9 dicas para criar um e-mail marketing irresistível

O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais poderosas para ajudar na conversão de resultados. Com ele, você consegue criar um relacionamento com o cliente, entender seus gostos, preferências, além de descobrir o momento exato para conversão.

Para ajudar você a fazer o melhor uso possível, separamos uma lista com 9 dicas para criar um e-mail marketing irresistível, fique atento, especialmente nas dicas 6,7 e 8 as mais valiosas.

dicas-para-criar-um-e-mail-marketing1. Personalize seu e-mail marketing
Comunicados impessoais com aparência de spam não só não atrairão a atenção do seu público como também podem penalizar a imagem da sua empresa, fazendo com que seus recursos sejam jogados no lixo e sua conta para gestão de e-mail marketing seja excluída.

Recomendamos adotar pelo menos 2 medidas fundamentais:

  • Investir em um design com a identidade visual da sua marca.
  • Reportar-se ao cliente sempre pelo nome.

2. Direcione para páginas estratégicas
Como o objetivo fundamental do e-mail marketing é a conversão, não deixe de incluir redirecionamentos eficazes, posicionando links e ofertas que guiarão seu cliente para suas páginas estratégicas. Experimente criar uma landing page (saiba mais sobre elas em nosso artigo) e insira links direcionando para ela.

3. Atenção ao layout
Um visual profissional com certeza fará toda a diferença para o leitor. De acordo com o objetivo da sua campanha, não deixe de manter um equilíbrio entre as imagens e o texto e destaque o seu conteúdo facilitando a leitura para diferentes dispositivos.

4. Descreva as imagens no Tag Alt
Muitas vezes podem ocorrer problemas no carregamento das imagens, por isto, inserir descrições no campo ALT é uma forma importantíssima de otimizar o conteúdo de sua campanha de e-mail marketing, pois permite ao cliente identificar sobre o que se trata. Além disto, este é um recurso utilizado por deficientes visuais, então esta preocupação também é uma medida de inclusão muito importante.

5. Cuidado com a frequência de envio
Você pode ter muita coisa para falar aos seus clientes após planejar cuidadosamente suas campanhas, no entanto, não se afobe e encaminhe este conteúdo aos poucos. Tome cuidado para não sobrecarregar as caixas de entrada e se tornar inconveniente.

6. Ofereça conteúdo de qualidade
Uma dica de ouro! A principal razão para o fracasso de muitas campanhas de e-mail marketing é o envio de conteúdos irrelevantes. Um bom conteúdo é o que dará credibilidade às suas campanhas e motivará o cliente a permanecer atraído.

7. Realize muitos testes
Outro importante segredo do sucesso é testar. Teste formatos diferentes, linguagens, horários de envio, títulos e chamadas para ação. Boas plataformas para envio de e-mail marketing disponibilizam testes A/B, uma forma importantíssima de descobrir o que realmente funciona para o seu público.

8. Chame os clientes para ação
Como toda ação com foco na conversão, você não pode se esquecer de incluir um chamado claro para ação, ele pode ser uma compra, um cadastro, uma reserva, uma inscrição, enfim, deixe sempre claras suas intenções e os próximos passos do cliente.

9. Revise bem
De nada adiantará todo o planejamento e cuidado na elaboração se não houver uma revisão decente. Priorize esta etapa para garantir a qualidade final e assegurar que pequenos erros não vão ferir a imagem do seu negócio.  Para ajudar nesta etapa, use o checklist que disponibilizamos abaixo. Você pode imprimi-lo e conferir passo a passo ao preparar cada mensagem. Com isso, seus e-mails serão abertos, lidos e clicados 😀

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Para conhecer mais estratégias e implantá-las com eficiência, fale conosco! Nossa agência pode ajudar você a alavancar seus negócios com marketing digital.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.