6 ferramentas para escolher palavras-chave para o seu artigo

Escolher palavras-chave para trabalhar nos posts de seu blog é uma missão muito importante e também um grande desafio, tendo em vista a importância estratégica desta seleção para ajudar na comunicação com seus clientes e no desempenho SEO da sua página.

As palavras-chave também são fundamentais para realizar campanhas de links patrocinados, melhorar a relevância do site e estruturar todos os pontos de partida das campanhas de marketing digital.

Para ajudar você a criar uma base de dados e escolher palavras-chave adequadas para seu público e seus objetivos estratégicos, separamos neste post uma relação de ferramentas que podem te ajudar a localizar as melhores oportunidades de palavras.

Como escolher palavras-chave e gerencia-las competitivamenteComo-escolher-palavras-chave

  • Auto complete do Google

Pode parecer bobagem, mas esta é uma das formas mais básicas, porém muito útil para quem pretende localizar um tema ou escolher palavras-chave interessantes para seu público-alvo.

Como o algoritmo de preenchimento automático usado pelo Google é baseado em fatores como a quantidade de buscas feitas pelos usuários, este recurso ajuda especialmente em casos onde se procura por palavras-chave de “long tail” (repercussão mais longa), baseadas em uma palavra ou uma frase.

Experimente digitar o tema do seu blog com apenas uma palavra e aguarde para visualizar as sugestões de complementos indicadas e entenderá quais as formas de abordagem possíveis e interessantes as pessoas mais têm procurado.

  • Planejados de palavras-chave do AdWords

Este também é um dos recursos mais populares. Com a ajuda do “Keyword Planner” é possível buscar ideias com base em um domínio, segmento, sites de concorrentes, combinar palavras, verificar histórico de buscas e muito mais.

Apesar de extremamente útil, não a utilize como única alternativa, pois pode acabar perdendo a oportunidade de trabalhar com expressões de “long tail”, que nem sempre são as mais populares no momento, mas garantem um fluxo de pesquisa e acessos constante.

Esta é uma opção paga, mas sem dúvidas é uma das alternativas mais completas para escolher palavras-chave e gerenciar o desempenho de cada uma delas.

Além de descobrir insights sobre quais palavras usar, é possível monitorar a posição do seu site no google para cada uma das palavras, comparar o resultado com sites concorrentes e planejar campanhas no Google AdWords com maior potencial de conversão, selecionando as palavras certas.

Uma das principais vantagens deste recurso é que ele permite descobrir também frases de “long tail”. Há muitas funções gratuitas extremamente úteis, mas com informações um pouco limitadas.

Se desejar saber mais dados sobre as informações dos relatórios, é preciso assinar a versão paga, que permitirá conhecer volumes de métricas como o conhecimento do volume de pesquisas e tamanho da concorrência.

Após escolher palavras-chave com a ajuda de algumas das ferramentas mencionadas acima, para criar novos conteúdos para seu blog você pode querer sugestões de combinações dos termos. Para isto, o Ninja Search Combination será muito útil.

Com ele é possível criar uma lista de novas palavras-chave, inserindo termos relacionados e assim, obtém-se uma grande combinação que pode ajudar na definição dos próximos temas de suas postagens, otimizando o uso das palavras estrategicamente.

Para manter a certeza de que está realizando a estratégia de gestão de palavras-chave corretas, experimente este plugin disponível para o navegador Firefox. Ele ajuda a analisar as palavras-chave em determinadas páginas e checa quais são as necessidades de otimização.

Quer mais dicas sobre ferramentas de marketing digital ou precisa de uma forcinha para realizar seu plano de marketing online? Marque um cafezinho com a gente que explicamos melhor.

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.