do seu negócio, é possível criar uma página e vincula-la ao seu perfil pessoal para começar a estabelecer relações profissionais com mais clientes, funcionários, público-alvo e parceiros de negócios.

Ações orgânicas para perfis corporativos

Para ajudar sua empresa a se destacar fazendo marketing no LinkedIn, é importante estar atendo a práticas como:

  • A otimização dos dados da sua empresa usando palavras-chave relacionadas com seu negócio em seus conteúdos
  • A publicação de conteúdos na página com frequência
  • Solicitação da participação e interação da sua equipe em sua página
  • O monitoramento dos relatórios de desempenho da sua página

Recursos pagos do LinkedIn para alavancar o marketing de empresas

O linkedIn oferece diversas alternativas de recursos pagos que podem ser usados, tanto por perfis pessoais quanto por corporativos, para ajudar no desenvolvimento de suas ações de marketing mais pontuais. Entre algumas das opções estão:

Recursos da Conta Premium

Assinando estes recursos do LinkedIn é possível desenvolver atividades alvo que ajudem a melhorar a competitividade do seu próprio perfil para concorrer com outros profissionais; promover sua própria marca e trabalho; encontrar e envolver clientes e parceiros de negócios; encontrar e contratar os talentos certos para sua empresa.

LinkedIn Sales Navigator

Recurso que ajuda na localização de oportunidades, fornece insights sobre o mercado dentro da rede social e ajuda na construção de relacionamentos de confiança, em negociações e nas vendas diretas.

Ele permite que sejam localizados profissionais com o perfil certo buscado por você para estabelecer relações comerciais, encaminha atualizações e notificações ligadas ao seu mercado alvo e facilita a aproximação com prospects e clientes.

LinkedIn oferece um teste gratuito de 30 dias do Sales Navigator para que você possa testá-lo para ver se ele funciona para o seu negócio.

Publicação de Anúncios

As campanhas patrocinadas no LinkedIn podem ser apresentadas nos formatos de vídeos, textos e imagens e podem ser direcionadas a segmentos bem específicos, facilitando a comunicação B2B.

Conclusão

Se você quer construir uma lista de leads para o seu negócio, Sales  Navigator do LinkedIn é uma grande ferramenta para a identificação de perspectivas relevantes e ganhar valiosos insights sobre eles.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.