Como se tornar mais produtivo em 7 etapas

O tempo atualmente é nosso bem mais precioso, não é mesmo?! Não há dinheiro que pague um minuto, hora ou dia desperdiçado. Por isto, para não perder este recurso fundamental, é preciso aprender a ser mais produtivo.

Conquistar esta façanha pode parecer um milagre, mas na realidade não é tão difícil quanto parece. Ao invés de permanecer trabalhando cegamente, sem parar, focando nos resultados, equilibrar a distribuição das tarefas durante o dia, o tornará ainda mais produtivo e eficiente.

Como disse Steven Covey em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, não seja como um lenhador que trabalha altamente concentrado sem pausas para afiar sua serra. Ao invés de ficar cortando árvores sem parar, dedique-se a ter um tempo livre para melhorar suas técnicas de produção e seja mais eficiente.

Ao ser mais eficiente você trabalha menos, é mais produtivo, apresenta resultados melhores, com maior qualidade e certamente conquista retornos superiores ao esperado inicialmente.

Afinal, como consigo ser mais produtivo?

afinal-como-consigo-ser-mais-produtivo
1ª etapa: Materialize seu planejamento
Escreva como pretende que seja o seu dia
, para isto, a tradicional agenda de papel é uma ótima aliada, mas anotar na agenda do celular, do e-mail ou em um aplicativo também serve.

2ª etapa: Determine prioridades
Consciente de quais são suas tarefas, liste ou destaque as prioridades e determine um rápido plano de ação sobre como irá cumpri-las.

3ª etapa: Faça planejamentos mais longos
Ao invés de prever apenas o dia seguinte, tente avançar para um planejamento de mais dias, semanas e vá evoluindo, aumentando o prazo.

4ª etapa: Determine horários
Determine um prazo para o fim de suas atividades
, pois a responsabilidade de ter um horário a cumprir exercerá uma pressão natural sobre você e fará com que trabalhe ainda mais focado.

5ª etapa: Seja prudente no volume de tarefas
Ao definir sua rotina, prazos e horários, seja coerente na distribuição de responsabilidades. Tome cuidado para não determinar metas que não podem ser cumpridas e frustrarão seus planos.

6ª etapa: Recompense a si mesmo
Sempre que conseguir cumprir seu planejamento, certamente ficará muito feliz, por isto, aproveite a oportunidade para presentear a si mesmo, usando seu tempo livre para realizar atividades mais relaxantes e agradáveis.

7ª etapa: Seja flexível
Mesmo organizando sua agenda, não se deixe escravizar pelas responsabilidades. Imprevistos podem acontecer e com eles será preciso inovar nas soluções, não fique inquieto demais. Aprenda a relaxar e equilibrar as responsabilidades com o lazer.

Dica Bônus para ser mais produtivo

Além destes 7 passos, há uma etapa bônus que também ajudará muito seu dia a dia: A Delegação de responsabilidades. Por mais difícil que pareça, tente delegar mais, confiando no trabalho de outras pessoas da sua equipe ou contratando serviços terceirizados.

Terceirizar pode ser uma excelente forma de se tornar mais produtivo, focando em suas habilidades e delegando tarefas para especialistas. Se precisar de ajuda para planejar ações de Marketing Digital, de cuidados com seu design e definição da sua marca, nós podemos ajudar. Fale com a gente! Nossa agência tornará seu tempo ainda mais bem utilizado.

 

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.