Como crescer com o marketing digital em 100 dias?

Você busca crescer com o marketing digital? Com o grande número de oportunidades que essa estratégia cria para agências e empresas brasileiras, é fundamental saber como colocar em prática as melhores ações.

Em meio a tantas estratégias e ferramentas, é comum que muitos gestores fiquem confusos sobre o primeiro passo a ser dado. Como é possível maximizar os resultados com ações na internet? Qual é o caminho para o sucesso no mundo digital?

Crescer com o marketing digital pode ser mais fácil do que você imagina. Confira um guia para o crescimento do seu negócio em 100 dias!

Como crescer com o marketing digital em 100 dias?


Será que é possível crescer com o marketing digital em apenas 100 dias? Neste artigo vou prová-lo que é possível expandir a sua presença digital e captar os primeiros clientes em menos de 4 meses – criando o caminho para que o seu negócio continue crescendo.

Está preparado para colocar a mão na massa e levar a sua empresa ao crescimento com o marketing digital? Então vamos lá!

Dia 1 – Dia 10: Planejamento e estratégias

O planejamento das ações é fundamental para crescer com o marketing digital. Começar a executar ações sem pensar nas suas consequências ou nos objetivos traçados pode gerar um grande desperdício de recursos.

Nesta etapa, foque nas seguintes atividades:

  1. Estabelecimento dos objetivos. Onde a sua empresa deseja chegar? Quais são as metas que você deseja alcançar? São as respostas para essa pergunta que devem guiar todas as suas ações na internet.
  2. Geração de valor. Como a sua empresa gera valor para o cliente? Quais são os diferenciais do seu produto ou serviço? 
  3. Posicionamento da marca. Como a sua marca está posicionada no mercado? Qual é a visão que os usuários possuem sobre a sua empresa? E como você gostaria de ser visto dentro do seu mercado de atuação?
  4. Busca por lacunas. Quais são as lacunas que devem ser preenchidas para melhorar os resultados da sua empresa na internet? Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio?

A reflexão sobre todos esses aspectos permite que você conheça melhor a sua própria empresa e identifique quais são as suas principais necessidades para melhorar os resultados alcançados no mundo digital.

Material complementar: Template Buyer Personas Quadro Modelo de Negócios

Dia 11 – Dia 20: Reformulação dos processos 

Após fazer um planejamento das estratégias, vamos prosseguir o guia para crescer com o marketing digital com a reformulação dos processos internos da sua empresa. Afinal, é preciso adaptar as ações desenvolvidas ao planejamento traçado.

Para colocar isso em prática, você pode:

  • Definir ações práticas para colocar em prática o planejamento desenvolvido
  • Reavaliar como as ações de marketing digital estão sendo colocadas em prática para identificar quais processos devem ser revistos
  • Fazer um estudo sobre os custos envolvidos e definir um orçamento para o marketing digital
  • Começar a criar processos claros e intuitivos para tirar do papel o planejamento e alcançar os objetivos traçados

Dia 21 – Dia 30: Avaliação da presença digital

O sucesso das ações de marketing digital passa diretamente por uma presença digital de qualidade, certo? Possuir um site responsivo, redes sociais atualizadas e se relacionar com o público através de e-mail marketing são ótimos exemplos disso.

De nada adiantaria investir pesado em mídias pagas para atrair seguidores no Facebook se a sua empresa não possui uma presença digital para levar esse relacionamento a diante. Nesse caso, seria preciso ter um site completo com ações claras para a nutrição dos leads gerados.

Para avaliar e desenvolver a sua presença digital, siga os seguintes passos:

  1. Crie um site com um layout atrativo e com as informações básicas sobre a sua empresa
  2. Inicie a construção de uma base de leads que são gerados com as suas ações digitais
  3. Faça a integração entre as ações de marketing e vendas
  4. Construa uma estratégia que contemple todas as etapas do funil de vendas – incluindo atração, nutrição e conversão
  5. Explore adequadamente as mídias sociais

Dia 31 – Dia 40: Composição da equipe

Para conseguir colocar todas as ações desejadas em prática será necessário contar com uma equipe qualificada, não é? Portanto, é necessário tirar um momento apenas para avaliar os profissionais que você possui à disposição e identificar a necessidade de novos parceiros.

Depois de avaliar quais profissionais são necessários, você pode buscar tanto a contração de funcionários quanto a terceirização de serviços – analisando qual alternativa se encaixa melhor às suas necessidades.

Dia 41 – Dia 50: Criação de templates e modelos

No momento da nutrição dos leads e no fechamento das vendas é necessário que você possua materiais de qualidade que correspondem às expectativas do cliente. Para isso, a criação de templetes e modelos é uma ótima forma de alcançar bons resultados.

Isso vale tanto para um modelo padrão de e-mail marketing de boas-vindas ou de agradecimento quanto um template padrão para enviar uma proposta comercial. Esses materiais precisam estar à disposição sempre que for necessário para manter um bom relacionamento e criar uma impressão positiva.

Dia 51 – Dia 60: Produção de conteúdos e movimentação das estratégias

São os conteúdos que movem uma estratégia de marketing digital. Por esse motivo, a próxima etapa para crescer com o marketing digital é iniciar a produção de conteúdos certeiros para a sua audiência.

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Faça um planejamento de assuntos e elabore um cronograma de publicação dos conteúdos
  2. Inicie com os conteúdos do site da sua empresa – contemplando a descrição dos serviços prestados e principais informações sobre o seu negócio
  3. Crie um blog e faça a produção regular de conteúdos atrativos
  4. Avance para os posts em redes sociais e produção de materiais ricos (como e-books ou infográficos)
  5. Estude a possibilidade de impulsionamento de publicações para aumentar a geração de tráfego e garantir os primeiros leads

Dia 61 – Dia 70: Ferramentas para trabalho com os leads

Nesse momento, a sua empresa já deve possuir um bom posicionamento digital e transmitir uma mensagem positiva aos usuários que encontram suas páginas – seja através do Google, mídias sociais ou indicação.

Para conduzir todo esse público através do funil de vendas e fechar bons negócios é necessário saber como gerenciar os leads, certo? As ferramentas de marketing digital fazem toda a diferença nesse momento.

Com o uso do RD Station você consegue gerenciar e automatizar as suas ações de marketing digital – incluindo atração de visitantes, conversão de leads, construção de relacionamentos e análise dos resultados. Dessa forma torna-se muito prático acompanhar cada um dos leads até o momento da venda.

Dia 71 – Dia 80: Monitoramento e ajustes

A sua empresa já começou a crescer com o marketing digital e a ser notada pelo público. Para continuar evoluindo para alcançar os melhores resultados é necessário fazer um monitoramento das ações e encontrar pontos de melhoria.

Esse deve ser um exercício constante feito após cada ação desenvolvida – permitindo que você encontre as estratégias que funcionam melhor com o seu público e otimize o uso de recursos.

Dia 81 – Dia 90: Captação de clientes e processos de vendas

Agora que você já fez toda a base para a atuação no mundo digital, pode se preocupar com o aperfeiçoamento dos processos de captação de clientes e vendas – aumentando as chances de conduzir os leads gerados ao momento da compra.

Para isso, dê atenção aos seguintes aspectos:

  • Explore as ferramentas digitais para conseguir identificar quando um lead está qualificado para a venda
  • Faça a integração entre os processos de marketing e vendas
  • Defina um processo claro de vendas para aumentar as chances de conversão dos leads em clientes
  • Tenha metas de geração de tráfego, nutrição de leads e conversão de vendas

Dia 91 – Dia 100: Consolidação da presença digital

Poderíamos encerrar o guia para crescer com o marketing digital ao final de 90 dias, porém é preciso que você tire um tempo extra para garantir a consolidação da sua presença online. 

Reserve um tempo para reavaliar todos os processos que vimos até este momento e encontrar pontos que ainda podem ser melhorados. O mundo digital é muito dinâmico e cobra atualizações constantes para que você não fique para trás.

Uma ótima forma de continuar crescendo é aumentar as suas metas e realizar testes com diferentes estratégias – acompanhando a reação do público. Com isso, o sucesso se torna apenas uma questão de tempo.

Escolha o melhor caminho e alinhe as estratégias para uma máquina de vendas!

Você quer transformar a sua empresa em uma verdadeira máquina de vendas? Com as dicas que vimos ao longo do guia para crescer com o marketing digital certamente você pode se aproximar muito disso.

Com o auxílio de um consultor ou mentor os resultados alcançados ao longo desses 100 dias podem ser ainda mais sólidos e duradouros. Com toda a experiência de um profissional que já possui experiência no mundo digital torna-se mais fácil encontrar os melhores atalhos para o sucesso.

O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para ajudar os empresários que buscam consolidar a sua presença digital através de ações de marketing. Estamos falando sobre um programa capaz de colocar a sua empresa na direção certa e munida de todas as ferramentas necessárias para alcançar os melhores resultados.

Ficou interessado em levar a sua empresa ao sucesso no mundo digital? Então faça agora mesmo a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.