7 razões para empreendedores trabalharem em coworking

Uma novidade que surgiu no Brasil a aproximadamente 4 anos, os escritórios de coworking são uma tendência que cresce 30% ao ano. Esta nova forma de configuração do espaço de trabalho reúne uma complexa rede de ambientes e de empresas, dentro de um mesmo espaço, formando um mercado dinâmico e altamente interativo.

Um levantamento feito pela Coworking Offices apontou que o perfil mais comum de coworkers são jovens profissionais especializados. 40% possuem entre 26 e 35 anos, são profissionais liberais ou empresários que procuram opções de escritório dentro da sua cidade de origem, mas 11% deste público, viaja diariamente entre diferentes cidades.

Um modelo de trabalho que favorece a flexibilidade e o nomadismo, o coworking traz diversas vantagens financeiras, logísticas e organizacionais para pequenos negócios, startups e empresas de diferentes portes. Beneficiados com a divisão de despesas; empresários e funcionários acessam infraestrutura profissional, eliminam boa parte das preocupações administrativas e podem se concentrar no desenvolvimento intelectual do seu negócio, mas além disto, há razões estratégicas que justificam a escolha, confira:

7-razoes-para-empreendedores-trabalharem-em-coworking

1. Desenvolvimento de network
Trabalhar junto com pessoas de setores e segmentos diferentes permite a construção de uma cadeia de contatos extremamente promissores. Somente em um coworking você conseguirá ampliar seus conhecimentos e fortalecer seus vínculos constantemente, sem precisar frequentar dezenas de feiras ou reuniões.

2. Contatos de novos clientes
Como o ambiente é colaborativo, quando houver visitas de clientes, um coworker pode fazer apresentações ou indicações do seu serviço. Esta é uma prática muito comum em diversos escritórios que pode ajudar diretamente no desenvolvimento da sua empresa.

3. Consultorias especializadas
Sempre que tiver uma dúvida mais específica sobre alguma área que não domina, mas que seja atendida por algum dos seus colegas de escritório, você conseguirá contribuições valiosas e até mesmo especializadas, além de poder retribuir a consulta e conseguir demonstrar suas habilidades de competências.

4. Força de inovação no mercado
Como o conceito de trabalho em coworking é algo novo, apresentar-se aos seus clientes com esta informação, transmitirá uma ótima impressão de que seu negócio é moderno dinâmico e poderá trazer soluções inovadoras para ele.

5. Ampliação de conhecimentos
Alguns espaços de coworking proporcionam eventos e celebrações, que podem pôr você e sua empresa em contato com novidades e tendências promissoras e mesmo que o escritório escolhido por você não promova estes eventos, seus coworkers sempre trarão dicas e convites para oportunidades como estas.

6. Maior foco e produtividade (pressão social)
Por incrível que pareça, o trabalho em um escritório de coworking torna as pessoas mais produtivas do que as que atuam apenas em home office. Uma das grandes razões é a “pressão social”. O fato de ter muitas pessoas ao redor, observando suas ações, motiva um trabalho mais frequente e com melhores resultados.

7. Aprendizado constante
Trabalhar em conjunto, compartilhar experiências e ter contato social frequente por si só, já proporciona um desenvolvimento satisfatório. Quando isto ocorre em um ambiente recheado de inovação, modernidade e dinâmico como o coworking, os resultados tendem a ser ainda mais promissores.

Seja qual for o seu perfil atual de trabalho, em home office, em coworking ou em uma empresa com escritório em formato tradicional, o cara do marketing oferece soluções especiais para desenvolver o marketing digital da sua empresa, quer saber como? Vamos marcar um cafezinho que te conto melhor.

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.