Como gerar vendas no Facebook: 5 dicas práticas

Você deseja aprender a gerar vendas no Facebook? Muitos empreendedores já reconhecem a importância de levar o seu negócio para as redes sociais, mas enfrentam dificuldades em obter resultados efetivos no relacionamento com o público.

O Facebook é a rede social mais popular no Brasil e é o ambiente perfeito para ganhar visibilidade, construir audiência e gerar oportunidades de venda. Basta que você tenha uma boa estratégia e saiba executá-la.

Neste artigo veremos 5 dicas práticas sobre como gerar vendas no Facebook. Confira.

O potencial do Facebook

O que você pensa quando falamos sobre a presença empresarial no Facebook? É muito fácil reconhecer a importância de possuir um perfil na rede social, mas você sabe explorar todo o seu potencial?

O Facebook é uma ferramenta tão rica que possui diversos níveis de utilização. O simples fato de possui um perfil já pode garantir que pessoas interessadas encontrem mais informações sobre o seu negócio ou entrem em contato, não é?

Já com a publicação de conteúdos relevantes, você tem a oportunidade de gerar engajamento e criar bons relacionamentos com o público – o que amplia a audiência, cria autoridade e contribui para a geração de leads.

Entretanto, é possível ir além da geração de leads e ser efetivo em gerar vendas no Facebook. Com informações precisas sobre o seu público-alvo e domínio sobre as ferramentas de impulsionamento é possível obter resultados incríveis.

Dicas para gerar vendas no Facebook

O grande segredo para gerar vendas no Facebook é utilizar como base as estratégias do Inbound Marketing: atrair o público e criar bons relacionamentos – nutrindo os leads para que eles fiquem prontos para realizar uma compra.

Mas você não pode esperar por isso de forma passiva. É possível agilizar esse processo e levar os seus seguidores do Facebook para o seu website. Ao integrar todas as suas ações digitais, os resultados aparecem rapidamente.

Confira 5 dicas práticas para gerar vendas no Facebook.

1. Acerte na definição das personas

A definição correta das personas é uma etapa essencial para gerar vendas no Facebook. Uma persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, com todas as suas principais características – tanto pessoais quanto profissionais.

Diferente do público-alvo, que representa uma definição mais ampla, a persona deve ser o mais detalhada possível. Confira as principais informações que você deve buscar:

  • Gênero
  • Idade
  • Profissão
  • Ambições profissionais
  • Ambições pessoais
  • Hábitos e hobbies
  • Formas de lazer
  • Características da personalidade (introvertido ou extrovertido, capacidade de liderança, proatividade, etc)

Além de todas essas informações, também é importante avaliar outras características que tenham relação com o produto ou serviço que você deseja vender. Para uma academia de ginástica seria interessante descobrir os hábitos alimentares da persona, por exemplo.

Note que as informações da persona vão muito além de informações básicas sobre hábitos de consumo. Quanto mais você conhecer o seu público, melhor será o direcionamento da sua comunicação.

Imagine uma loja que vende roupas para jovens e adolescentes. Ao identificar que eles possuem interesse por filmes, séries e memes da internet, é possível fazer publicações que utilizem essas referências para gerar engajamento – e até mesmo levá-los para visitar a loja virtual.

2. Pense em todos os detalhes de uma publicação

Com base em todas as informações da sua persona, é hora de começar a fazer publicações no Facebook. Mas como você pode gerar resultados positivos nesse momento?

É preciso pensar em todos os detalhes de uma publicação no momento de postá-la: texto, imagens, links, vídeos, gifs, entre outras variáveis. Tudo isso influencia na reação do público.

Veja como você pode otimizar a escolha de todos esses elementos:

  • Texto. É o texto publicado que transmitirá a informação desejada ao leitor. Você pode transmitir informações completas com textos longos, introduzir o assunto de um link ou optar por postagens curtas para gerar engajamento. O importante é acertar na linguagem utilizada e conseguir dialogar diretamente com o seu cliente.
  • Formato do conteúdo. É possível fazer publicações apenas com texto, adicionar imagens, vídeos, gifs, fazer enquetes, entre diversas outras alternativas. Uma ótima ideia é variar nos formatos para entender quais deles provocam mais engajamento do público.
  • Escolha da imagem. Se você optar por utilizar imagens, dê uma atenção especial à escolha e produção desse conteúdo visual. Quando um usuário navega pela sua timeline, são as imagens que chamam a sua atenção para um conteúdo.
  • Chamada para ação. Você deseja que o usuário realize alguma ação? Não esqueça de convidá-lo para curtir, compartilhar, comentar, marcar amigos, visitar o seu website ou conferir as ofertas.
  • Link de redirecionamento. Outro detalhe fundamental em uma publicação no Facebook é o link de redirecionamento incluso junto com o texto. Para que página você quer levar o seu leitor? Pode ser um grupo no Facebook, um artigo no blog empresarial, uma landing page ou para a página inicial do seu website.

3. Saiba como utilizar o impulsionamento dos conteúdos

Se você deseja gerar vendas no Facebook, então precisa aprender a impulsionar de forma correta os seus conteúdos. O Facebook Ads possui como principal característica a possibilidade de segmentar a comunicação e alcançar a sua persona de forma certeira.

Para isso, você utilizará todas as informações que obteve quando montou a sua persona. Utilize cada característica sobre o seu cliente ao seu favor para aumentar a visibilidade da sua empresa.

Quando você impulsiona uma publicação, é possível fazer uma série de definições sobre o público que será alcançado:

  • Gênero
  • Idade
  • Localização
  • Direcionamento detalhado – que permite incluir pessoas de acordo com dados demográficos, interesses ou comportamentos
  • Orçamento e duração da campanha

Isso significa que uma empresa que presta o serviço de consultoria para pequenas empresas poderia direcionar as suas publicações para homens com idade entre 25 e 45 anos localizados na região sudeste e com interesse em outras páginas sobre empreendedorismo.

4. Redirecione o público para as páginas corretas

Para gerar vendas no Facebook é preciso acertar no redirecionamento do público para as páginas certas. Se você publica sobre ofertas dos seus produtos, é melhor levá-los uma página em que eles podem conferir os preços e comprar os produtos – e não até a página inicial do seu website, certo?

Outro ótimo exemplo: uma empresa que disponibiliza um e-book gratuito sobre um assunto do interesse do seu público pode levar os usuários e uma landing page para coletar os seus dados em vez de permitir o download por um link direto.

O redirecionamento correto faz toda a diferença para manter o visitante interessado e aproximá-lo do momento da compra. Afinal, toda a experiência do usuário é importante no momento de gerar vendas no Facebook.

Lembre-se que todas as suas ações no ambiente digital devem estar interligadas para otimizar os resultados. Um lead gerado através do Facebook pode receber um e-mail marketing no dia seguinte e resolver fechar uma compra.

5. Faça testes

Para finalizar, vou apresentá-lo um grande macete quando o assunto é gerar vendas no Facebook: fazer testes com as publicações. Essa estratégia permite que você invista melhor o seu dinheiro e encontre os melhores resultados.

Imagine que você possui um orçamento de R$200,00 para investir no Facebook. Em vez de produzir uma ou duas longas campanhas, você pode investir esse dinheiro em 10 campanhas simultâneas com pequenas diferenças entre elas.

Isso permite que você acompanhe o desempenho de cada uma delas com o seu público. Depois de dois dias acompanhando as métricas, você pode encerrar as campanhas com baixo retorno e colocar o restante do orçamento naquelas que estão fazendo sucesso.

Além de otimizar os resultados obtidos, você ainda pode aprender mais sobre o seu público com base nesse comportamento. Teste diferentes textos, imagens e formatos de conteúdo para encontrar aquilo que mais agrada ao seu cliente.

O que você achou das dicas para gerar vendas no Facebook? Se você deseja ampliar a sua presença no mundo digital com as melhores estratégias, conte com o auxílio de quem possui experiência no assunto!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.