Como executar uma campanha de Inbound Marketing de sucesso?

Até alguns anos atrás, executar uma campanha de marketing era como abrir uma caixinha de surpresas. Por melhor que fosse o preparo, era muito difícil prever os resultados. Porém, tudo isso mudou com o marketing digital e a execução de uma campanha de Inbound Marketing.

Ao contrário das campanhas de marketing tradicionais, as campanhas de Inbound Marketing são projetadas em torno de um objetivo, por meio de uma variedade de canais conectados. Fazendo uso das ferramentas digitais que estão à disposição, é possível ter mais controle sobre os resultados alcançados.

Portanto, esteja você planejando sua estratégia de marketing como um todo ou desenvolvendo uma campanha de marketing específica para atingir um objetivo específico, é possível elaborar um planejamento para gerenciar todas as etapas da campanha de Inbound Marketing.

Neste artigo, veremos como conduzir uma campanha desde a ideação até o lançamento, para que você possa começar a alcançar os resultados desejados.

O que é uma campanha de Inbound Marketing?

Uma campanha de Inboound Marketing é um esforço concentrado que alinha todos os seus canais de marketing em torno de uma única mensagem e meta.

Ela começa com uma oferta de marketing – algo valioso e relevante para o seu público que você promove através dos seus canais de marketing. Em seguida, você nutre os leads dessa oferta e os leva ao longo de seu funil de venda para que eles possam se tornar seus clientes.

Veja as principais características de uma campanha de Inbound Marketing:

  • A campanha começa com o cliente em mente. Ela é construída para atrair, não incomodar. Ou seja, o Inbound Marketing leva em conta todas as etapas do seu funil para gerar leads novos e interessados, transformando-os em leads de qualidade e clientes satisfeitos por meio de conteúdo relevante e atraente.
  • Usa ferramentas integradas para conectar tudo. Uma campanha de Inbound Marketing usa ferramentas interconectadas para criar contexto sobre um lead em todos os canais e em todas as ferramentas. O resultado é uma experiência suave e personalizada para os compradores – além de melhores resultados para profissionais de marketing e vendedores.
  • Funciona em qualquer situação. Qualquer campanha pode ser uma campanha de Inbound Marketing. Se você está começando com um webinar, um lançamento de produto ou uma nova lista de leads, é possível aplicar a estrutura de campanha de Inbound Marketing para organizar e otimizar seu esforço.

Como executar uma campanha de Inbound Marketing?

Mas, então, como você pode executar uma campanha de Inbound Marketing de sucesso? Preparei um passo a passo que vai ajudá-lo nesse processo:

1. Pense na ideia da sua campanha

Vamos começar com a criação da ideia inicial para a sua campanha de Inbound Marketing. Neste momento, é importante liberar sua criatividade para encontrar boas ideias que podem gerar campanhas de sucesso.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é organizar uma sessão de “brainstorm” – reunindo um grupo diversificado de pessoas para pensar em conjunto. Quanto mais ideias diferentes você conseguir levantar, maiores são as chances de encontrar a ideia ideal.

2. Defina as personas da campanha

Sua persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre seus clientes existentes. Ao criar suas personas, considere incluir informações demográficas, padrões de comportamento, motivações e metas do cliente. Quanto mais detalhado você for, melhor.

Uma persona detalhada ajudará você a determinar onde concentrar seu tempo, orientar o desenvolvimento do produto e permitir o alinhamento em toda a organização. Como resultado, você poderá atrair os visitantes, leads e clientes mais valiosos para sua empresa.

3. Defina metas para a campanha

Os objetivos são uma parte essencial do sucesso potencial da sua campanha. Eles fornecem estrutura e propósito – e algo para se trabalhar. No entanto, estabelecer metas efetivas requer um pouco de pensamento e planejamento.

Felizmente, há uma maneira “inteligente” de abordar a definição de metas que busca simplificar um pouco: as metas SMART. Essas metas seguem as seguintes características:

  • Específicas
  • Mensuráveis
  • Alcançáveis
  • Relevantes
  • Oportunas

4. Defina uma oferta

Criar ofertas de qualidade é a chave para gerar leads de qualidade. Então, quando chegar a hora de realmente criar a essência da sua campanha, você quer ter certeza de que realmente pensou no contexto, no formato e no posicionamento.

A boa notícia é que não há escassez de tipos de conteúdo para você escolher ao criar sua oferta de campanha:

  • Ebooks
  • Guias
  • Webinars
  • Slideshows
  • Kits
  • Estudos de casos
  • Resultados de uma pesquisa
  • Ferramentas gratuitas
  • Avaliações gratuitas
  • Demonstrações de produtos
  • Consultas
  • Cupons

5. Construa uma jornada de conversão

No mundo das campanhas de Inbound Marketing, a jornada de conversão refere-se ao processo pelo qual um visitante anônimo do site se torna um lead conhecido.

Uma jornada de conversão é composta por uma oferta de conteúdo, frase chamativa, landing page, página de agradecimento e, às vezes, um e-mail de retorno.

Para se converter em um lead, o visitante vê uma oferta de conteúdo de interesse para ele (esse é seu conteúdo notável), clica no botão de call-to-action para acessar esse conteúdo e é levado a uma landing page. Nessa landing page, o visitante pode fornecer suas informações em um formulário em troca do acesso à própria oferta. Ao enviar esse formulário, o agora lead é direcionado para uma página de agradecimento, onde ele recebe a oferta.

6. Prepare o lançamento

Agora que a mecânica da sua campanha está no ar, é hora de compartilhar isso com o mundo. Mas antes de ir em frente, há mais algumas coisas para verificar.

Antes de começar a direcionar o tráfego para sua campanha, é sempre uma boa ideia realizar o processo sozinho para garantir que tudo esteja funcionando como deveria. Uma campanha tem muitas peças em movimento e é fácil esquecer ou ignorar os pequenos detalhes.

Depois de concluir seu teste, você está pronto para definir a campanha ao vivo e começar a espalhar a palavra. Para isso, você pode explorar diversas opções: mídias sociais, site, blog, e-mail, mídia paga, entre outros canais de comunicação que podem impulsionar o seu lançamento.

7. Monitore os resultados

Você lançou uma campanha de Inbound Marketing. Mas, e agora? Será que isso significa que o processo já chegou ao fim?

Na verdade, só depois do lançamento da campanha é que muito do trabalho realmente interessante entra em cena. Monitorar os resultados obtidos e realizar ajustes é essencial para garantir o sucesso das suas ações na internet.

Existem várias métricas que você pode acompanhar: visitas ao seu website, conversões, leads de diferentes canais e muito mais. A chave para começar aqui é revisitar os objetivos da sua campanha e começar ampliando as métricas vinculadas diretamente a elas.

Como está o Inbound Marketing da sua empresa?

E então, você está preparado para executar uma campanha de Inbound Marketing de sucesso na sua empresa? Essa estratégia é baseada na atração e nutrição de um público qualificado – podendo gerar várias oportunidades reais de venda.

Mas como a sua empresa vem explorando o Inbound Marketing? Além de criar uma campanha certeira, é importante manter um planejamento coerente para continuar atraindo, convertendo, nutrindo e vendendo para o seu público.

O que acha de marcarmos um bate-papo para pensar na sua estratégia? Preencha o briefing de Inbound Marketing!

O mercado cobra integração das ações digitais

Uma campanha de Inbound Marketing pode gerar ótimos resultados para a sua empresa no mundo digital. Além de converter pessoas desconhecidas em leads (e ter a oportunidade de nutri-las para convertê-las em clientes), a sua marca ainda amplia sua visibilidade.

Entretanto, é importante que suas campanhas estejam integradas com outras ações digitais. De nada adianta criar anúncios incríveis quando a sua empresa ainda não possui um site ou peca no uso das mídias sociais, por exemplo. Para o usuário que navega pelas páginas da sua empresa, tudo isso está incluso na mesma experiência.

O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para ajudá-lo a aproveitar todas as oportunidades que existem na internet. Em meio a tantas atividades que demandam a sua opinião, planejar o marketing digital nem sempre recebe a atenção devida. Mas, com o auxílio de um profissional experiente nesse mercado, você pode obter saltos no desempenho.

Você está preparado para alavancar os resultados da sua empresa na internet? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.