A importância de um CRM de vendas para o seu negócio

Você já ouviu falar sobre o CRM de vendas? Com o fácil acesso a novas tecnologias, é cada vez maior o número de empresas que apostam em ferramentas digitais para potencializar os seus resultados. O CRM é uma dessas ferramentas.

O relacionamento com o cliente é um dos fatores diferenciais para alcançar bons resultados em vendas, certo? É preciso executar um bom trabalho nutrindo cada um dos leads gerados pela sua empresa para otimizar os resultados.

Já imaginou se fosse possível automatizar grande partes desses processos, reduzindo o tempo gasto e aumentando o desempenho? É exatamente essa a proposta de um CRM de vendas.

Ficou curioso sobre tudo o que essa ferramenta pode trazer para a sua empresa? Confira neste artigo a importância de um CRM de vendas para o seu negócio.

O que é um software de CRM?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português). Como o nome deixa claro, o objetivo dessa ferramenta é aprimorar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes.

Essa é uma necessidade cada vez maior das empresas, principalmente em um mercado tão competitivo e repleto de transformações nos últimos anos. O cliente deve ser encarado como a peça central de uma empresa e todas as atividades devem girar em torno dele.

O consumidor não está interessado apenas em operações simples de compra e venda, mas sim em viver experiências satisfatórias com as empresas de quem consome. Os hábitos de consumo estão mudando e a sua empresa precisa se atualizar para continuar forte no mercado.

O CRM de vendas identifica essa necessidade das empresas e busca facilitar a gestão do relacionamento com o cliente. Na prática, isso significa que são executadas ações e estratégias focadas em gerenciar e analisar as suas interações com os clientes – antecipando as suas necessidades e aumentando a assertividade das campanhas para gerar vendas.

Isso é feito com o armazenamento de informações de clientes atuais e potenciais (nome, endereço, telefone e um histórico de todas as suas interações com a sua empresa). Com base nesses dados, a plataforma consegue reunir e integrar informações valiosas para preparar a equipe de vendas.

Quais são os benefícios de um CRM de vendas?

Já falamos sobre os objetivos de um CRM de vendas, certo? Agora vamos entender melhor quais são os benefícios que você pode obter com a otimização da gestão dos seus leads e clientes. Veja quais são elas:

Centralização de informações sobre os clientes

Imagine o caos de uma empresa em que cada membro da equipe entra em contato com um potencial cliente e todas as informações ficam em sua posse. Quando outro funcionário atender essa mesma pessoa, será necessário fazer um grande retrabalho, não é?

O CRM de vendas explora todas as interações feitas pelos potenciais clientes no mundo digital para centralizar todas as informações em uma só plataforma. Dessa forma, é possível ter um histórico completo de cada um dos leads e acompanhar a evolução do seu relacionamento com a empresa.

Organização do funil de vendas

O funil de vendas é um dos conceitos mais importantes do marketing digital. Trata-se do acompanhamento das etapas vividas por um usuário desde o primeiro contato com a empresa até a sua decisão de compra:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

Uma empresa que faz uma abordagem de venda em um visitante que está entrando em seu site pela primeira vez dificilmente alcançará bons resultados, não é? Por outro lado, identificar quais são os usuários que estão nas etapas de consideração da solução e decisão de compra pode garantir o aumento das vendas.

Um CRM de vendas realiza todo esse acompanhamento dentro do funil de vendas. Um usuário que baixou um e-book e utiliza a versão de testes do seu software está muito próximo da compra e pode ser abordado pelo setor de vendas, certo? Com o uso de um software CRM fica fácil identificá-lo.

Integração com ferramentas de e-mail marketing

Você já fez o download de um e-book e recebeu um e-mail de agradecimento? Ou então colocou produtos no seu carrinho e não finalizou a compra, mas recebeu um e-mail falando exatamente sobre esses produtos?

Essas são ações realizadas com a automação do e-mail marketing. Ao integrar o gerenciamento dos clientes com o e-mail marketing é possível marcar presença na vida dos seus clientes nos momentos corretos – aumentando as chances de conversão.

Redução de custos e aumento da eficiência

Todos esses benefícios de um CRM de vendas devem custar caro para o caixa da sua empresa, não é? Nada disso! Toda essa automação nos processos de atração e retenção de clientes diminui os custos dessas operações.

Com isso, acontece uma redução nos custos com ações de marketing, contato com os clientes, mala direta, entre outros processos. Além disso, a sua empresa ainda aumenta a rentabilidade com o aumento dos resultados de vendas.

Preparação para a equipe de vendas

Por muito tempo o setor de vendas atuava de forma separada do restante das organizações, o que dificultava o alcance de bons resultados. Através da integração entre marketing e vendas é possível obter um grande salto no desempenho.

O CRM de vendas permite que a equipe de vendas identifique exatamente quais são os potenciais clientes que estão mais próximos do momento da compra. Dessa forma, os esforços são otimizados em busca de resultados reais.

Pós-venda e fidelização

Não é apenas na atração de leads e conversão em vendas que o CRM de vendas atua. É também possível aprimorar o relacionamento com aqueles clientes que já consumiram o seu produto ou serviço.

Com a fidelização de clientes a sua empresa gera receitas recorrentes – o que é fundamental para o crescimento da organização em longo prazo.

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O Pipedrive é  uma plataforma para gestão comercial e CRM que segue o modelo Funil de Vendas. É direcionada para pequenas equipes comerciais possibilitando uma gestão simplificada de todas as negociações em andamento.

A proposta da plataforma é manter o vendedor focado no próximo passo necessário para o fechamento da venda. Todas as informações são organizadas de maneira intuitiva.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.