Como utilizar os materiais ricos para gerar leads?

Os materiais ricos são parte fundamental de uma estratégia de marketing digital de sucesso. Você já parou para refletir sobre a importância de disponibilizar e-books, infográficos ou organizar webinars para o seu público?

É através do consumo desses materiais ricos que um visitante demonstra interesse real no seu produto ou serviço. Se esse usuário está interessado na sua planilha gratuita de fluxo de caixa, talvez ela esteja passando por dificuldades na gestão financeira e necessite de uma consultoria em finanças, não é?

Além disso, a criação de conteúdos com alto valor educativo permite o aprofundamento em assuntos pertinentes para a sua audiência e contribui para a geração de autoridade para a sua marca.

Veremos neste artigo como utilizar os materiais ricos para gerar leads. Confira.

O que são os materiais ricos?

Os materiais ricos são formatos de conteúdos mais densos, extensos e aprofundados. Diferente de uma postagem no blog da empresa que pode ser acessado rapidamente por qualquer usuário, um material rico atrai somente aqueles usuários que estão em busca de mais informações.

A principal utilização dos materiais ricos é para a geração de leads. Para realizar o download de um e-book, o usuário é levado para uma landing page onde deve inserir as suas informações pessoais – fornecendo dados muito importantes para o seu negócio.

Entretanto, os materiais ricos também são muito eficientes na nutrição dos leads. Afinal, quanto maior for o valor gerado para os seus seguidores, melhor é a percepção criada em relação à sua marca.

Quais são os principais formatos de materiais ricos?

São diversos os formados de materiais ricos que podem ser explorados por uma empresa. A sua escolha é influenciada pelas características do seu público e pelos objetivos buscados pela sua empresa.

Confira quais são os principais formatos que você pode utilizar:

  • E-book: o e-book é um material mais extenso que um blogpost e explora conteúdos de teor introdutório ou que solucionam um problema específico do público. É um dos formatos mais explorados pela facilidade na sua criação e popularidade entre os leitores.
  • Podcast: os podcasts são programas de áudio cada vez mais populares na internet. O seu propósito é abordar temas que sejam do interesse da sua audiência – com uma duração de aproximadamente 20 minutos.
  • Infográfico: o infográfico é um conteúdo que consegue transmitir muitas informações através de um design atrativo. É uma ótima forma de transmitir informações com dados numéricos ou com um passo a passo.
  • Webinar: o webinar é uma espécie de conferência online que cria uma grande sensação de proximidade entre a empresa e os potenciais clientes.
  • Planilha e outras ferramentas: de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa, é possível disponibilizar planilhas e outras ferramentas úteis para o público.

Como utilizar os materiais ricos para gerar leads

Agora você já conhece as principais informações sobre os materiais ricos, certo? Entretanto, existem algumas estratégias para gerar mais leads com os seus materiais. Veremos neste capítulo como você pode conquistar isso no seu negócio.

Comece com um bom planejamento

O planejamento anterior à criação e divulgação de um material rico é uma etapa muito importante. É nesse momento que são feitas todas as definições para que esse material seja útil e entregue valor para o público.

Para isso, você deve fazer algumas definições básicas:

  • Formato do conteúdo, levando em consideração os principais formatos que vimos no capítulo anterior.
  • Assunto que seja do interesse do público.
  • Cronograma de execução, incluindo a produção e divulgação do material.

Entregue valor com o material rico

Nunca esqueça que o propósito dos materiais ricos é entregar valor ao público. Existem muitas empresas focadas na geração de leads que criam materiais que rasos que não agregam nada na vida dos seus leitores – o que pode acabar com a credibilidade de uma empresa.

Portanto, busque produzir materiais que realmente sejam atrativos para a sua audiência. Mais do que gerar leads, você tem a oportunidade de criar uma boa percepção em relação à sua marca e satisfazer as necessidades desse público.

Faça uma boa divulgação

As estratégias para levar os materiais ricos até o seu leitor são fundamentais para o sucesso na geração de leads. Se você não facilitar o acesso a esses conteúdos, dificilmente o público encontrará sozinho.

Confira as principais formas de fazer uma boa divulgação do seu material:

  • Postagens nas suas mídias sociais
  • Envio de e-mail marketing
  • Call to Action no final dos artigos publicados no blog da empresa
  • Banners espalhados pelo blog e pelo website
  • Otimização do SEO da landing page para aumentar as chances de ser encontrado em uma pesquisa no Google

Crie uma landing page assertiva

Quando falamos sobre a geração de leads, a landing page é uma ferramenta essencial. Trata-se da página para onde o usuário é levado antes de fazer o download do material e deve informar os seus dados pessoais para prosseguir.

Uma boa landing page possui os seguintes elementos:

  • Título e subtítulo que transmitam o valor da sua oferta
  • Imagem atrativa para o leitor
  • Descrição do material disponibilizado
  • Formulário para captação dos dados do lead
  • Ausência do menu de navegação para não distrair o visitante com outras informações

Acompanhe os resultados

Por fim, não deixe de acompanhar os resultados obtidos com os seus materiais ricos. Quantos acessos o material obteve? Quantos leads foram gerados? Quais assuntos geram mais interesse do público?

Todas essas informações serão muito importantes no momento de gerar os seus próximos materiais ricos para gerar leads. Trata-se de um processo de aperfeiçoamento constante.

Você já costuma explorar os materiais ricos para gerar leads na sua empresa? Gostaria de obter os melhores resultados com as suas ações de marketing digital? Então conte com o auxílio de quem possui experiência no assunto!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.