Como reavaliar estratégias de marketing digital

Lançar ou divulgar empresas online e negócios digitais, embora seja um processo simples, não pode ser feito de qualquer maneira. Para uma atuação online eficiente, é preciso realizar um planejamento e definir claramente as estratégias que serão aplicadas.

A criação de um plano estratégico de marketing digital muitas vezes é tratado sem a devida prioridade, definido sem profissionalismo ou até mesmo ignorado. Apesar de ser mais eficiente quando definido na fase de lançamento, este planejamento também pode e deve ser revisado periodicamente, mesmo em empresas e negócios digitais.

Etapas do planejamento estratégico para negócios digitais

etapas-do-planejamento-estrategico-para-negocios-digitaisHá muitas definições a serem feitas neste processo, mas entre as principais e indispensáveis estão pelo menos 5 processos básicos, que envolvem:

1- Definição clara dos objetivos
É preciso ter esclarecidos os objetivos do seu negócio e a partir deles, determinar como as ações de marketing digital podem contribuir para o alcance destas metas. Estas definições servirão como um ponto de orientação importante.

Para facilitar o alcance, os objetivos deverão ter métricas específicas, conhecidas como KPI’s e também precisarão de prazos, para a concretização, tornando a condução do processo mais direcionada e eficiente.

2- Conhecimento do público-alvo
O público-alvo é uma das chaves fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio. No meio virtual ele é conhecido como lead e embora se assemelhe com o perfil dos clientes que se relacionam com as empresas offline, na internet precisam de cuidados mais específicos.

Como o comportamento do público na internet é diferente, é preciso se adaptar às formas de interação, aos canais mais utilizados pelos clientes, à nova dinâmica de comunicação e estar sempre atento às mudanças e comportamento de concorrentes.

3- Seleção dos melhores canais de comunicação online
Um dos maiores erros cometidos por gestores que não possuem experiência na gestão de marketing digital é acreditar que estar presente em todos os canais e redes sociais é o melhor caminho para conquistar a audiência e se comunicar com seu público alvo, mas não é bem assim que as coisas funcionam.

Como a internet é um território muito amplo, com inúmeras possibilidades, para reforçar a eficiência das estratégias dos negócios digitais e das empresas que atuam online, é preciso identificar as melhores oportunidades presentes nos canais mais adequados que se comunicam com os clientes certos.

4- Definição do cronograma de ações
Todo planejamento, para ganhar materialidade precisa contar com definição de prazos e metas, com o marketing digital não é diferente, ele é composto por uma sucessão de ações e conta com a definição de atitudes cronometradas.

Entre as principais etapas que precisam de definição de ações e prazos devem estar práticas como: a criação de peças promocionais, estratégias de marketing de conteúdo, gerenciamento e monitoramento de redes sociais, além de muitas outras práticas.

5- Estratégia de conteúdo a ser aplicada
Toda ação de marketing digital envolve a criação de conteúdos, porque o principal objetivo de todos os usuários da internet é justamente localizar informações. Até mesmo antes de comprar produtos ou da escolha de serviços, as pessoas pesquisam 

Por conta disto, é preciso desenvolver conteúdos que criem este ponto de contato da sua empresa com o cliente, informando-o e estimulando-o a comprar o que você oferece e não o que a concorrência apresenta.

Nesta etapa do planejamento podem ser elaboradas campanhas de e-mail marketing, textos para blogs, publicações em redes sociais, conteúdos para sites, entre outros formatos de comunicação.

Reavaliando as estratégias profissionalmente

reavaliando-as-estrategias-profissionalmentePensando sempre na forma mais econômica e rápida de conquistar resultados online, algumas empresas e negócios digitais, apesar de se preocuparem com o planejamento, acabam se lançando em alternativas baratas, apostando na ajuda de amigos e parentes, com alguma habilidade em atuar na internet e nas redes sociais, mas este não é o melhor caminho.

Nestas horas, como diz o ditado, o barato sempre pode sair caro e para evitar este tipo de problemas, a melhor solução deve considerar a ajuda e suporte de um profissional especializado em marketing digital.

A presença de um profissional permitirá desenvolver pontos fundamentais como a avaliação mais exata sobre o perfil do público-alvo, a melhor avaliação do posicionamento de mercado adequado para seu negócio, além de ajudar na identificação das melhores oportunidades, na construção de campanhas de captação mais eficientes e o monitoramento e mensuração mais precisas de seus resultados.

Se você possui ou pretende lançar negócios online e não quer correr o risco de errar na estratégia, temos uma solução profissional dinâmica para lhe apresentar. Você pode realizar uma avaliação de marketing digital gratuita com nossos consultores agora mesmo.

Aproveite para conhecer os pontos fortes, fracos e a desenvolver do seu negócio, realizando uma análise completa do seu marketing digital, reavaliando suas estratégias e decidindo qual o melhor caminho a seguir para conquistar os melhores resultados. Agende agora mesmo a avaliação para sua empresa!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.