O que a sua concorrência anda fazendo na internet?

Quando começamos um negócio online é comum ter concorrentes digitais. Mas isso não significa que seu produto tem menos chances de ser bem sucedido.

Concorrentes digitais podem servir como uma alavanca para o seu negócio, isso porque, apesar de serem concorrentes, eles têm muito a ensinar.

Assim como você também tem muito a ensiná-los. (Você pode achar que não mas existem altas chances de estar sendo espionado!)

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Quem nunca entrou no site concorrente para dar aquela olhadinha? Ver o que estavam fazendo e como estavam fazendo? Buscar dados confiáveis sobre os concorrentes digitais não é algo fácil, mas com certeza, é possível e importante para sua empresa. Isso não quer dizer, claro, que você roubará ou prejudicará o próximo.

Fazer essa análise é importante por diversos motivos:

  • Obtém uma visão geral da sua área
  • Identifica os pontos fortes e fracos da suas estratégias;
  • Tem uma ideia mais completa dos hábitos de seus clientes;
  • Aprende o que você está fazendo de certo ou não.

Além de, claro, perceber algo que é importante e você não tinha pensado em fazer antes.

Como investigar e espionar seus concorrentes

Antes de começar o processo de análise de seus concorrentes digitais, é importante que você saiba diferenciar o que é espionar e o que é investigar. Quando você investiga algo ou alguém é porque busca compreender fatos e acontecimentos que se passaram.

Já quando você espiona algo ou alguém é porque quer saber o que está acontecendo agora, no presente.

Por ser um processo trabalhoso, para que a investigação de seus concorrentes digitais seja produtiva, é preciso que você se organize.

Por isso foram criadas ferramentas que podem te ajudar em sua investigação.

Algumas delas são:

  • Semrush: Rastreia palavras-chaves mais usadas, anúncios feitos e rankings em pesquisas orgânicas;
  • Talkwalker Alerts: Notifica todas as menções que forem feitas da sua marca ou de seu concorrente;
  • Similarweb: Mostra de onde vêm as visitas, quais redes sociais e keywords trazem mais visitas e quais outros sites similares as pessoas entram.

Outro ponto importante que pode te ajudar bastante na hora de investigar, é fazer um relatório.

Neste documento, para que ele seja realmente vantajoso para você e sua empresa, é preciso definir corretamente quais informações você irá comparar.

Depois de definir as métricas que serão avaliadas, é preciso que você defina os concorrentes que sejam investigados.

Lembre-se: Durante seu processo de pesquisa, com certeza, aparecerão novos concorrentes.

Mas mantenha-se ao plano inicial, adicionar novos concorrentes durante o tempo de sua pesquisa pode atrapalhar na hora de avaliar os resultados finais. Por fim, mas não menos importante. Os seus concorrentes não são de todo ruins. Com eles, você pode aprender muito.

Ninguém sabe tudo! Portanto, procure absorver o máximo de conhecimento possível com eles. Investigar e espionar seus concorrentes é a melhor maneira para fazer sua empresa crescer.

Aprenda com os erros dos outros e não os repita. Aprenda com os acertos de seus concorrentes e faça melhor.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.