5 dicas do Impulso Digital para promover sua loja virtual

Você já se perguntou o que poderia fazer para promover melhor seu site? Como poderia criar um site mais atraente e sair na frente da concorrência? Ou, então, por que sua estratégia de e-mail marketing não está dando resultados?

Esses são alguns questionamentos básicos de quem empreende na internet, e o Impulso Digital foi criado para responder a essas dúvidas de forma prática e fácil de aplicar na vida real.

O Impulso é um reality show do UOL que vai acompanhar o Alcyr Neto, dono de uma loja de produtos para lazer e diversão, por dez meses, enquanto ele recebe dicas preciosas para alavancar suas vendas online e administrar melhor seu negócio.

Todo mês o programa trata de um tema diferente, e você acompanha tudo na prática, desde o planejamento até a metrificação dos resultados.

Entre os consultores do Neto estão alguns dos maiores especialistas em assuntos relacionados a e-commerce, gestão, tecnologia e marketing, como Sandra Turchi, Márcio Iavelberg, Edney Souza, In Hsieh e Marcelo Marques.

Além dos vídeos, ainda tem posts, e-books, infográficos e um monte de conteúdo bacana disponível no acervo do Impulso.

Quer um gostinho? Então confira aqui cinco dicas de marketing do Impulso:

1 – Produza conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes quando se trata de relacionamento com o cliente e conversão. Isso porque quando você cria conteúdo relevante captura o público no momento da pesquisa, quando, geralmente, ele está querendo conhecer mais sobre algum produto que lhe interessa.

Resolvendo uma dúvida do consumidor com conteúdo, você aumenta o tráfego no seu site, ganha simpatia e fortalece sua imagem como uma autoridade no seu mercado. As vantagens do marketing de conteúdo vão ainda mais longe: os custos, em geral, são menores que os de ações em mídias pagas e o resultado é perene – os posts que você publica no seu blog vão sempre trazer novos leads e ajudá-lo a converter.

2 – Leve as redes sociais a sério

Apesar de muitas empresas já terem entendido que a obrigação de uma marca é estar onde seu público está, e hoje esse lugar é nas redes sociais, ainda tem muito empreendedor que não leva essas poderosas plataformas a sério e não acha que Facebook, Twitter e Instagram são lugares para fechar negócios. Esse é um erro gravíssimo.

As redes sociais são ferramentas excelentes, que reúnem algumas das características mais importantes para quem quer chamar a atenção para sua marca: baixo investimento, grande alcance e resultados fáceis de mensurar.

Com elas, você define exatamente quanto e como quer gastar, sabe quantas pessoas vai atingir e tem informações preciosas sobre quem são, onde moram e o que gostam as pessoas que se interessam por sua marca.

Ah, mas vale lembrar, não basta só criar a página ou perfil da sua loja, é preciso atualizá-los constantemente! Você pode ler mais sobre qual é a melhor rede social para o seu negócio  e conferir mais dicas para se dar bem nas redes no Impulso.

3 – Pense sempre no SEO

Imagine que o consumidor entre em um site de busca, procure um dos produtos que você vende e o seu site seja um dos primeiros resultados! Este é o sonho de todo empreendedor que tem e-commerce, não é? Até porque nossa tendência natural é clicar apenas nos primeiros resultados.

A questão é como melhorar seu posicionamento nos buscadores. E a resposta tem três letras: SEO. O Search Engine Optimization é um trabalho que consiste em fazer com que os motores de busca vejam seu site como o mais relevante e melhorem sua classificação no ranking.

O SEO consiste tanto em um trabalho para melhorar a estrutura interna do site, organizando os códigos, quanto para criar conteúdo relevante (olha ele aí de novo) e fazer com que outros sites falem sobre você.

Quando o assunto é conteúdo pensado em SEO, o importante é construir seu site de forma que ele contenha as palavras-chave que o consumidor vai procurar para chegar até você. Por isso, ao criar qualquer conteúdo, é preciso lembrar de incluir no texto os termos que vão mostrar para os buscadores que sua página está relacionada àquelas palavras-chave.

4 – Fique de olho nas métricas

Não adianta caprichar no planejamento das suas ações de marketing, colocá-las em prática e… ficar só nisso. Analisar seus resultados garante que você descubra o que está dando certo e, quando errar, tenha a oportunidade de melhorar.

É mensurando, também, que você pode avaliar quais ações estão sendo mais funcionais e priorizar aquilo que está trazendo mais retorno.

5 – Diversifique seus investimentos

O Neto, protagonista do Impulso Digital, colocava todo seu investimento de marketing em apenas uma estratégia – Google Adwords. Isso fazia com que ele perdesse oportunidades de conquistar novos clientes.

Depois da consultoria dos especialistas do Impulso, ele percebeu que uma boa estratégia de marketing deve ter outros ingredientes. Até porque tem ferramentas que funcionam melhor a longo prazo, como conteúdo, e outras que dão resultados imediatos, como a mídia paga. E por que escolher um se pode muito bem fazer ambos?

Pode parecer muita coisa, mas usar diferentes estratégias de marketing é o que vai garantir que você venda mais e tenha um negócio sustentável.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.