O que você precisa para crescer com o marketing digital em 2018

A sua empresa tem muito a ganhar com a utilização do marketing digital para 2018. Adaptação é a palavra-chave para acompanhar as novas tendências no mercado e conquistar o público.

As estratégias desenvolvidas na internet são cada vez mais comuns, tornando a sua presença no mundo digital uma questão de sobrevivência no mercado. É nesse ambiente que estão as maiores oportunidades.

Você sente que está ficando para trás dos seus concorrentes? Ou que possui um potencial para obter resultados ainda melhores? Você pode aproveitar a chegada de um novo ano para iniciar as práticas de marketing digital.

A internet causou uma grande transformação na interação entre as empresas e o consumidor. Até alguns anos atrás era possível iniciar um pequeno negócio local e alcançar o sucesso apenas com os esforços do trabalho – sem uma grande preocupação com marketing.

Entretanto, as empresas que desejam crescer no mercado e alcançar o sucesso precisam começar a utilizar o marketing digital. Afinal, a população passa cada vez mais tempo navegando na internet e menos tempo consumindo as mídias tradicionais.

Neste artigo veremos o que você precisa para crescer com o marketing digital em 2018 e quais são as oportunidades que você pode aproveitar para levar a sua empresa ao sucesso. Confira!

As oportunidades do marketing digital

A lógica por trás do marketing digital é bem simples: a internet é a melhor forma de ganhar visibilidade e interagir com o público. E é através disso que você consegue fechar mais vendas.

Quantas vezes você já encontrou empresas por acaso na internet, começou a segui-las e eventualmente se tornou um consumidor? Ou então pesquisou por um produto ou serviço antes de comprar em uma loja física?

Os hábitos do consumidor estão mudando e começar a utilizar as estratégias de marketing digital em 2018 pode colocar a sua empresa no caminho certo. Veja quais são os maiores ganhos que o marketing digital pode proporcionar:

  • Ganhe visibilidade online, estando presente no mesmo ambiente que os seus clientes.
  • Alcance os consumidores em seus dispositivos móveis – um método cada vez mais comum de acessar conteúdos.
  • Gere conteúdos de valor para criar relacionamentos duradouros com a sua audiência.
  • Não se limite a vender apenas para clientes da sua região. Você pode ser visto por consumidores localizados em qualquer lugar do mundo.
  • Adquira mais informações sobre gostos, desejos e necessidades do seu público – conseguindo traçar os seus hábitos de compra
  • Gaste menos recursos do que com ações de marketing tradicional
  • Possibilidade de controlar os resultados alcançados com dados objetivos
  • Adquira autoridade no mercado através das ações no mundo digital

A importância de construir uma marca

Uma empresa consegue obter resultados positivos na medida da sua reputação no mercado, não é? Quanto melhor é visão que os clientes possuem sobre determinada marca, maiores são as chances de fechar novas vendas.

Além dos inúmeros resultados que podem ser obtidos em curto prazo, utilizar o marketing digital em 2018 pode preparar o caminho para o seu sucesso em longo prazo, possibilitando a construção de uma marca de reputação.

Todas as grandes empresas do mercado também iniciaram como completas desconhecidas. Somente após anos de atividade, ações de divulgação e muito contato com o público é que elas se tornaram referência no setor em que atuam.

O marketing digital pode acelerar esse processo. Ao publicar conteúdos relevantes para o seu público e ser facilmente encontrado no ambiente digital, você começa a criar um laço com cada um dos seus seguidores – o que gera vendas mas também aumenta a autoridade da sua marca.

Talvez você não consiga alcançar o status da Coca-cola ou da Nike em poucos anos, mas uma coisa é certa: sem o marketing digital você não tem a menor chance. Iniciar as ações em 2018 é o primeiro passo para construir o seu sucesso no mercado.

Como colocar em prática o marketing digital na seu negócio?

Você deseja ser visto pelo público, aumentar o número de vendas e construir uma marca de sucesso? Então você pode aproveitar a chegada de um novo ano para colocar em prática as ações de marketing digital. Veremos neste capítulo como isso pode ser feito!

1. Crie um site

O site da sua empresa será a base para o restante das ações de marketing digital. É através do website que você pode ser encontrado – além de ser o local em que o público buscará por informações sobre o seu negócio e entrará em contato para realizar compras ou conhecer mais sobre a sua empresa. Dica ninja: não esqueça de adaptar o seu site para o mobile.

2. Inicie um blog corporativo

Junto ao seu website pode ser criado um blog corporativo, um ambiente que você publicará conteúdos que são considerados relevantes pelo seu público. O blog contribuirá para que você seja encontrado nos mecanismos de busca e na construção de bons relacionamentos com o público – melhorando a percepção em relação à sua marca.

3. Marque presença nas redes sociais

As pessoas passam cada vez mais tempo navegando pelas redes sociais, certo? Levar a sua empresa para esses ambientes pode ser uma ótima estratégia para ser visto e promover o engajamento do público.

4. Tenha foco na produção de conteúdos e interação com o público

As mudanças que ocorreram nos últimos anos não afetaram apenas os canais de comunicação com o público, e sim as necessidades do consumidor. Ele não deseja receber dados sobre o seu produto ou serviço, e sim informações que possam ser úteis para solucionar o seu problema.

Portanto, grande parte das suas comunicações no ambiente digital devem ter como propósito entregar conteúdos relevantes e promover a interação com o público – fazendo com que ele se aproxime do seu negócio.

5. Controle os resultados

O marketing digital é repleto de oportunidades e possibilidades. Será preciso testar várias abordagens diferentes e controlar os seus resultados para alcançar os resultados mais assertivos com o marketing digital em 2018.

E então, você está pronto para crescer com o marketing digital em 2018? Alcance resultados ainda melhores com o serviço de consultoria em marketing digital!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.