Descubra como montar uma estratégia de Youtube marketing 

O vídeo não é mais uma das oportunidades do futuro do marketing digital, ele já se tornou uma realidade muito lucrativa, por sinal. E se você ainda não começou a planejar estratégias de Youtube marketing para o seu negócio, saiba que já está ficando atrás da concorrência.

As grandes marcas já compreenderam isto e estão investindo em alternativas neste segmento. Elas já identificaram a nova geração dos consumidores online e estudaram a forma como eles se relacionam com os vídeos, por conta disto, os investimentos em ações de Youtube marketing e lançamento de campanhas em vídeos não para de crescer.

Razoes-para-usar-videos-em-sua-estrategiaRazões para usar vídeos em sua estratégia

  • 70% dos computadores do mundo acessam o Youtube
  • O Youtube já superou a marca de mais de 3 bilhões de visualizações diárias
  • 8 em cada 10 usuários de internet no Brasil acessam o Youtube
  • Até 2017, os vídeos responderão por 69% do tráfego da internet

As principais vantagens de uma estratégia de Youtube marketing

Seus clientes querem consumir vídeos!
Em 2012 o consumo de vídeos era de 57%, e as previsões de estudos recentes apontam que até 2017 este número deve subir para pelo menos 69%.

Os vídeos são conteúdos dinâmicos
Com muita necessidade de consumir conteúdos e com pouco tempo para aprender, os vídeos são uma alternativa dinâmica de transmitir conhecimentos, servindo para apresentar desde simples demonstrações de produtos, até vídeo aulas explicativas.

Os brasileiros adoram o Youtube!
Os brasileiros se destacam em todo o mundo por serem um dos povos que passa mais tempo conectado à internet. Com o crescimento constante das vendas de smartphones, este número não para de crescer e grande parte deste tempo, vem sendo dedicada para assistir vídeos, pois entre os aplicativos mais utilizados pelo celular, o Youtube está em quarto lugar.

Vídeos são ótimas iscas digitais!
Os vídeos podem despertar vários sentimentos, eles podem ser inspiradores, engraçados, informativos e até mesmo bizarros. Estes sentimentos, atraem a atenção dos internautas e estimulam o compartilhamento orgânico.

Vídeos podem ter testemunhos
Você pode montar uma estratégia de Youtube marketing que inclua depoimentos e participações de seus clientes, apresentando casos de sucesso da sua empresa.

Vídeos são mensuráveis
Além de facilitarem seu acesso aos clientes e ao público-alvo, usar vídeos para montar uma estratégia de Youtube marketing garante a você o controle total do desempenho das suas campanhas, já que você possui acesso a diversos relatórios.

estrategia-de-Youtube-marketing-de-sucesso
5  passos para montar uma estratégia de Youtube marketing de sucesso

1. Decida o tipo de vídeo que pretende criar
Faça um rascunho, monte um briefing e defina claramente as principais etapas, antes mesmo de pegar a câmera nas mãos.

2. Trace as suas metas de sucesso
Você precisa definir bem quais serão os objetivos que representarão o sucesso do seu vídeo. Ex: atrair mais tráfego para seu site, receber mais contatos de clientes, conseguir mais visualizações da sua marca, e por aí vai…

3. Monte seu Storyboard
O Storyboard é a base prática da sua estratégia de Youtube Marketing. Você deve definir: O tema, o roteiro e o call to action e distribuir a forma como eles serão distribuídos no início, no meio e no fim da sua história.

4. Mantenha atenção na qualidade
A qualidade da imagem é importantíssima, assim como a qualidade do áudio e da iluminação. Não abra mão destes pontos se desejar ter sucesso.

5. Use boas técnicas de edição
Por mais que você tenha um primo ou sobrinho que saiba editar vídeos, se eles não forem profissionais da área, não arrisque. Sempre contrate um profissional para esta etapa.

Quer descobrir mais formas de como usar as redes sociais e o marketing digital a favor do seu negócio? Fale com a gente! Agende uma consultoria agora! E se diferencie da concorrência com as estratégias certas.

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.