Como usar e-mail marketing para fidelizar clientes

Nos últimos artigos do blog estamos apresentando maiores detalhes sobre as estratégias de Inbound Marketing, por isto, para lhe ajudar a completar seu planejamento estratégico de marketing digital, neste artigo apresentaremos dicas sobre como usar e-mail marketing a favor do seu negócio.

Caso você ainda não conheça ou acredite completamente no poder desta ferramenta de marketing digital, saiba que há muitas pesquisas que vêm comprovando a eficiência do uso de e-mail para promoção de negócios online

De acordo com o levantamento realizado pela McKinsey & Company, uma empresa de consultoria de gestão global, quem opta por usar e-mail marketing pode conquistar uma eficácia 40 vezes superior ao impacto gerado junto aos clientes em comparação com o desempenho alcançado com interações apenas nas redes sociais como Twitter, Facebool e Google+, juntos.

Além disso, como outra referência apontada pela mesma pesquisa, entre os usuários norte americanos, os clientes que acessam e-mail marketing compram três vezes mais que um usuário vindo das redes sociais e também chegam a gastar 17% a mais em suas compras.

Informações como estas não querem indicar que não vale à pena investir em redes sociais, pelo contrário, apenas comprovam o potencial estratégico e o poder de persuasão de campanhas de e-mail marketing, reforçando assim o fato de que caso ainda não esteja utilizando este mecanismo, está mais do que na hora de ampliar suas ações de marketing para conquistar resultados ainda maiores.

Iniciando uma estratégia de e-mail marketing poderosa

Muito além da função de apenas encaminhar mensagens simples ou notificações, sua empresa poderá usar este canal com o objetivo de espalhar conteúdo, captar novos visitantes e até mesmo para engajar e aprofundar relacionamentos com seus clientes.

No entanto, para aproveitar estas oportunidades utilizando esta ferramenta ágil e de baixo custo, é preciso planejar bem a estratégia de utilização e para isto, você deve priorizar as seguintes etapas:

#Definindo suas metas, estratégias e campanhas

Quem não sabe onde quer chegar, nunca saberá de onde deve partir, não é mesmo? Por isto, antes de iniciar o disparo de campanhas, estabeleça suas metas, prazos, prioridades e ações que estarão ligadas a cada fase de desenvolvimento de sua campanha de e-mail marketing.

#Segmentando leads

Além dos objetivos, metas e prazos bem definidos, para ser eficiente você também precisará conhecer a fundo o perfil de seu público-alvo (leads). Quanto mais informações e conhecimento estratégico reunir, mais específicas e eficientes serão suas campanhas de e-mail marketing.

#Captando contatos e mantendo a base

Finalizadas as etapas de pesquisa e planejamento, chega a hora de cuidar do processo de captação de contatos e construção das ações para manutenção da base de clientes. É preciso pensar nos canais e estratégias para conquistar a adesão de novos assinantes/clientes e em formas de manter o crescimento da base de dados.

#Criando a gestão de campanhas

Será preciso definir o modelo das campanhas, organizar o cronograma de distribuição, testar modelos, alinhar a identidade visual da marca, cuidar da qualidade do conteúdo e buscar formas de automatizar o processo.

#Analisando e mensurando resultados

Com todo planejamento e a distribuição estruturados, para garantir a eficiência do processo, também será preciso acompanhar e monitorar os resultados, verificando o desempenho geral e particular de cada ação.

Como usar o e-mail marketing na prática

Com o planejamento estratégico alinhado, outra etapa importante é a construção de campanhas de e-mail marketing poderosas. Se você não sabe bem por onde começar, leia agora mesmo nosso artigo 9 dicas para criar um e-mail marketing irresistível“. Nele você confere 9 dicas valiosas. Aproveite para ficar atendo especialmente às recomendações 6, 7 e 8. 

Se está a procura de uma ferramenta para iniciar suas campanhas agora mesmo, experimente a ferramenta MailChimp. Uma das alternativas mais completas do mercado e que possui pacotes gratuitos com recursos muito práticos e interessantes. Para saber um pouco mais sobre ela, confira as dicas que separamos no post “Investindo em e-mail marketing com o MailChimp“.

Além destes conteúdos especiais publicados em nosso blog, você também poderá fazer o download do nosso e-book “O Guia Prático do Email Marketing“.

 

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.