Como um blog vai atrair clientes para a sua loja física

Sempre me perguntam sobre os benefícios para uma empresa de possuir um blog corporativo. Na verdade, são vários. Construir autoridade, educar o público-alvo, se posicionar melhor nos mecanismos de busca, construir e divulgar a marca, relacionar com os clientes…

No entanto, um benefício de apostar em um blog corporativo que poucas pessoas falam é atrair clientes para a sua loja física.

De acordo com Neil Patel, 64% do processo de compra começa no mundo virtual e depois, parte para o físico. Além disso, cerca de 70% dos consumidores utilizam a busca no Google para descobrir onde está a loja física mais perto deles.

Manter um blog atualizado com conteúdo de qualidade é uma das estratégias mais eficazes para atrair essa audiência. Uma estratégia de Marketing Digital e de Inbound Marketing definitivamente ajuda a sua empresa se posicionar melhor nos mecanismos de busca.

Como as pessoas falam pouco sobre essa vantagem do blog corporativo, eu resolvi escrever esse post. Se você ainda está em dúvida sobre os reais benefícios de um blog, vai ajudar a entender um pouco mais sobre essa ferramenta.

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1º) Aumenta o tráfego do seu website

Todas as vezes que você escreve um post novo no blog corporativo aumenta a chance da sua página ser indexada pelos robôs do Google. E subir no ranking. Isso significa estar nas primeiras páginas. Cada pedaço de conteúdo inédito publicado sinaliza: olha, meu site está ativo e toda vez que os usuários entrarem vão encontrar conteúdo novo.

O blog também atrai audiência através das redes sociais. No momento em que você escreve um conteúdo novo, você cria a oportunidade das pessoas compartilhá-lo nas redes sociais – no Twitter, no Facebook, no Linkedin, Pinterest – o que ajuda na exposição do seu negócio. E também a atrair uma nova audiência.

2º) Transforma seus visitantes em oportunidades de negócios

Agora que seu site possui um tráfego bacana, conquistado através do seu blog, você tem a oportunidade de converter seus visitantes em leads (ou oportunidades de venda). Como? Acrescentando no final de cada post um Call-to-Action – um botão que ajuda o leitor a tomar uma ação.

Esse CTA pode ser um caminho para baixar um material rico, como um e-book, em troca de uma informação pessoal (como o e-mail), ou ainda oferecer um cupom para ser utilizado na loja física.

Algumas pessoas acreditam pode demorar de seis a 12 meses para se obter resultados concretos com um blog. Mas a verdade, é que 45,54% das empresas off-line começaram a gerar leads dois meses depois de começarem a publicar conteúdo original nos seus blogs.

3º) Constrói a ponte entre o online e o offline

Cada dia que passa a realidade é influenciada pela tecnologia. Cada dia que passa aumenta a interação entre o real e o virtual. E claro que as grandes empresas já apostaram na sinergia entre esses dois mundos, com o intuito de oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes.

O futuro dos negócios online é também ser offline. E vice-versa.

Um conteúdo de qualidade comprovadamente atrai clientes para seu negócio offline. Oferecer informações úteis para seus consumidores os instiga a conhecer a sua loja física. É muito comum as pessoas seguirem estabelecimentos nas redes sociais, começar a confiar na marca por causa do conteúdo publicado e então, passar a frequentar a loja física.

Segundo o site Curata, 56% das empresas pretendem investir no marketing de conteúdo nos próximos 12 meses. Essas corporações entendem que apostar nessa nova modalidade de marketing é a única maneira de crescer, ainda mais em uma era onde conectar o mundo digital com o offline oferece a possibilidade de oferecer conteúdo personalizado e confeccionado exclusivamente para atrair potenciais clientes.

Espero que esse conteúdo tenha sido no mínimo esclarecedor! Quer saber mais sobre o assunto? O que acha de dar uma olhadinha no Guia Definitivo do Marketing Digital para Pequenos Negócios?

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.