Mentoria: desenvolvimento para alcançar o sucesso nos negócios

Você sabe o que é mentoria? Já ouviu falar dos benefícios que essa ferramenta pode trazer para promover o desenvolvimento do seu negócio? Nos últimos anos começou a falar-se bastante a respeito da mentoria, mas muitos empreendedores ainda não sabem como funciona esse serviço.

Já imaginou poder contar com a experiência de um profissional com anos de sucesso exercendo as mesmas atividades que você? Seria possível receber dicas e sugestões para encontrar as melhores alternativas para o desenvolvimento da sua carreira – e da sua empresa.

É muito comum que os empreendedores iniciantes possuem uma grande ideia mas não saibam como explorá-la adequadamente ou então enfrentem dificuldades para elaborar uma estratégia nos canais digitais. Com algumas dicas pontuais, é possível clarear a sua visão para perceber novos caminhos.

O que é a mentoria?

A mentoria é um serviço prestado por um profissional experiente em seu ramo de atuação que possui como objetivo auxiliar o mentorando em sua própria jornada. Além de dar atenção ao desenvolvimento de assuntos relacionados à profissão, o mentor também ajuda no desenvolvimento pessoal – sempre visando maximizar os resultados positivos.

O grande diferencial da mentoria está na experiência do mentor. Você consegue acessar informações preciosas sobre a atividade que desenvolve, o mercado da sua empresa, estratégias e ações efetivas, dicas para entrar no mundo digital, entre diversas outras.

O mentor é um profissional que já passou pelas mesmas dificuldades que você e aprendeu com os seus erros. Isso significa que você possui o privilégio de ter todos esses conhecimentos sem precisar errar para aprender.

Importância da mentoria

O propósito da mentoria é promover o sucesso pessoal e profissional do mentorando – o que reflete no aprimoramento do seu negócio. Se você almeja o sucesso, esse já é um aspecto que comprova a importância que a mentoria pode ter na sua vida, certo?

Porém é possível ir ainda mais fundo nessa análise. Veja os principais fatores que ajudam a ilustrar a importância da mentoria:

  • Experiência na construção da carreira. Geralmente, o mentor é um profissional que alcançou tudo o que você deseja profissionalmente. Existe alguém melhor para aconselhá-lo do que um profissional bem-sucedido no mesmo ramo que você? Com base em suas experiências, acertos e erros, você pode aprender lições valiosas para o seu desenvolvimento.
  • Conhecimentos técnicos e práticos. O mentor alia conhecimentos técnicos sobre as atividades que você desenvolve e toda a experiência de ter vivenciado uma carreira na prática. Esse é um casamento perfeito para alavancar a sua carreira.
  • Criação das melhores estratégias. Fazer um planejamento e criar as melhores estratégias é muito importante para alcançar o sucesso. A mentoria pode ajudar a clarear a sua visão para encontrar os melhores caminhos a serem seguidos.
  • Nova visão sobre o mercado. O grande problema de diversos profissionais é a limitação da sua visão de acordo com as suas próprias experiências e crenças. O mentor pode expandir essa visão e mostrar que existem várias oportunidades a serem exploradas.
  • Melhoria nos relacionamentos. Ao longo de uma carreira de sucesso, o seu mentor também possui muitos contatos que podem ser úteis no seu crescimento pessoal.

Como funciona a mentoria?

A dinâmica de uma mentoria é bem fácil de ser entendida: você possui um mentor que funciona como um norte a ser seguido. Ele pode ensinar e mostrar os melhores caminhos, além de transmitir toda a sua experiência para enriquecer o processo.

Na prática, o funcionamento da mentoria funciona de modo parecido com um coaching. São realizadas sessões com frequência predeterminada – sejam semanais, quinzenais ou mensais – em que o mentor transmite conhecimentos, compartilha experiência, discute ideias, dá sugestões e faz provocações para o mentorando.

Todo esse processo é dividido ao longo de vários encontros ao longo de um grande período. Entre um encontro e outro, o mentorando deve colocar tudo o que está aprendendo em prática para visualizar os resultados que podem ser obtidos.

Além de todo esse contato agendado, geralmente acontecem pequenas trocas de mensagens com o mentor ao longo do processo. Em muitos casos, o vínculo criado se torna tão forte que a relação continua mesmo após o término da mentoria.

Promova o crescimento do seu negócio no mundo digital em 2018

Você que escalar o seu negócio e não sabe qual a melhor estratégia ou enfrenta dificuldades para definir qual a rede social usar para alcançar o seu público? O Programa de Mentoria do Cara do Marketing busca auxiliar os empreendedores a explorar o mundo digital.

Após de anos de experiência trabalhando diretamente com marketing digital, é o momento de ajudar outros empreendedores a construírem caminhos de sucesso nos canais digitais. Com as estratégias corretas é possível alavancar os resultados empresariais.

Conforme você for avançando no processo de mentoria, a motivação será cada vez maior para continuar crescendo e alcançar novos patamares. Você tem a chance de levar a sua empresa a ser uma versão melhor dela mesma!

Você ficou interessado nos benefícios de uma mentoria e deseja conhecer melhor Programa de Mentoria do Cara do Marketing? Essa é uma ótima forma de iniciar 2018 com o pé direito. Vamos iniciar juntos nessa jornada rumo ao sucesso!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.