6 razões para investir em Marketing Digital

O Marketing Digital é uma prática estratégica já consolidada nos Estados Unidos, Canadá e em diversos países europeus. No Brasil, ele surge como uma tendência que vem sendo reconhecida por muitas empresas brasileiras, mas nem sempre as práticas adotadas são as formas mais adequadas para alcançar os resultados esperados.

Primeiramente, é importante saber que apenas construir e colocar um site no ar ou ativar perfis em redes sociais não significa que está desenvolvendo uma estratégia de divulgação online. Marketing Digital é algo muito além disto.

Uma ação de Marketing Digital envolve planejamento estratégico, pesquisa de mercado, definição de perfil de público-alvo, desenvolvimento estratégico de imagem e marca, criação de websites responsivos, soluções para web, desenvolvimento de aplicativos, produção de conteúdo, mídias sociais, e muitas outras funções e responsabilidades.

Caso acredite que se envolver em todas estas etapas vá apenas aumentar seu volume de trabalho e não será tão lucrativo assim, confira uma lista com 6 razões para investir em Marketing Digital e reveja seus conceitos imediatamente.

6-razoes-marketing-digital-blog

1. Audiência a apenas um clique
Com a ajuda da internet você consegue se aproximar e conhecer seu cliente melhor e mais rapidamente quando comparado às formas tradicionais de comunicação. É possível filtrar o direcionamento e alcance, de acordo com sua estratégia de marketing e você consegue falar com o cliente certo a qualquer momento.

2. Novo perfil do consumidor
Atualmente é quase impossível uma pessoa conseguir viver uma semana sem internet, pois uma das suas principais funções é servir como fonte de pesquisa, inclusive antes de comprar produtos e serviços.

Já que seu cliente faz grande parte das suas escolhas com a ajuda da grande rede, porque não ajudá-lo a encontrar sua empresa e tornar sua presença na web algo essencial para ele?

3. Menores Custos de Marketing
Marketing Digital realmente eficiente não é gratuito, mas custa muito menos do que ações tradicionais como anúncios de televisão e publicações em jornais e revistas, por exemplo. Além disto, tem alcance muito maior, duração e flexibilidade que proporciona chances até mesmo para pequenas e médias empresas.

4. Tráfego orgânico voltado para resultados
Executando ações estratégicas periodicamente, será possível estimular e impulsionar também os resultados orgânicos, ou seja, desempenhos e repercussões voluntárias, sem necessidade de pagamentos, o que contribui diretamente com o ganho de credibilidade e autoridade da marca.

5. Facilidade para mensurar resultados
Ações de Marketing Digital são facilmente mensuráveis, há diversas ferramentas que permitem ter certeza sobre o retorno de suas ações, o fluxo de sua audiência, as formas como seu cliente interage, a descoberta dos motivos de desistência e especialmente a avaliação do seu ROI (Retorno sobre Investimentos).

6. Difusão viral da sua marca ou produto
Com a facilidade na divulgação e distribuição de conteúdo online, fazendo a definição estratégica adequada de suas campanhas e adicionando boas doses de criatividade e inovação você pode ter a chance de ver seu produto ou marca viralizados, conseguindo um amplo alcance e se tornando reconhecidos em poucos dias ou até mesmo horas, com baixo investimento.

Com tantas utilidades e vantagens como estas 6 razões, é muito mais fácil descobrir o que gera resultados efetivos, identificar ações que não são positivas, além de rever e aprimorar estratégias facilmente, focando sempre em resultados.

Se depois de ler este artigo você passou a entender melhor as funcionalidades do Marketing Digital, mudou de ideia e pretende descobrir as estratégias adequadas para o seu negócio, não perca tempo e invista já!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.