Como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas?

A sua empresa já se preocupa com a criação de conteúdo para cada etapa do funil de vendas? Esse pode ser um grande diferencial para que todas suas ações de marketing digital realmente alcancem o objetivo esperado – afinal, trata-se de uma maneira de cativar e engajar a audiência.

As ferramentas e estratégias de marketing digital estão facilmente acessíveis para todos. A diferença está em como são articuladas as ações. E, certamente, colocar o cliente como foco dessas ações é o melhor caminho para o sucesso.

Para compreender o impacto disso, basta pensar nas suas próprias experiências como consumidor. Postagens de mídias sociais, e-mails marketing e anúncios que realmente agregam valor chamam sua atenção. Enquanto isso, dezenas de outros conteúdos menos interessantes são deixados de lado todos os dias.

Ou seja, desde postagens de blog até campanhas de remarketing, você precisa otimizar suas estratégias de marketing de conteúdo para conversões e retenção.

Neste artigo vamos entender como você pode criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas. Confira.

Crie conteúdos certeiros para as pessoas certas!

Os dias de vendas externas e vendas porta a porta ficaram para trás. Por outro lado, colocar o foco no conteúdo online pode expandir seu alcance e ajudá-lo a fechar mais vendas com menos esforço e um orçamento menor.

Porém, para que os resultados sejam realmente positivos, você precisa criar conteúdos certeiros. Você quer entregar os conteúdos certos para as pessoas certas. E isso depende da sua capacidade de produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas.

O conteúdo voltado para clientes que estão prontos para comprar pode parecer muito agressivo ou confuso para clientes que não foram adequadamente apresentados à sua empresa. Por outro lado, é necessária uma frase de chamariz final para clientes que estão prontos para comprar, mas precisam de um empurrão extra para fechar a venda.

Produzir e distribuir diferentes tipos de conteúdo pode tornar a transição da parte superior da parte inferior do funil de vendas suave e agradável para o cliente e incentivá-lo a apoiar ou promover sua marca para outras pessoas.

Como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas?

É inegável que criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas gera benefícios. Mas como você pode colocar isso em prática?

Para ajudá-lo a estruturar suas ações de marketing de conteúdo, vamos entender melhor como é possível produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas. Vamos lá?

Topo de funil

Nesta primeira fase do marketing de conteúdo, você está tentando aumentar o reconhecimento da sua marca entre os clientes em potencial. Em alguns casos, quando os motivos para o uso do seu produto não são óbvios, você também está tentando informar ao mercado que há até um problema a ser resolvido.

Você também está tentando usar o marketing de conteúdo para gerar interesse durante essa fase. Os objetivos podem incluir sugerir alguns clientes em potencial para a conversão, mas o modo como isso é feito raramente envolve falar sobre seus próprios produtos. Em vez disso, trata-se de descobrir o que o público quer e precisa aprender e ensinar-lhes essas coisas.

Se você está indo bem, está associando sentimentos de gratidão e respeito à sua marca – sem mencionar a autoridade. Enquanto isso, você aumenta a competência de seus leitores a um ponto em que os produtos ou serviços que você oferece são mais úteis para eles.

Veja quais são os melhores conteúdos para o topo de funil:

Blogposts

Os blogposts são o seu principal trunfo quando falamos sobre conteúdo para o topo de funil. Escrever postagens de blog consistentes impulsiona seu site nos resultados de pesquisa e ajuda seus clientes a encontrar respostas para suas perguntas ou problemas.

Para criar postagens de blog eficazes que direcionem tráfego para seu site, realize uma pesquisa de palavras-chave. Escreva postagens longas que forneçam respostas detalhadas e informativas às perguntas dos clientes em suas barras de pesquisa. Não deixe de incluir links para suas landing pages, páginas de mídia social e outros conteúdos para manter o cliente envolvido e em seu site.

Conteúdo de mídia social

Grande parte dos seus potenciais clientes possui um perfil no Facebook, Instagram ou Twitter, não é? Por isso, o marketing de mídia social pode alcançar seus clientes de forma criativa e divertida, oferecendo muitas oportunidades para contar uma história sobre seu negócio ou produtos.

Landing pages

A maioria dos conteúdos que você distribui na parte superior do funil de vendas tem o objetivo de levar o público até suas landing pages. Afinal, é dessa forma que você coleta seus dados de contato e inicia uma conversão para o meio do funil. Portanto, verifique se cada página oferece uma experiência amigável que mostra aos clientes quem você é.

Meio do funil

Seguindo a busca pela criação de conteúdo para cada etapa do funil de vendas, chegamos ao meio do funil. Neste momento, o público começa a associá-lo à solução que você oferece.

Por isso, esse é o momento em que você deseja fornecer ao público conteúdos ajudem a avaliar sua marca e seus produtos. Nesta fase, você está falando diretamente com as pessoas que sua marca pode ajudar – e deve garantir que elas saibam como essa ajuda pode chegar.

Lembre-se de que eles ainda não confiam em você. Portanto, ainda não é um momento para um abordagem incisiva de vendas. Em vez disso, o conteúdo considerado é uma ótima oportunidade para garantir que seja fácil para seu visitante procurar todas as informações que possam ajudá-lo a diferenciá-lo dos seus concorrentes.

Veja quais são os principais conteúdos para direcionar ao meio do funil:

E-books

Os e-books simples podem ser distribuídos na parte superior do funil de vendas em troca de informações de contato. Porém, no meio do funil de vendas, e-books e white papers mais detalhados podem ser usados para fornecer informações detalhadas sobre como abordar os problemas. Esse tipo de conteúdo pode ser anunciado ou distribuído por e-mail, postagens nas mídias sociais ou landing pages separadas.

Estudos de caso

Os estudos de caso colocam seus negócios em destaque. Nesta fase, os compradores recebem a dica: eles sabem que você pode ter algo para vender. Os estudos de caso permitem mostrar o que você está vendendo e como funcionou para compradores semelhantes que estavam enfrentando problemas semelhantes anteriormente. Trata-se de uma forma importante de prova social que cria confiança no comprador.

E-mail marketing

Depois de reunir uma lista de leads, você pode alcançá-los diretamente onde eles verão sua mensagem: a caixa de entrada pessoal deles. Seja criativo com as histórias que você conta através do e-mail marketing e fale diretamente com esses leads. O conteúdo de e-mail personalizado pode gerar respostas diretas e levar seus clientes a consultas individuais ou chamadas de vendas que selam o acordo.

Fundo do funil

Finalmente chegamos ao fundo do funil! Depois de todo o processo, seus visitantes estão prontos para se transformar em clientes. É aqui que você faz a abordagem final para gerar resultados de vendas.

A parte mais estreita do funil é o ponto de transação (ou conversão). Neste ponto, sabemos que as pessoas que permanecem no funil estão interessadas no que temos para oferecer. Portanto, o objetivo é convencê-las de que vale a pena puxar o gatilho.

Veja quais são os principais conteúdos que você pode usar no fundo do funil:

Testes gratuitos

Os testes gratuitos podem ser sua carta na manga para converter os leads em clientes. Uma vez que o cliente tenha interagido diretamente com seu produto ou serviço, eles se sentirão mais confiantes em sua decisão de compra.

Ofertas e descontos exclusivos

Os compradores já fizeram um esforço para se envolver com sua empresa. Recompense-os pelo seu esforço com uma oferta exclusiva. Semelhante a uma avaliação ou consulta gratuita, essas ofertas agregam valor extra à sua compra. Descontos e ofertas de edição limitada criam um senso de urgência que incentiva uma compra imediata.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

O conteúdo gerado pelo usuário (user-generated content ou UGC), representa qualquer tipo de mídia – comentários, posts, fotos, vídeos – que o consumidor produz espontaneamente sobre o seu produto. Ao explorar as opiniões de clientes antigos, você pode convencer os novos leads e fechar sua compra.

Conteúdos, estratégias e ferramentas: o caminho do sucesso

Ao longo deste artigo entendemos melhor como você pode produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas. Explorando corretamente esses formatos de conteúdos, você certamente terá mais sucesso em conduzir os visitantes até o momento da compra.

Porém, além de produzir conteúdo para cada etapa do funil de vendas, é fundamental integrar essas ações com sua estratégia de marketing digital – combinando-as com as ferramentas corretas. Quando tudo está alinhado, os resultados podem ser surpreendentes!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.