Consultoria digital: o que esperar dos novos processos pós coronavírus

A pandemia do coronavírus mudou nosso mundo com uma velocidade devastadora. Novas formas de trabalho tiveram que ser incorporadas subitamente nas organizações – causando uma grande transformação nos seus processos. E isso tudo afeta diretamente o serviço de consultoria digital.

Na maioria das vezes, o futuro chega suavemente. Apesar da alta velocidade da mudança tecnológica, absorvemos seus efeitos em nossas vidas diárias muito mais lentamente – especialmente no trabalho. Diante da opção de trocar formas familiares de trabalho por alternativas emergentes e mais simplificadas, a resposta é geralmente: “Se não está quebrado, não conserte”. A mudança é adiada – até que um dia algo acontece e de repente tudo o que era familiar é quebrado. De uma só vez, todas as mudanças precisam ser implementadas.

Foi exatamente isso que aconteceu por conta do coronavírus. Alguns dos primeiros adotantes aprimoraram a tecnologia e desenvolveram as habilidades para fazer melhor uso dela. Muitos de nós já viram o que estão fazendo e pensam que talvez um dia faça sentido mudar. Então, de repente, tudo muda e a hora de fazer a troca é agora.

De certa forma, o choque do COVID-19 inaugura a próxima onda dessas mesmas tendências, pois o trabalho distribuído leva a computação móvel e em nuvem a um nível totalmente novo. Mas há muito mais que vai mudar – ou já está mudando. E profissionais que trabalham com consultoria digital precisam estar atentos para acompanhar as tendências.

Neste artigo vamos entender melhor o que você deve esperar dos novos processos de consultoria digital após o coronavírus. Acompanhe.

Um mundo cada vez mais digital!

A tecnologia vem evoluindo em um ritmo assustador nos últimos anos. As funções que podem ser realizadas digitalmente e, até mesmo, automatizadas são muito variadas. Isso abre uma grande margem para que as empresas possam ajustar seus modelos de negócios e maximizar a eficiência.

Porém, apesar de estarem disponíveis há um bom tempo, muitas das ferramentas digitais não eram exploradas pelas empresas. Um ótimo exemplo disso é a possibilidade de migrar o trabalho presencial para o trabalho remoto – usando soluções digitais para trabalhar em colaboração à distância.

O trabalho remoto sempre pareceu a segunda melhor opção em organizações nas quais a maior parte do trabalho está centrada no escritório, enquanto o trabalho em casa é frequentemente visto como ‘folga’. Porém, a pandemia do coronavírus trouxe um choque de realidade para muitos empresários – que precisaram migrar as operações para o mundo digital e começaram a aproveitar todos seus benefícios.

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, que precisou adotar o isolamento por conta do coronavírus, declarou que pode trabalhar tranquilamente em casa graças à magia da tecnologia moderna. E, se até mesmo um país pode ser gerenciado remotamente, o que dizer das empresas?

Adaptação: uma necessidade para a consultoria digital

A consultoria digital surgiu em decorrência da evolução da tecnologia. As ferramentas disponíveis permitem a realização de atendimentos complexos e personalizados à distância.

Porém, o sucesso para os consultores passa diretamente pela capacidade de adaptação ao mundo pós coronavírus. Não existe mais uma “volta da normalidade” que existia antes. A transformação digital veio para ficar e é fundamental acompanhar essa mudança do mindset dos empresários.

Imagine uma empresa que pagava altos custos de aluguel e manutenção de uma sala comercial e conseguiu migrar todas suas atividades para o trabalho remoto. Por que as atividades presenciais deveriam ser mantidas se é possível operar com custos menores?

O mesmo vale para negócios que descobriram que podem atender digitalmente – como um restaurante que precisou migrar seus serviços para a entrega por aplicativo ou um profissional liberal que consegue manter um ótimo relacionamento com seus clientes com reuniões por videoconferência.

Ou seja, é possível reinventar com operações online com resultados positivos. E, quando todos estão se reinventando, isso se torna uma questão de sobrevivência. Aqueles que não conseguirem se adaptar podem ficar para trás.

O que esperar dos novos processos pós coronavírus?

Como consequência de todas essas mudanças no mundo corporativo, os processos internos das organizações devem mudar drasticamente. E a consultoria digital precisa acompanhar as novas tendências para prestar um serviço de qualidade.

Essas tendências podem incluir novos modelos de negócio, gerenciamento de equipes remotas, outsourcing de serviços internos, ações de marketing digital mais complexas, entre muitas outras. Trata-se de um novo mundo à vista!

Neste ponto, a consultoria digital precisa adequar seus processos sob dois pontos de vista:

  1. Com base na nova realidade do mercado. Os hábitos dos seus clientes devem mudar. E, da mesma forma, também devem mudar os hábitos dos consumidores dos seus clientes. Ou seja, estamos falando de uma nova dinâmica de mercado que a consultoria digital deve dominar.
  2. Com base na sua própria nova realidade. Assim como muitas empresas estão passando por um processo de transformação, você também deve incorporar as mudanças necessárias no seu negócio. O movimento em direção ao mundo digital também pode ser adotado internamente.

Estamos juntos neste processo de evolução!

Já estava difícil acompanhar as novas tendências antes do coronavírus. Porém, com esse salto repentino para o mundo digital, pode se tornar ainda mais difícil esse exercício, não é?

Entretanto, trata-se de uma nova realidade que não tem mais volta. A consultoria digital deve acompanhar as mudanças do mercado e dos consumidores para garantir a satisfação de seus clientes – mantendo-se forte no mercado.

Se você ainda está perdido em meio a todo esse processo de evolução, pode contar com o auxílio do Cara do Marketing! No meu Programa de Mentoria nós teremos vários encontros para discutir sobre as melhores forma de adaptação a essa nova realidade – encontrando os melhores caminhos para garantir o seu sucesso.

Você está preparado para os novos processos da consultoria digital pós coronavírus? Quer contar com a ajuda do Cara do Marketing? Então faça sua aplicação no Programa de Mentoria!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.