Check list: 6 pontos indispensáveis para preparar seu e-commerce para Black Friday

A contagem regressiva começou, faltam poucos dias para a Black Friday, um dos maiores eventos para todo o varejo e uma oportunidade única para o e-commerce ganharem muito dinheiro. Para que esta data seja realmente lucrativa, é preciso preparar seu e-commerce para Black Friday.

O cenário lucrativo da Black Friday

De todos os principais períodos de vendas de 2014, a Black Friday se destaca por ser um dos períodos mais lucrativos. Conforme levantamentos realizados pelo e-bit.

Entre todas as maiores datas de vendas o desempenho dela chega a apresentar mais de 50% de crescimento. Unida ao Cyber Monday, uma prorrogação das vendas, na segunda-feira seguinte, o crescimento nas vendas chegou a superar a marca de 160% no total de vendas, conforme é possível visualizar na tabela abaixo.

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6 passos para preparar seu e-commerce para Black Friday

Apesar dos números serem muito atrativos e também serem acessíveis para pequenos e médios negócios virtuais, é fundamental preparar seu e-commerce para Black Friday para não perder nenhuma oportunidade de vendas. Se você precisa de uma mãozinha, confira as 6 recomendações a seguir:

1. Revise seu planejamento de vendas

Analise seus produtos e planeje suas metas de vendas criando um modelo de “Acompanhamento de Vendas”. Pode começar com uma planilha em Excel, incluindo um esboço simples de todas as suas vendas futuras, como na imagem abaixo:

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Selecione os produtos que promoverá, agende o período da promoção e as metas de vendas que pretende alcançar, para, após o período, ser capaz de mensurar o desempenho.

2. Teste a capacidade de tráfego do seu site

Outro ponto indispensável para preparar seu e-commerce para a black Friday é mensurando a capacidade técnica da sua página para que ela suporte o grande volume de acessos. É possível testar a capacidade do seu servidor com a ajuda de ferramentas como LoadImpact.com ou o Blitz.io.

3. Crie banners e imagens de sucesso

Os banners podem ser ótimos apelos visuais para conquista de clientes. Você pode utiliza-los na página inicial, no cabeçalho e produzi-los com a ajuda de um profissional, como nossa agência ;D

4. Crie expectativas antes da promoção

Apesar do foco de vendas ser na sexta-feira e na segunda, a promoção precisa ocorrer com antecedência, por isto, lance teasers em suas redes sociais e por e-mail, com os produtos que estarão em promoção, para estimular uma curiosidade e atrair audiência.

5. Crie campanhas de e-mails para carrinho abandonados.

É importante aproveitar todos os contatos possíveis, por isto, não perca nenhum carrinho de vista. Para isto, crie campanhas de “carrinho mail”, enviando mensagens para quem abandonou um carrinho em sua loja.

Verifique se a plataforma de e-commerce da sua loja conta com este recurso de monitoramento de carrinhos e programe campanhas automáticas com e-mails convincentes para recuperar clientes fujões.

6. Programe uma campanha de retarget

Além de buscar novos compradores, comece a trabalhar com os clientes antigos e com pessoas que já visitaram seu e-commerce. Saiba que se ainda não possui configurado um pixel de redirecionamento, isto é uma prioridade, pois você possui 50% a mais de chance de fechar negócios com quem já comprou em sua loja.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.