Como usar o Instagram para empresas: um guia completo

O Instagram para empresas é uma ferramenta cada vez mais atraente. Muito popular entre o público, essa é uma rede social que está em evolução e possui várias funcionalidades que podem ser exploradas – desde o stories até funções de propaganda.

Entretanto, muitas empresas ainda não sabem como explorar todo o potencial do Instagram. Como ganhar seguidores, criar relacionamentos com o público e aumentar o número de vendas? A resposta para essa pergunta pode significar um diferencial para o seu negócio.

Para ajudá-lo a tirar o máximo dessa ferramenta, veremos neste artigo como usar o Instagram para empresas de forma eficiente. Confira.

A criação de um Instagram empresarial

O primeiro passo para começar a utilizar o Instagram na sua empresa é fazer o download do aplicativo na Apple Store ou no Google Play. Após isso, crie uma conta inserindo um e-mail e uma senha segura.

Depois de criada a sua conta, é hora de personalizá-la. A partir desse momento tudo o que você fizer na sua conta do Instagram impacta diretamente nos resultados que podem ser alcançados. Confira algumas dicas para otimizar o seu perfil:

  • Escolha um nome de usuário adequado. O ideal é utilizar o mesmo nome utilizado nas outras redes sociais para que o público consiga encontrá-lo facilmente. Outra dica é facilitar o entendimento de quem está acessando.
  • Escreva uma descrição explicativa. A descrição do seu perfil será lida por todos usuários que entrarem na sua página. Portanto, descreva brevemente o seu negócio e inclua hashtags que você deseja que sejam associadas à sua empresa.
  • Defina a foto do perfil. Geralmente a foto utilizada no Instagram para empresas é a logo da sua marca pela facilidade na identificação pelo público.
  • Siga outros perfis. Para anunciar a presença da sua empresa no Instagram, você deve começar a seguir diversos perfis. Procure por influências do seu segmento, clientes e outras organizações relevantes. Além disso, você pode comentar em fotos de outros usuários para aumentar a sua visibilidade.
  • Anuncie a sua presença no Instagram. Se você já está presente em outras redes sociais, informe aos seus seguidores que o seu negócio também está presente no Instagram.

Elabore metas para o seu negócio no Instagram

Um Instagram para empresas eficiente deve conduzir os seus esforços através de objetivos estratégicos. O que você espera alcançar com o seu perfil no Instagram? São exemplos de metas que podem ser perseguidas:

  • Aumentar o número de vendas de produtos
  • Aumentar o tráfego do seu site
  • Melhorar a percepção sobre a sua marca
  • Promover a satisfação do cliente
  • Atrair talentos para a sua organização
  • Estabelecer relacionamentos com influenciadores

É importante que, qualquer que seja a meta que você quer alcançar, ela seja: específica, mensurável, atingível, relevante e oportuna.

Como criar conteúdos no Instagram para negócios

Ao contrário de uma conta pessoal que é atualizada esporadicamente com conteúdos aleatórios, é necessário compreender que o Instagram para empresas requer um planejamento em sua utilização.

Se você deseja alcançar resultados positivos na interação com o público, a sua estratégia no Instagram deve abranger quatro pontos-chave:

1. Com que frequência e quando postar

É preciso encontrar um equilíbrio para manter a regularidade de postagens sem bombardear os seus seguidores com conteúdos em excesso. A melhor forma de colocar isso em prática é testar postagens em diferentes intervalos e horários para depois rastrear os resultados.

Depois de descobrir quais são os melhores dias e horários para publicar, crie um calendário de conteúdo. Assim será possível planejar e acompanhar o que será postado e quando.

2. Temas abordados

A utilização adequada do Instagram para empresas deve encontrar os temas que geram valor para o seu público. O seu perfil precisa se manter atraente para ajudá-lo a alcançar as metas traçadas, certo? Uma ótima forma de promover isso é abordar diferentes temas para não cair na mesmice.

3. Diretrizes de estilo

Você utiliza emojis? Prefere uma linguagem formal ou abusa das gírias? Quais hashtags você promove? E qual é o padrão de imagem que as suas publicações seguem? Todas essas diretrizes de estilo ajudam a criar a imagem da sua marca no Instagram.

4. Formas de engajamento

Interagir com outras contas do Instagram, responder aos comentários do seu público ou curtir fotos de clientes são formas de engajamento que aumentam a visibilidade da sua empresa. Defina as melhores formas de interagir com o público.

Construa uma marca sólida

O Instagram é uma rede social ligada intimamente ao visual, certo? Por essa razão a sua utilização contribui diretamente com a construção da identidade da sua marca. Confira algumas dicas para construir uma marca sólida através do Instagram para empresas:

@33acresbrewing

  • Crie consistência visual. Utilizar os mesmos padrões de cores, filtros e estilo de fotografia contribui para criar uma consistência visual. Ou seja, o usuário reconhece que se trata da sua marca automaticamente depois de acessar várias publicações que seguem esse mesmo estilo.
  • Escolha conteúdos relevantes. Você precisa encontrar conteúdos que sejam do interesse do seu público – e nem sempre eles precisam estar ligados diretamente à atividade que a sua empresa desenvolve.
  • Crie uma hashtag da sua empresa. As hashtags são ferramentas muito exploradas no Instagram para empresas e podem ajudar a sua empresa a ganhar visibilidade. É possível criar hashtags que são utilizadas nas suas postagens e por todos os clientes que publicam sobre a sua marca – possibilitando que novas pessoas descubram o que você faz.
  • Seja fiel à sua audiência. Copiar fórmulas de sucesso de outros Instagrams empresariais pode não ter o melhor dos resultados. Busque criar a sua própria identidade e compreenda as expectativas e necessidades do seu público.

Dicas para explorar a criatividade no Instagram para negócios

A utilização básica do Instagram é muito simples: tire uma foto, aplique um filtro e publique com uma legenda. Porém, para obter resultados positivos para a sua empresa será necessário ser mais criativo que isso.

Para se destacar em meio a tantos perfis de Instagram para empresas, você pode seguir as seguintes dicas:

  • Não subestime as legendas. O Instagram é uma rede social de imagens, mas as legendas oferecem a oportunidade de melhorar a mensagem entregue ao público e até mesmo levá-lo ao seu website através de um link.
  • Utilize álbuns de fotos e vídeos. Você pode postar até 10 imagens em uma postagem, além de explorar os vídeos. Essa combinação pode ser responsável por aumentar o engajamento do público.
  • Explore o Instagram Stories. O Instagram Stories é uma ferramenta que permite a publicação de imagens e vídeos que ficam no ar apenas por 24 horas. É uma oportunidade de explorar uma comunicação mais informal e humanizar o seu negócio.
  • Busque os influenciadores. Se você deseja alcançar uma audiência maior e criar autoridade no mercado, pode buscar a contribuição de influenciadores do seu segmento. Ao ter a sua marca associada a essas personalidades no Instagram, a tendência é que você ganhe um maior reconhecimento.

@flacavasotti 

@gilpinna

Os aplicativos de edição de fotos como VSCOcam ou Enhance podem fornecer filtros adicionais ou opções de edição para ajudá-lo a encontrar seu estilo. As fotos que foram editadas ou filtradas em outro lugar ainda podem ser importadas para o Instagram.

Potencialize os resultados com anúncios pagos

Se você deseja obter bons resultados de forma rápida, uma opção é investir nos anúncios pagos. Você pode alcançar uma grande audiência quando paga para que as suas publicações apareçam como anúncio para quem ainda não segue o seu perfil.

Se o seu objetivo é aumentar o conhecimento da sua marca, obter mais visitas ao site ou aumentar os downloads de seu aplicativo móvel, os anúncios pagos são uma ótima solução.

Bônus: Aplicativos que você precisa baixar agora mesmo 😉

Não dá mais para contar apenas com os filtros do Instagram para fazer suas publicações. Atualmente existem uma infinidade de aplicativos que disponibilizam ótimos recursos que trarão mais criatividade para o seu conteúdo.

PhotoShop Express – O aplicativo conta com diversos recursos da versão original e é um dos editores com melhor avaliação no Google Play e App Store.

PhotoDirector – O App permite editar, sobrepor imagens, inserir efeitos e criar novos estilos das imagens, além de oferecer opções de ajustes de itens como cores, contraste, brilho e nitidez da foto.

Photo Grid – Com milhões de fãs, este é o criador de colagens para Instagram mais popular do mercado. Com ele, você pode combinar fotos comuns e transformá-las em colagens fotográficas.

FancyKey – Alguma vez você já viu uma legenda com fonte ou emojis diferentes no Instagram? Este aplicativo permite que você personalize seus textos deixando-os muito mais criativos.

Quik – Personalize seus vídeos com textos, filtros, músicas e muito mais. Editar vídeos se tornará uma tarefa rápida e divertida com este aplicativo desenvolvido pela GoPro.

VSCO Cam – (Meu favorito) Sem dúvida um dos melhores aplicativos desta lista, editor de imagem que apresenta filtros grátis e pagos. Disponível no Google Play e App Store.

Facetune – Você adora Selfies? Um dos melhores app para corrigir imperfeições em suas fotos.

Você já utiliza o Instagram para empresas? O que você achou das dicas apresentadas neste artigo? Se você deseja obter os melhores resultados no marketing digital, conheça a o programa de mentoria do Cara do Marketing!

Este artigo foi adaptado do original do blog Hootsuite.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.

  • Joanna Krupa

    Ótimo artigo! Trabalho com viagens inesqueciveis na America Latina e estou explorando o Instagram já faz 2 meses. Algumas coisas do artigo já estou aplicando. Ontem inclusive fiz a primeira STORY na minha vida 😉 Mas ainda falta bastante: Entrar em contato com influenciadores, por exemplo. O Cara do Marketing, você teria uma dica como melhor abordar influenciadores? Obrigada pelo excelente conteúdo 😀 @queridomundoreisen

    • Olá Joanna…O papel dos influenciadores nas mídias sociais, algo que está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital e que pode trazer ótimos resultados para as empresas. Na hora de selecionar os influenciadores digitais procure pessoas que tenham relevância no segmento que você procura e defina uma estratégia. O segredo é ter um conteúdo bem feito e voltado para a sua persona.