O Cara do Marketing

Aprenda como gerenciar seu marketing em 35 minutos por dia

Estimated reading time: 12 minute(s)

O marketing digital é algo extremamente efetivo e você já sabe isso. Como também já está consciente de que demanda dedicação e persistência. Até ai tudo bem, porque essas são condições as quais você já está habituado. Afinal, são anos na luta. E por isso mesmo, você também sabe que dedicação e persistência exige TEMPO.

É onde mora o problema. Todos os dias, você é pressionado pelo tempo. Quase não consegue fazer tudo que tem que fazer como vai dar conta de gerenciar o marketing digital da sua empresa?

Então você desiste de começar. Afinal, se não for fazer bem feito, melhor não fazer, não é?

Pensando assim, dia após dia, você tira a oportunidade da sua empresa prosperar e colher os resultados incríveis. Claro que seria ótimo que você tivesse todo o tempo do mundo para se dedicar ao marketing digital. Melhor ainda é se tivesse sobrando um orçamento para contratar um especialista.

Só que isso não é ainda possível. Então, não vamos mais perder tempo.

Esse post vai te ensinar que não é só porque você não tem tempo e dinheiro que não pode começar as suas ações de marketing digital. Afinal, os resultados realmente significativos não vêm de ações únicas. Aquele ditado “Deus não construiu o mundo em um dia” encaixa perfeitamente se tratando de marketing digital. Acredite: as estratégias mais bem sucedidas são aquelas que são construídas dia após dia.

Vou ensinar aqui como gerenciar seu marketing digital com apenas 35 minutos por dia. E não precisa ser contínuo. Pode ser dividido em porções de tempo menores e assim encaixar nas brechas da sua rotina, como naqueles minutinhos sobrando no almoço. Pode não parecer muito, mas você vai se surpreender com os resultados finais.

Como conseguir resultados em marketing digital fazendo um pouco por dia?

Separe-temas-interessantes-o-cara-do-marketingSepare temas interessantes

TEMPO TOTAL: 15 minutos

Um pouco de pesquisa e estudo por dia vai te fornecer um verdadeiro arsenal de materiais interessantes para compartilhar com seus usuários. Aqui vão algumas dicas para você começar a separar temas relevantes todos os dias:

  • Utilize o hub do RSS para o conteúdo

Para acelerar o processo, você precisa configurar centralizar em um só lugar todas as fontes de conteúdo. Aplicativos como o Feedly faz isso muito bem. Para configurar, basta selecionar os sites específicos da sua indústria. Então, é só dar uma olhada diariamente nos conteúdos.

  • Crie Google Alerts

Selecione um ou duas palavras relativas à sua área de atuação e cadastre no Google Alerts. Sempre que alguma notícia relacionada a esses termos for publicada o mecanismo de busca envia um alerta para o seu e-mail.

  • Use o Pocket

Pocket é um aplicativo que, assim como seu nome indica, funciona como um bolso, onde você pode guardar o que quiser para poder acessar depois.  É uma ótima opção para aqueles momentos em que encontramos algo legal, enquanto navegamos pelo celular, e gostaríamos de ver melhor no computador depois.

produzir-conteudo-o-cara-do-marketingProduzir conteúdo

TEMPO TOTAL: 10 minutos

Nem os redatores profissionais conseguem escrever um post inteiro em dez minutos, então não se assuste. Mas se você conseguir dedicar 10 minutos por dia do seu tempo, vai se impressionar como pequenas coisas se somam. Comece fazendo os posts para redes sociais. Além de curtos é uma ótima forma de começar a arte da escrita. Depois, tire um dia para saber quanto tempo você demora para escrever um conteúdo. Se você demora, em média, uma hora – em seis dias vai conseguir produzir o conteúdo que necessita. Não esqueça de acrescentar as palavras-chave!

Gerenciar-as-redes-sociais-o-cara-do-marketingGerenciar as redes sociais

TEMPO TOTAL: 10 minutos

Para começar a colher resultados com o marketing digital, é necessário estabelecer uma presença forte nas redes sociais. Para isso, é interessante manter seus perfis atualizados, com posts diários. E fazer um rápido gerenciamento.

  • Interaja com seu seguidores

Responda os comentários e as interações que os usuários fizeram com a sua marca. Separe um tempo para relacionar com eles, mas não precisa elaborar muito. Algumas vezes, apenas demonstrar que você se importa já é suficiente.

  • Publique conteúdo

Depois de responder todo mundo, invista em escrever seus posts. Isso deve durar uns 5 minutos. No começo, pode parecer um pouco difícil começar, mas com o tempo, garanto, vai se tornando mais natural. Lembre-se que você já fez uma pré-pesquisa e anotou sobre os temas? Agora, é só explorar. Para economizar tempo, agende as publicações, com uma ferramenta como o Hootsuite.

E pronto! Com apenas alguns minutos por dia você descobriu que é possível começar a movimentar o marketing digital da sua empresa! E então? Mãos à obra?

Depois de colocar essas dicas em prática, o que acha de contar para nós como foi a experiência?