Como escrever anúncios que convertem no Facebook?

Escrever anúncios que convertem no Facebook pode ser um diferencial para impulsionar suas ações na internet. As mídias sociais reúnem um vasto público com o perfil do seu cliente ideal, certo? Conseguir impactar essas pessoas é um primeiro passo para fechar novas vendas.

As ferramentas para criar anúncios no Facebook estão à disposição de todos os empresários. Basta acessar o Facebook da sua empresa, criar uma campanha e pagar o valor desejado no impulsionamento. O diferencial está na forma como você usa esses recursos.

Neste artigo preparei algumas dicas sobre como escrever anúncios que convertem no Facebook. Acompanhe.

Por que os seus anúncios no Facebook não são efetivos?

O Facebook é plataforma social, não uma plataforma de compras. E por causa disso, há um jeito certo e um jeito errado de abordar os anúncios do Facebook se você quiser que suas campanhas sejam convertidas.

A maioria das pessoas presume que a publicidade no Facebook funciona como qualquer outro tipo de publicidade: você tem um produto ou serviço, publica um anúncio sobre ele e faz vendas. Mas esta não é a maneira como os anúncios do Facebook funcionam.

Tire um instante para refletir sobre o público que você alcança com seus anúncios. Eles estão no Facebook procurando produtos para comprar? Não, não mesmo. Eles estão procurando fazer conexões pessoais com outras pessoas – com amigos e familiares.

Se seu possível cliente vir seu anúncio e parecer um anúncio, ele provavelmente o ignorará. O seu objetivo deve ser criar uma comunicação agradável que realmente agregue valor para o público. Trata-se de uma interação social realizada por uma empresa.

7 dicas para escrever anúncios que convertem no Facebook

Mas então, como você pode escrever anúncios que convertem no Facebook? As 7 dicas a seguir vão ajudá-lo a criar comunicações capazes de impactar positivamente no seu público:

1. Use a segmentação do Facebook para restringir seu público-alvo

Quando se trata de vender online, é tentador escrever como se você estivesse no palco de uma conferência. Mas se você quer ser eficaz, você deve escrever como se estivesse escrevendo para uma pessoa – e uma pessoa sozinha.

Essa pessoa, seu alvo, é aquela que você precisa atrair e persuadir. Assim como se você fosse um vendedor em pessoa, você precisa focar toda a sua atenção nessa pessoa e em suas necessidades.

No Facebook você consegue colocar isso em prática através do direcionamento conforme o público-alvo. Por exemplo, você pode segmentar seus anúncios para mulheres com mais de 30 anos que moram no Brasil e que tenham interesse em condicionamento físico e bem-estar. Em seguida, você pode criar anúncios segmentados que falam sobre roupas de ginástica femininas.

2. Escreva anúncios diferentes para pessoas diferentes

Essa é uma dica que anda junto com a ideia de segmentação. Seus clientes recorrem a você por vários motivos, então por que você usa um anúncio genérico? A força do Facebook é sua capacidade de segmentar, por isso, não trate seu anúncio como um outdoor.

Por exemplo, imagine que você é um varejista de roupas. Você vende roupas masculinas e femininas, assim como sapatos, acessórios, roupas esportivas, roupas íntimas e até produtos para banho e corpo. Muitos clientes estarão interessados em algo do que você tem a oferecer, mas muitos estarão mais interessados em uma área. Simplificando, as mulheres estarão interessadas no que você tem para as mulheres, enquanto os homens se interessam por produtos masculinos.

3. Assegure-se de que o texto seja compatível com o visual

No momento de criar anúncios que convertem no Facebook, os recursos visuais fazem toda a diferença. Em meio a inúmeras publicações que passam pela tela de um usuário diariamente, é preciso garantir que você mostre algo capaz de prender sua atenção.

Além de produzir uma arte atrativa e nas dimensões corretas, é preciso buscar um alinhamento entre o texto e as imagens. Caso contrário, você causará uma estranheza no público e diminuirá as chances de um clique no seu anúncio.

4. Mantenha-se focado em uma call to action (CTA)

Os melhores anúncios do Facebook têm um objetivo claro. Você está tentando aumentar o reconhecimento da marca, obter um lead ou vender um produto? Não importa o que, seu anúncio deve ter um apelo à ação claro. Sem isso, os usuários do Facebook verão seu anúncio, mas não terão ideia de onde clicar ou o que fazer.

Apesar de parecer um detalhe, uma chamada para ação eficiente faz toda a diferença para anúncios que convertem no Facebook. Comece definindo a ação que você busca, e então escreva o texto em torno desse objetivo.

5. Foque em anúncios curtos e leves

Você está pagando por um anúncio, por isso pode ser tentador aproveitar o máximo possível. Você tem que explicar seu produto para as pessoas, afinal. No entanto, quando se trata de anúncios no Facebook, você precisa mantê-lo curto e demonstrar todo o valor para o público.

O que alguém perde por deixar de usar seu produto? Como suas soluções podem ajudá-los? Essas são as áreas que você deve focar em seu anúncio. E você deve chegar a esses pontos de forma clara e concisa.

6. Use uma linguagem simples que seja fácil de entender

No momento de escrever anúncios que convertem no Facebook, você deve deixar de lado a linguagem rebuscada. O objetivo é transmitir uma mensagem de forma clara e simples para o seu público. Afinal, ninguém tem disposição para ler vastos textos enquanto navega pela sua timeline.

Por isso, sua prioridade número um deve ser escrever um anúncio no Facebook que seja fácil de entender – para qualquer pessoa, até mesmo um aluno da quinta série. Quando alguém vê seu anúncio, ele deve saber imediatamente:

  • O que você está oferecendo
  • Como isso o beneficia
  • O que fazer a seguir

7. Teste seus anúncios

A única maneira de otimizar os anúncios que convertem no Facebook, é executar testes. O Facebook permite que você gaste uma pequena quantia de dinheiro para realizar testes. Em vez de colocar todo o seu orçamento de anúncios de uma só vez, você pode iniciar com apenas R$50,00 e acompanhar a reação inicial.

Além disso, você também pode investir nos testes A/B. Tente exibir dois anúncios diferentes, cada um com a mesma imagem, mas um texto diferente, para ver qual repercute mais com seu público. Qual versão recebe mais curtidas, comentários e conversões?

Vá além dos anúncios no Facebook

Os anúncios do Facebook podem promover ótimos resultados, mas você não pode depender somente deles para gerar resultados positivos nessa rede social. É preciso criar uma estratégia eficiente que envolva a postagem frequente de conteúdos, participação em grupos, interação com os seguidores, entre várias outras ações.

Se você deseja explorar ao máximo o Facebook, confira o e-book Facebook para Iniciantes: um e-book para sua empresa começar a gerar resultados reais no Facebook + Checklist para você começar hoje.

Você usa todas ferramentas disponíveis para crescer na internet?

Veicular anúncios que convertem no Facebook é uma ótima forma de ampliar a visibilidade da sua marca, gerar leads ou criar oportunidades de vendas. Porém, essa é uma estratégia que se torna mais eficiente quando está integrada com suas demais ações de marketing digital.

Após converter um lead, você possui uma estratégia de e-mail marketing para fazer a sua nutrição? Você já explora campanhas de remarketing? E possui um planejamento para fidelizar seus clientes através da internet?

Essas são apenas algumas das questões que podem guiá-lo para alcançar os melhores resultados na internet. O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para ajudá-lo a enxergar as melhores oportunidades do mundo digital e aproveitá-las ao máximo.

Você quer um auxílio para consolidar a presença digital do seu negócio? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.