10 dicas para ganhar seguidores no Instagram da sua empresa

Ganhar seguidores no Instagram da empresa é um objetivo de muitos empreendedores que utilizam essa mídia social para se relacionar com o público. Quanto maior é a audiência que visualiza as publicações, maior é o engajamento que você pode gerar.

O Instagram possui mais de 800 milhões de usuários ativos mensalmente. Isso significa que existem muitos seguidores potenciais para empresas de todos os segmentos e tamanhos – sendo que grande parte desse público está disposto a se relacionar com suas empresas favoritas.

Mais de 80% dos usuários do Instagram seguem ao menos um perfil empresarial e, cada mês, mais de 120 milhões de usuários se envolvem com marcas de maneiras significativas – visitando seu website, consultando o caminho para chegar a uma empresa ou entrando em contato diretamente por telefone, e-mail ou mensagem. Esses dados indicam que ganhar seguidores no Instagram da sua empresa pode proporcionar resultados fantásticos, basta que você saiba como organizar as suas ações.

Recentemente ocorreu a popularização dos bots, que conseguem aumentar consideravelmente o número de seguidores de uma página no Instagram. Porém, essas ferramentas não garantem que o público alcançado realmente esteja interessado no seu negócio – e o seu objetivo é conectar-se com pessoas reais que são apaixonadas por seu nicho, não é?

Você precisa saber como se conectar com as pessoas reais que constituem o seu público ideal, ter uma estratégia para atrair o público-alvo qualificado (pessoas que se interessam por um determinado assunto), criar um relacionamento com elas (gerar confiança na sua empresa/produto), entender quais são suas dores e sonhos e, a partir disso que você conseguirá obter bons resultados.

Neste artigo você pode conferir 10 dicas para ganhar seguidores no Instagram da sua empresa. Confira!

1. Crie uma estratégia assertiva

Não basta publicar conteúdos de forma desordenada e esperar pelo surgimento dos seguidores. Uma boa estratégia é fundamental para utilizar o Instagram de forma efetiva. Isso pode ser colocado em prática com base nas seguintes ações:

  • Pesquise os seus concorrentes. Você pode tirar várias conclusões importantes analisando as ações dos seus concorrentes no Instagram – como os tipos de conteúdos publicados, a frequência das publicações, como acontece o envolvimento com o público, entre outras.
  • Decida qual história você vai contar – e conte-a de forma consistente. Os conteúdos das suas publicações não devem ser escolhidas ao acaso. Você pode mostrar como o produto é feito, o dia a dia dos funcionários, conquistas dos seus clientes, entre diversas outras ideias que podem ser exploradas. O importante é ter um propósito e criar a sua identidade no Instagram.
  • Defina metas. Para alcançar os seus objetivos, é preciso saber exatamente o que você está buscando. Defina metas mensuráveis e acompanhe o avanço conforme realiza as suas ações.

2. Deixe o seu perfil mais acessível

Se você deseja ganhar seguidores no Instagram, precisa facilitar que o seu perfil seja encontrado, não é? Veja algumas dicas para colocar isso em prática:

  • Promova o seu Instagram nas outras redes sociais. Se você já possui uma boa audiência em outras redes sociais, promova o seu Instagram para o público. Essa é uma ótima forma de levar pessoas que já estão interessadas na sua marca para visualizarem as publicações.
  • Aproveite outras comunicações para promover o seu Instagram. Além das outras redes sociais, você pode explorar todas as comunicações com o cliente para promover o seu perfil do Instagram – como e-mails ou publicações no blog.
  • Use hashtags relevantes. As hashtags são uma ferramenta muito útil para ser encontrado e criar uma identidade no Instagram. Explore as hashtags populares relacionadas à sua atividade e crie as suas próprias hashtags para promover engajamento.

3. Publique com frequência e nos momentos certos

Existem estudos que mostram que publicar no Instagram diariamente faz com que você ganhe seguidores quatro vezes mais rápido do que postando uma vez por semana. Esse é um ótimo ponto inicial para acertar na frequência de publicações.

Porém, também é importante acertar no momento de postar uma nova imagem. Se você fizer publicações no meio da madrugada, um horário em que poucos usuários estão online, os resultados tendem a ser inferiores.

O ideal nesse caso é realizar testes com uma ou mais publicações por dia e em horários diferentes. Conforme a resposta do público, você conseguirá otimizar a frequência e o momento ideais para alcançar o público de forma efetiva.

4. Utilize legendas atrativas

Apesar da grande ênfase nas imagens, as legendas utilizadas exercem grande influência para que você consiga ganhar seguidores no Instagram e aumentar o engajamento do público. Confira algumas dicas para otimizar o uso das legendas:

  • Coloque as palavras mais importantes na frente. Apenas as primeiras frases da legenda aparecem no feed dos usuários (que precisam clicar em “mais” para ler tudo), por isso é fundamental colocar o que é importante no início.
  • Faça uma pergunta. As perguntas aumentam o engajamento do público, ajudando a tornar a sua conta mais visível para outras pessoas.
  • Experimente usar emojis. Os emojis são um recurso visual que costuma contribuir para atrair a atenção do público.
  • Teste diferentes comprimentos de legenda. Você pode experimentar utilizar legendas curtas ou longas para ver qual delas é mais eficiente para atrair a atenção do público.

5. Crie uma boa descrição de perfil

Outro aspecto importante para ganhar seguidores no Instagram é a descrição do seu perfil, que deve conter:

  • Nome de até 30 caracteres que seja facilmente encontrado pela busca
  • Nome de usuário, que esteja relacionado ao nome utilizado em outras redes sociais e facilite que o público encontre o seu perfil
  • Website da empresa para levar os usuários a conhecer melhor a sua marca
  • Bio, que é um espaço de 150 caracteres em que você pode descrever a sua empresa e transmitir a sua identidade aos visitantes, tentando mostrar um bom motivo para que eles sigam o seu perfil

6. Utilize a função de “marcar” adequadamente

Você pode aumentar a audiência potencial de uma publicação marcando outros usuários e locais em suas postagens quando é relevante fazê-lo. Essa é outra forma efetiva de facilitar que novos usuários encontrem o seu perfil.

7. Organize concursos

Você já viu algum concurso, sorteio ou promoção realizada no Instagram? Muitas empresas exploram essa iniciativa para aumentar a visibilidade sobre o perfil da empresa e ganhar seguidores no Instagram.

É possível oferecer cupons de desconto, sortear produtos ou oferecer outras recompensas em troca das ações do usuário. Você pode solicitar curtidas, comentários, marcação de amigos, uso de hashtags ou a repostagem de uma imagem.

Dessa forma as suas publicações alcançarão um público que vai muito além dos seguidores que possui no momento – despertando o interesse de novas pessoas.

8. Relacione-se com as comunidades existentes

Como acontece em todas as redes de redes sociais, o Instagram é sobre as comunidades construídas. Você deve se envolver com essas comunidades para aumentar a visibilidade entre um público que está interessado no que a sua empresa faz – mas, primeiro, precisa encontrá-las.

Será preciso realizar um trabalho para garimpar e monitorar onde estão e como agem essas comunidades. A partir disso, você conseguirá descobrir outras empresas, influenciadores e consumidores com interesse nos seus produtos ou serviços.

Depois de identificar algumas contas relevantes, envolva-se: curta imagens, comente e compartilhe conteúdos. Muitos desses perfis vão devolver o favor – ou, ao menos, dirigir-se ao seu perfil para saber mais sobre você e, potencialmente, segui-lo se gostarem do que veem.

9. Considere investir na publicidade

O Instagram é uma rede social gratuita, mas você pode utilizar os seus anúncios pagos para aumentar o alcance das suas publicações e conseguir ganhar seguidores no Instagram.

A efetividade desses anúncios pagos está na possibilidade de alcançar exatamente o público da sua empresa. Você pode segmentar os usuários com base na localização, dados demográficos, interesses e comportamento.

Além de anunciar no feed do Instagram, também é possível promover Instagram Stories – que são mostradas entre uma história e outra quando um usuário está acompanhando o dia de seus amigos e conhecidos.

10. Aprenda com as informações do Instagram

Quando você possui uma página empresarial no Instagram, é possível acessar informações relacionadas às formas como o público está visualizando o seu conteúdo.

Essas métricas incluem o número de impressões, alcance, cliques no site, visualização do perfil e informações individuais sobre as suas publicações e stories.

Ficar de olho nessas informações pode ser um ponto diferencial para ser mais assertivo no objetivo de ganhar seguidores no Instagram.

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Este artigo foi adaptado do original do blog Hootsuite.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.

  • Hamilton Junio Matarazzo

    Muito boas as Dicas!