Aprenda a usar o LinkedIn para fechar mais negócios

O LinkedIn é uma importante rede social corporativa que permite o gerenciamento de sua rede de contatos com maior eficiência e facilita o fechamento de novos negócios para profissionais e empresas.

Usar o LinkedIn para fechar mais negócios pode ser uma alternativa estratégica muito valiosa, tendo em vista as características do público atuante nesta mídia, que já possui mais de 347 milhões de usuários em todo o mundo.

Brasil é um dos líderes em perfis no LinkedIn

Brasil-e-um-dos-lideres-em-perfis-no-LinkedInNo país desde 2010, a rede social, que antes se destacava pela presença de profissionais de TI e demais áreas ligadas à tecnologia, agora se destaca pela diversidade de profissionais e áreas, incluindo muitos profissionais dos setores de Educação, Recursos Humanos, Saúde e Bem Estar, Marketing, Construção e Finanças.

Em 2012 o número de usuários brasileiros era de 10 milhões, no ano seguinte, alcançou a marca de 15 milhões e no primeiro trimestre de 2015 o total de perfis superou a marca de 20 milhões de cadastros.

Entre este novo público que vem descobrindo as vantagens de gerenciar as relações profissionais com ajuda das redes sociais, as mulheres brasileiras se destacam no LinkedIn Brasil. A participação feminina, que antes era de 31%, agora passou para 45%.

A participação das empresas no LinkedIn

Boas-praticas-para-fechar-negocios-no-LinkedInCom espaço para criação de perfis de empresas, divulgação de vagas, grupos de debates, divulgação de anúncios e muitas outras funcionalidades, as empresas também participam ativamente nesta rede social, usando-a para difundir sua marca / produtos, buscar funcionários e parceiros e para fechar novos negócios.

Independentemente do porte da empresa, sejam elas grandes, ou até mesmo de menor porte, há espaço para todos. Mesmo que você tenha apenas um blog, startup ou pequeno negócio, ainda assim pode usar o LinkedIn como ferramenta para se conectar com seu público.

Boas práticas para fechar negócios no LinkedIn

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Ao invés de criar um perfil pessoal e outro corporativo, se conectar com seus amigos e colegas de trabalho e esperar os resultados sentado, para transformar esta rede social em uma verdadeira ponte para o sucesso, sugerimos que siga as recomendações:

Crie um perfil detalhado da sua empresa – apresentando claramente seus produtos / serviços e fornecendo informações importantes sobre o seu negócio que ajudem na decisão de parceiros.

Crie e/ou interaja em grupos – busque grupos relacionados e relevantes para seu negócio para interagir melhor.

Seja colaborativo – poste mensagens, comentários, análises e demais conteúdos e dicas que ajudem pessoas do seu setor.

Responda perguntas – para ajudar a conquistar credibilidade, responda aos fóruns do LinkedIn.

Faça recomendações – a seus funcionários, parceiros, colaboradores, enfim, recomendar profissionais é uma gentileza que ajuda muito na construção de relacionamentos positivos e favorece o retorno de recomendações.

Publique vagas – assim como as grandes empresas, use o LinkedIn para localizar talentos, postando vagas nesta rede social e buscando perfis profissionais adequados.

Utilize os anúncios – embora os anúncios do LinkedIn sejam mais caros que em outras mídias sociais, a segmentação do público garante uma entrega de alta qualidade e isto, em muitos casos, justifica o investimento.

miniBanner_ebook-guia-blogO que não fazer no LinkedIn

Assim como as boas práticas listadas acima, também temos algumas recomendações sobre o que não fazer para arruinar sua estratégia online no LinkedIn. Para se manter bem sucedido, sempre evite:

  • Aceitar ou convidar contatos sem critério
  • Enviar a mensagem padrão de convite, sem personaliza-la
  • Não se dedicar à criação do seu perfil, incluindo apenas cargos
  • Não incluir foto ou selecionar imagens em momento de lazer, leia mais aqui
  • Ignorar grupos e atualizações da sua rede
  • Publicar atualizações demais, sem relação com seu perfil profissional
  • Seguir perfis de grandes líderes e bajulá-los

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.