Essas dicas práticas vão aumentar a audiência das suas redes sociais

Calcula-se que existem cerca de 2 bilhões de usuários de mídias sociais no mundo. E esse número tende a crescer cerca de 25% por ano. Ou seja, se sua empresa ainda não investe nesses canais, já passou da hora de começar.

As mídias sociais são canais importantes de relacionamento entre a sua empresa e seu público-alvo. Ajudam na distribuição do seu conteúdo para as pessoas certas, aumentam as visualizações e a atrai visitantes para o site. Dessa forma, também amplifica o alcance da sua marca.

Se por acaso você já tem seus canais, só está meio perdido em como gerenciá-las, seguir as dicas apresentadas nesse post pode aumentar a eficiência dos seus canais sociais em até 74%.

Tenho certeza que agora você pensou: “Nossa, perfeito! Mas provavelmente não terei tempo para investir seguir esses passos”. Ou “É exatamente o que eu precisava, mas deve ser muito trabalhoso”. Ai que você se engana. E para te provar, eu vou contar a história de como surgiu a ideia de escrever esse post.

A ideia desse conteúdo surgiu quando eu fui fazer uma curadoria de dicas para aumentar a eficiência das redes sociais. Procurando na internet, reparei que existem muito material sobre gerenciamento de canais sociais. No entanto, as orientações que encontrei eram muito complexas e amplas, além de demandarem muito tempo! Foi quando eu me deparei com a seguinte estatística: 74% dos profissionais de marketing conseguiram um aumento do tráfego após gastar apenas seis horas por semana no gerenciamento das redes sociais. Então, eu pensei em criar um passo a passo rápido e eficiente, que aumentasse verdadeiramente os resultados com a divulgação nas mídias sociais – e utilizando apenas 6 horas por semana.

Depois de muita pesquisa e entrar em muitos sites de referência, eu consegui coletar essas dicas bem simples e fáceis de seguir. Com certeza, aplicando pelo menos metade delas, as suas redes sociais vão se tornar verdadeiros canais de relacionamento e engajamento do seu público com a sua empresa. Você vai conseguir mais tráfego, vai ter mais tempo para investir em outras ações de marketing para a sua empresa e ainda se manter diariamente mais organizado.

Dicas práticas de como gerenciar os canais sociais da sua empresa

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  • Monte um calendário editorial

A função do calendário editorial é organizar todas as informações referente às publicações dos seus conteúdos nas redes sociais. Além de ajudar no completo desenvolvimento da sua estratégia editorial, um cronograma bem feito aloca os seus recursos de forma inteligente. Ou seja, poupa tempo para que você possa investir em outra atividades.

O calendário editorial é uma peça fundamental na hora de publicar conteúdos de qualidade e também acrescenta alta performance. Além de organizar totalmente a forma com a qual você administra seus conteúdos. Veja abaixo um passo a passo rápido de como fazer seu calendário:

  • Preencha com as datas importantes para seu negócio. Caso não saiba muito bem quais são os dias especiais, esse link pode te ajudar.
  • Crie lembretes para essas datas. Lembre-se de adicionar um tempo hábil para que você possa preparar o material;
  • Lembre-se de adicionar aqueles feriados que podem ser úteis para o aumento de vendas da sua empresa;
  • Seu calendário deve mostrar quem é o responsável por cada uma das etapas da confeccção dos posts: escrever, cuidar da arte e publicar;
  • Faça uma planilha separada para cada mês;
  • Coloque ícones ao lado dos títulos para indicar corretamente cada uma das redes sociais;
  • Confira se o seu calendário está fácil de ler e ainda se todas as informações estão dispostas corretamente.

Lembrete: é muito importante que você reveja seu calendário semanalmente.

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  • Defina o horário das postagens 

Assim que você definir seu calendário editorial, está na hora de dar uma olhada profunda no seu relatório do Google Analytics para descobrir em que hora a sua audiência está ativa dentro das suas redes sociais. Essa análise mostra em quem quais horários e dias sua audiência está mais receptiva para determinadas redes sociais. Se você não quiser ir tão a fundo em um primeiro momento, para efeitos gerais, postar às quintas e sextas no Facebook promove mais engajamento. Já os tweeters são mais aceitos pela comunidade aos finais de semana.

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  • Mantenha uma frequência de postagem

Além do horário das postagens, é essencial uma determinada frequência das postagens. Segundo uma pesquisa realizada pelo Buffer, o ideal é postar 3 tweets por dia. Isso porque existe uma tendência de que o engajamento caia um pouco depois do terceiro tweet.

Já a frequência indicada para o Facebook é de 2 posts por dia. Colocar que isso vai resultar em uma queda nos comentários e nos likes. O número indicado para o Linkedin é de mais ou menos 20 vezes ao mês. Manter esse ritmo pode aumentar sua audiência até 60%.

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  • Lembre-se das suas particularidades

O Hubspot fez uma pesquisa muito interessante sobre posts em mídias sociais e descobriu que cada segmento de negócio possui suas própria particularidades. Alguns nichos permitem mais postagens (como a área de marketing) do que outros (como negócios e serviços financeiros). Por isso sempre é muito importante analisar qual é o segmento.

Com um calendário editorial montado, a frequência de postagem definida e os horários e dias determinados, vai ser tornar muito mais fácil gerenciar as suas mídias sociais. E acredite, a eficiência vai aumentar naturalmente. O tempo que você levará utilizando todas essas dicas mais a produção do conteúdo não alcança as seis horas semanais. Aprenda também como gerenciar seu marketing digital em 35 minutos. Boa sorte!

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Agora, para finalizar, seguem algumas dicas extras:

1) Se você não trabalha ainda com produção constante de conteúdo, reaproveite alguns posts antigos.

2) Veja quais são os horários que tenha mais compartilhamento. Assim você pode jogar o seu conteúdo novo no ar nesses momentos e utilizar os mais antigos nos outros.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.