O Processo de Inbound Marketing em 6 passos

O Inbound Marketing está dominando o mundo!!! 58% das empresas brasileiras estão apostando nessa nova estratégia. Também, não é para pouco: 50% das empresas que investem no Inbound Marketing relatam um custo menor gasto com cada lead.

O Inbound Marketing sugere algo complicado e complexo, mas na prática o conceito é simples e bastante eficaz. A ideia é construir laços com o seu futuro cliente e atraí-lo ao seu produto de forma voluntária.

A estratégia visa transformar a sua empresa em uma referência no setor e assim, atrair mais clientes. No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Como adaptar a sua estratégia de marketing atual aos novos hábitos dos consumidores? Esse é um dilema corriqueiro entre os empreendedores. Uma consultoria em Inbound Marketing pode lhe apresentar os caminhos possíveis.

Não tem ainda uma estratégia de Inbound Marketing? Então, fique atento a todas as dicas neste artigo. Confira os seis primeiros passos para se aventurar neste novo jeito de pensar em como alavancar suas vendas.

Planejando a sua estratégia de Inbound Marketing (passo a passo)

1 – Defina suas metas

O primeiro passo é simples e um dos mais importantes. Para se começar a caminhar é importantíssimo saber aonde vai, não ? O início de uma campanha de Inbound Marketing é definir quais são os seus objetivos. Determinar quais são as metas e o orçamento destinado para cada uma das ações.

Acredite: nada te impede de começar a investir AGORA no marketing digital da sua empresa. Todo momento é momento e existem ações de Inbound Marketing para todos os budgets.

2 – Analise a eficácia do seu site 

O seu site funciona como o cartão de visitas da sua empresa. É através dele que seu cliente vai entrar em contato com você. Portanto não decepcione, afinal, a primeira impressão é que a fica.

Depois de ter as metas traçadas, é fundamental avaliar que a sua página é:

Quanto mais atualizado e antenado com as inovações, melhor. Lembrando que investir em uma consultoria de marketing digital, com certeza, vai aumentar o tráfego do seu site. Vamos explicar melhor no próximo passo.

3 – Pense em como aumentar o fluxo de acessos

O tráfego orgânico do seu site é fundamental dentro de uma estratégia Inbound. Afinal, quanto mais gente acessar, mais lead serão gerados – os quais nutridos com as ferramentas certas podem virar ótimos clientes. Como gerar tráfego orgânico?

Tenha um blog: Esse é um espaço perfeito para você fisgar seu cliente, crie conteúdo relevante para o seu público alvo. Com os blogs, é mais fácil de ser encontrado pelos mecanismos de busca.

Redes sociais: Você deve se envolver com a sua audiência através de postagens nas redes sociais. A pesquisa Social Mídia Trends 2017 afirma que 71,9% das empresas consultadas indicam como muito ou moderadamente satisfatórios os resultados com as redes sociais.

Otimização em SEO: Os mecanismos de busca fazem uma varredura pela web. Por isso, identifique as palavra-chaves que se relacionam com o seu conteúdo e com a sua comunidade e faça as adaptações necessárias. Com isso, sua empresa encontrada com mais facilidade.

Anúncios pagos: Gerencie com inteligência campanhas para trazer tráfego adicional em seu site com as campanhas pagas, por exemplo, gerando mais fluxo e diminuindo o preço por clicks.

4 – Conversão para leads!

Depois do seu blog ser descoberto pela sua audiência, está na hora de transformar seus visitantes em leads.
Crie pontos de conversão, como landing pages com a descrição de uma oferta para a coleta das informações mais importantes. Espalhe CTAs por todo o site! Não perca uma oportunidade de converter seu visitante!

Uma consultoria de Inbound Marketing pode ser uma saída interessante para desenvolver ações voltadas justamente para essa etapa. Ter o conhecimento total de seu futuro cliente é fundamental para estruturar o próximo passo.

5 – Chegou a hora de vender!

Saber porque seus leads continuam voltando para o seu site é uma forma de personalizar os materiais ricos (iscas digitais) e direcionar as suas estratégias. 

Forneça aos seus leads conteúdo que tenham realmente a resposta para os seus problemas. Crie uma campanha de nutrição e ofereça oferta de compra. Uma sequência de e-mail marketing pode potencializar os resultados desse processo.

6- Monitore tudo

Depois de todas as etapas implantadas, é muito importante mensurar os resultados. Assim, você saberá quais iniciativas e ações deram certo e quais precisam ser mudadas.

Você só saberá a eficácia de uma campanha com os resultados em mãos. Essa etapa é importantíssima, não negligencie. Mensurar sempre os seus resultados é basicamente a essência do Inbound Marketing.

Pronto! Você acabou de ler um roteiro básico de como iniciar-se no Inbound Marketing.

Mas precisamos lembrar que caso é um caso e cada empresa tem as suas particularidades. Assim, é importante analisar o raio-x do seu negócio e programar quais são as estratégias de Inbound Marketing mais adequadas.

Caso você ainda esteja perdido e queira colocar em prática seus conhecimentos, inscreva-se agora no Mini Curso de Inbound Marketing! São 09 lições, uma por dia, no seu e-mail. No final, não vai ter desculpas para não começar AGORA!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.