Como aumentar o alcance orgânico no Facebook?

Você costuma avaliar o seu alcance orgânico no Facebook? Essa é a rede social mais explorada pelas empresas brasileiras, mas muitos empresários enfrentam dificuldades para que as suas publicações realmente cheguem até os seus seguidores.

Se você costuma impulsionar algumas das suas postagens já deve ter notado como o alcance pago é muito superior ao alcance orgânico, não é? Analisando esses dados, muitas empresas desistem de explorar o alcance orgânico e focam apenas nas mídias pagas.

Entretanto, com conhecimento sobre o funcionamento do Facebook é possível aumentar o alcance orgânico das suas publicações – reduzindo os gastos com as redes sociais e potencializando os resultados obtidos.

Se você busca pelas melhores formas de aumentar o alcance orgânico no Facebook, confira algumas dicas ao longo deste artigo.

Como estão os seus resultados no Facebook?

Como você avaliaria os resultados da sua página no Facebook? Você tem a sensação de que poucas pessoas visualizam as suas postagens que não são impulsionadas? Gostaria de aumentar essa visibilidade?

Você já deve ter ouvido falar sobre uma redução gradual no alcance orgânico no Facebook, não é? Nos últimos anos ocorreram mudanças no algoritmo dessa rede social que tornaram ainda mais difícil fazer com que a sua mensagem chegue facilmente aos seguidores.

A explicação para isso não é difícil de entender: são milhares de postagens brigando por um espaço na timeliine dos usuários diariamente. Não é de se estranhar que apenas aquelas que são realmente relevantes sejam mostradas, não é?

A importância do alcance orgânico no Facebook

Com toda a dificuldade em aumentar o alcance orgânico no Facebook, muitas empresas simplesmente desistem de obter bons resultados e apostam somente no alcance pago. Porém, essa é uma decisão que eleva os custos e pode comprometer os resultados.

Veja algumas das principais consequências negativas de apostar apenas nas mídias pagas:

  • Aumento dos custos. Depender do alcance pago significa um aumento considerável nos custos das ações realizadas pela empresa nas redes sociais – gerando um impacto no orçamento de marketing digital.
  • Dependência do impulsionamento. Todos os resultados da sua empresa no Facebook dependem diretamente do sucesso dos impulsionamentos, o que gera uma dependência nada saudável.
  • Dificuldade em compreender o público. O alcance orgânico no Facebook é muito importante para ajudá-lo a compreender melhor o seu público. Com o direcionamento que é possível dar às publicações impulsionadas, parte dessas informações podem se perder.
  • Queda na qualidade dos conteúdos. Se os seus resultados dependem apenas do pagamento das publicações pagas, a qualidade do conteúdo publicado passa a ter menos importância – causando uma queda na qualidade.
  • Baixos resultados em longo prazo. O impulsionamento é muito efetivo para gerar picos de tráfego na sua página, mas nem sempre esses acesso geram resultados efetivos. Por outro lado, o alcance orgânico gera ações de pessoas que já acompanham a sua empresa e possuem maior tendência a fechar compras.

Dicas para aumentar o alcance orgânico no Facebook

E então, você conseguiu reconhecer a importância de aumentar o alcance orgânico no Facebook? Apesar de muitos empresários acharem que essa é uma causa perdida, existem várias ações que podem contribuir para que as suas publicações realmente alcancem o público.

Confira algumas dicas para aumentar o alcance orgânico no Facebook que separei para você:

Analise os seus próprios resultados

O primeiro passo para potencializar o alcance orgânico no Facebook é analisar os resultados que a sua empresa está alcançando atualmente na rede social. Quais são as postagens que mais geraram resultados positivos?

Uma boa investigação sobre o sucesso dos seus conteúdos entre o público pode render várias informações úteis – como o conteúdo que mais chama a atenção, formatos de conteúdos mais visualizados e horários que mais geram engajamento.

Teste conteúdos de diversos formatos

Um conteúdo de texto pode alcançar resultados muito diferentes de um vídeo, não é? Não existe uma fórmula mágica que serve para todas as empresas, portanto é importante que você teste quais são os formatos de conteúdos que geram mais alcance orgânico no Facebook.

Crie conteúdos de qualidade

Se tem uma regra que não há como fugir quando falamos sobre resultados no mundo digital, essa regra é: os conteúdos publicados devem ser de qualidade. Invista sempre na qualidade das informações que são publicadas na sua página para chamar a atenção do público.

A sua missão é fazer com que o seu conteúdo seja notado em meio a centenas de outras publicações vistas por um usuário em sua timeline. Quanto maior for o engajamento gerado de forma orgânica, maior é a visibilidade que a publicação vai ganhando.

Faça lives

Um poderoso recurso para aumentar o alcance orgânico no Facebook é iniciar uma transmissão ao vivo – chamada de live. Esse formato de conteúdo permite uma interação em tempo real com os seus seguidores e costuma gerar uma grande visibilidade.

Acerte no timing

Publicar nos horários em que o seu público está presente no Facebook é outra forma de aumentar o alcance orgânico dos seus conteúdos. Analise os gráficos gerados pelo próprio Facebook para acompanhar quais momentos do dia são mais promissores.

Regularidade é fundamental

Talvez os resultados efetivos não apareçam depois de uma ou duas publicações. Porém, é fundamental que você mantenha uma regularidade nas postagens – pois isso é muito relevante para maximizar o alcance orgânico.

Explore o Facebook Insights

O Facebook Insights é um recurso que permite o acesso a relatórios e gráficos com dados muitos importantes para avaliar as suas ações na rede social. Com base nas informações obtidas sobre os interesses e hábitos dos seus seguidores é possível executar ações que visam a melhoria dos resultados.

Confira como você pode utilizar o Facebook Insights:

  • Descubra mais sobre os seus seguidores na aba “Pessoas” – que mostra o sexo, a idade e a localização dos seus seguidores;
  • Acesse o relatório “Publicações” para comparar o alcance e o envolvimento de cada uma das suas postagens e visualizar os horários que mais geraram acessos;
  • Analise o alcance das suas publicações no menu “Alcance”, podendo comparar os resultados orgânicos e pagos;
  • Aprenda mais sobre as ações dos concorrentes no menu “Principais publicações de Páginas que você acompanha”, que fica dentro de “Publicações”;
  • Explore o menu “Vídeos” para avaliar a performance obtida especificamente com os seus vídeos.

Gere ainda mais engajamento com o Inbound Marketing

Conforme vimos ao longo deste artigo, a qualidade dos conteúdos publicados é muito importante para aumentar o alcance orgânico no Facebook. Para que você consiga ser ainda mais assertivo na produção dos conteúdos, você pode utilizar os ensinamentos do Inbound Marketing.

Essa estratégia de marketing tem o objetivo de criar bons relacionamentos com o público e preparar os usuários para o momento da compra – contribuindo para gerar mais engajamento. 

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Como consolidar a sua presença no mundo digital?

Explorar o Facebook da forma correta aumenta a visibilidade da sua empresa na internet, contribui para a geração de leads e pode ter um impacto positivo nas vendas. Para isso, aumentar o alcance orgânico é muito importante.

Com as dicas que vimos neste artigo você tem todas as condições de potencializar os seus resultados no Facebook e integrar essas ações com a sua estratégia de marketing digital. Afinal, todas as suas ações no mundo digital caminham juntas para os resultados efetivos.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.