Como criar uma carta de vendas?

Compreender como criar uma carta de vendas é uma das grandes preocupações das empresas que desenvolvem um produto ou serviço de qualidade mas não sabem como vendê-lo ao cliente. Para quem busca potencializar resultados, a carta de vendas pode ser um grande diferencial.

Você já teve a sensação de que não consegue transmitir todos os atributos do serviço que você presta? Em diversos casos, a hesitação de um cliente acontece simplesmente por falta de confiança na proposta que é entregue no momento da venda.

Por outro lado, as empresas de sucesso no mundo digital são aquelas que dominam a arte de criar uma carta de vendas certeira. Talvez você nunca tenha reparado, mas várias das suas decisões de compras dos últimos meses foram influenciadas por cartas de vendas de qualidade.

Neste artigo vou ensiná-lo como criar uma carta de vendas matadora para potencializar os resultados do seu negócio. Acompanhe.

Você já perdeu bons negócios por uma carta de vendas ineficiente?

Pare um instante para refletir sobre a trajetória de um usuário que conhece a sua agência de marketing digital através de uma pesquisa no Google. Após fazer a leitura de alguns artigos, ele passa a seguir a empresa nas redes sociais e faz sua inscrição na newsletter.

Depois de várias semanas de nutrição, esse lead resolve solicitar um orçamento para a criação de uma estratégia de marketing digital. Por mais difícil que tenha sido conduzir esse usuário até este momento, seria um grande erro pensar que a venda já está fechada.

É justamente neste momento que uma carta de vendas faz toda a diferença. Se a sua proposta não for convincente, esse lead que está preparado para contratar um serviço de marketing digital pode buscar outras alternativas no mercado – mesmo que seja a sua empresa que tenha despertado a necessidade daquele usuário.

Importância de uma carta de vendas

Se você pode perder oportunidades reais de venda por pecar no momento de criar uma carta de vendas, o contrário também acontece: uma carta de vendas eficiente pode ser responsável pelo fechamento de ótimos negócios.

Uma carta de vendas é um poderoso meio de comunicação que tem o objetivo de despertar o interesse do leitor e valorizar a sua proposta. Quando bem elaboradas, as cartas de vendas possuem elementos de persuasão que levam o usuário à realização de uma ação.

Por conta disso, podemos destacar alguns aspectos que comprovam a importância de uma carta de vendas:

  • Imagem positiva sobre a marca. Uma carta de vendas bem elaborada já começa a impactar positivamente pela reação inicial proporcionada ao leitor. A primeira impressão causada contribui para criar uma imagem positiva sobre a sua marca.
  • Informações importantes sobre a sua solução. No momento de criar uma carta de vendas você deve incluir as principais informações sobre a sua solução – criando mais valor sobre o serviço prestado.
  • Exploração das necessidades do cliente. A carta de vendas também ressalta as dores do cliente, fazendo com que ele perceba ainda mais valor na solução que você tem a oferecer.
  • Prevenção contra as objeções. Conhecendo as principais objeções do seu cliente, você pode criar uma carta de vendas que acabe com essas objeções e garanta oportunidades de venda.
  • Elementos persuasivos. Uma carta de vendas possui vários elementos de persuasão que buscam conduzir o usuário a realizar uma ação – que pode ser uma decisão de compra.

Pontos-chaves de uma carta de vendas

Para que todos esses objetivos sejam alcançados, existem alguns pontos-chaves que podem ser incluídos em uma carta de vendas. Veja os principais deles:

  1. Chamar a atenção para os benefícios da sua solução;
  2. Ressaltar os problemas do usuário;
  3. Apresentar uma solução para esses problemas;
  4. Demonstrar a autoridade da sua empresa;
  5. Explorar todos os benefícios da sua solução;
  6. Utilizar provas sociais para atestar a qualidade da sua solução;
  7. Explorar o gatilho da escassez;
  8. Criar uma oferta atrativa;
  9. Criar garantias para aumentar a segurança;
  10. Inserir elementos que destacam as informações mais importantes;
  11. Incluir chamadas para a ação.

É importante ressaltar que nem todos os elementos precisam estar presentes para criar uma carta de vendas eficiente. Cada empresa possui suas próprias características e pode explorar esses pontos-chaves de diferentes maneiras para alcançar os seus objetivos.

Como criar uma carta de vendas?

Mas então, como criar uma carta de vendas realmente eficiente para alavancar os seus resultados de vendas? Para aplicar isso no seu negócio, confira o passo a passo que preparei para você:

1. Reúna o máximo de informações sobre o seu cliente

Conhecer a fundo as principais características do seu cliente é essencial para criar uma carta de vendas certeira. O que os clientes buscam na sua empresa? Como você pode ajudá-los a resolver seus problemas? Quais são as suas principais objeções?

As respostas para essas perguntas servem como um norte para planejar uma carta de vendas. A conexão com o público e entrega de informações realmente relevantes fazem toda a diferença para levar os usuários a uma ação concreta.

2. Defina o objetivo da carta de vendas

Apesar de o objetivo mais comum de uma carta de vendas ser converter usuários em clientes, é possível explorar essa ferramenta para estimular diversas outras ações de um usuário – como a inscrição em um programa ou responder um questionário.

Qualquer que seja o seu objetivo, é importante que ele esteja claro desde o princípio para que toda a carta de vendas seja trabalhada para conduzir o usuário até o momento dessa ação.

3. Crie a estrutura da carta de vendas

Agora que já reunimos as informações sobre o seu cliente e sabemos o objetivo da carta de vendas, podemos criar a sua estrutura. Para isso, podemos nos basear nos pontos-chaves que analisamos no capítulo anterior e elaborar uma estrutura que passa pelas seguintes etapas:

  1. Headline – que o título que consegue prender a atenção do usuário nos primeiros segundos;
  2. Apresentação inicial – que pode ser resumida em uma simples frase;
  3. Evidenciação dos problemas vividos pelo cliente;
  4. Causas para esse problema;
  5. Soluções que a sua empresa possui;
  6. Benefícios da sua solução;
  7. Prova social;
  8. Chamada para a ação.

Empresas de diversos segmentos e com propostas diferentes conseguem criar uma carta de vendas muito efetiva com base nessa mesma estrutura. Basta conseguir explorar cada um desses aspectos corretamente.

4. Acerte no copywriting

Mesmo explorando a estrutura que acabamos de abordar, ainda existem muitas empresas que não conseguem obter sucesso ao criar uma carta de vendas. O problema pode estar justamente no copywriting.

O copywriting pode ser definido como a ação de redigir textos com o objetivo de realizar uma venda. Ou seja, trata-se do momento de escrever a sua carta de vendas do início ao fim – explorando todas as informações que vimos ao longo deste artigo.

Para isso, existem vários elementos que precisam estar presentes: português correto, clareza, objetividade, persuasão, palavras chamativas, gatilhos mentais, chamadas para a ação, entre outros. O segredo para acertar neste momento é colocar-se no lugar do usuário que receberá a sua carta de vendas.

Integre a sua carta com a estratégia de Inbound Marketing

Uma carta de vendas pode, sem dúvida alguma, fazer toda a diferença para os resultados de vendas de uma organização. Porém, isso não significa que apenas criar uma carta de vendas eficiente seja sinônimo de sucesso.

Antes de usar a sua carta de vendas é preciso atrair pessoas interessadas no seu negócio e nutri-los ao longo de todo o funil de vendas – iniciando um bom relacionamento muito antes de uma abordagem de venda. 

Para que todos esses processos anteriores à carta de vendas funcione, uma boa estratégia de Inbound Marketing é essencial. E, mais do que isso, a carta de vendas deve ser coerente com o restante da estratégia para manter todo o relacionamento construído previamente.

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Alcance os melhores resultados com a Mentoria do Cara do Marketing!

Criar uma carta de vendas é uma entre tantas outras rotinas e ferramentas que podem ser exploradas para obter os melhores resultados no mundo digital, não é? Uma empresa que realmente alcança o sucesso consegue explorar adequadamente todas as oportunidades que surgem.

Entretanto, nem sempre é uma tarefa simples coordenar tantas atividades acontecendo de forma simultânea. Quais aspectos podem ser melhorados entre as ações de e-mail marketing, mídias pagas, produção de conteúdos, construção do funil de vendas, definição de personas e criação de carta de vendas?

É justamente para ajudar os empreendedores a conseguirem se organizar entre todas essas demandas que foi criado o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Com o auxílio de um profissional experiente no mundo digital se torna mais fácil alcançar os melhores resultados para a sua empresa.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.