Como transformar seu networking em uma ferramenta de vendas

Você já pensou em fazer com que seus contatos profissionais, familiares e amigos trabalhem para você? Esta pergunta pode parecer estranha, não é mesmo? Mas fique tranquilo, não estamos propondo nenhuma forma de exploração, apenas um pensamento estratégico a partir do seu networking. 

Ter uma rede de contatos é fundamental, especialmente para novos empreendedores, pois é preciso transmitir credibilidade e se tornar conhecido para fechar parcerias e conquistar novos negócios.  No entanto, fazer isto absolutamente “do zero” é praticamente impossível. 

Um networking eficiente possui poder para abrir portas e pode ajudar a impulsionar não somente negócios novos, mas empreendimentos em qualquer fase de amadurecimento. Mas, para transformar um simples contato em verdadeiro networking é preciso mais do que distribuir cartões e se apresentar, é necessário engajar seus contatos. 

Por que devo engajar meus contatos de networking? 

contatos-de-networkingUma pessoa que apenas conhece você e o seu trabalho não possui o mesmo nível de comprometimento que alguém que acredita e confia no seu know-how. Um contato engajado terá muito mais chances de abrir portas do que um simples conhecido. 

Como engajar seus contatos de networking?

networkingPara realmente ter sucesso na construção de sua rede de contatos, é preciso ficar atento ao relacionamento, ser insistente, mas não inconveniente e se comunicar de forma clara e eficiente. Alguns passos fundamentais podem ajudar muito neste engajamento, entre eles estão: 

1. Desenvolvimento de empatia
Nos primeiros contatos não basta você falar de si, do que faz ou do quanto seu trabalho é importante ou promissor. É fundamental ser educado, promover um diálogo aberto, se apresentar de forma marcante, mas também ouvir e compreender bem as outras partes. Empatia é fundamental.

2. Faça com que seus contatos saibam quem é você
Ultrapassada a primeira barreira das apresentações, use as informações coletadas sobre as outras pessoas a seu favor. Retorne o contato de forma descompromissada, sem apresentar interesse direto ou pedir favor logo nos primeiros contatos. Faça-se presente apresentando alguma solução ou dica, de acordo com os interesses de seu contato.

3. Deixe claro seu perfil e as informações sobre o seu negócio
Nada melhor do que apresentar segurança sobre o seu conhecimento. Mostre às pessoas a sua capacidade, fazendo colocações pertinentes sobre o seu setor e perfil de trabalho, deixando claro suas especialidades. Só tome cuidado com o excesso de auto-confiança, não seja arrogante e nem prepotente.

4. O engajamento e a máquina de vendas no networking
Um contato que desenvolveu empatia com você, com seu negócio ou com sua forma de trabalhar sempre manterá as portas abertas para novas parcerias ou indicações eficientes.Pode ter certeza de que se precisar marcar uma reunião com uma pessoa com a qual tenha tido contato anteriormente ou quando receber uma recomendação, suas chances de ser atendido ou de receber prioridade mais que dobram, isto porque a receptividade gera confiança em seu trabalho e na qualidade de seus atos.

Por isto, voltando a questão levantada no início do texto, não deixe de envolver e engajar seus familiares, amigos e parceiros de trabalho. Siga as dicas que indicamos aqui para torná-los ainda mais fiéis e defensores da sua marca pessoal,  acredite no seu talento e sucesso!

Querendo bater um papo para aprimorar suas relações profissionais e ampliar seu networking, fale conosco!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.