Descubra agora se você tem perfil empreendedor

Empreendedorismo é um tema que vem dominando os sonhos e as expectativas de muitos brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pela Endeavor em 2014, boa parte dos brasileiros sonha em abrir seu próprio negócio.

Dos entrevistados, 76% afirmaram que sonham investir em empreendedorismo, um número que coloca o Brasil a frente de países como Estados Unidos (51%) e da União Européia (37%). Apesar do grande número de sonhadores, há uma distância entre o desejo e a realidade. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso possuir o perfil adequado e se preparar para grandes desafios e dificuldades.

Antes de empreender é preciso desenvolver algumas características fundamentais como: Autoconfiança, para manter-se firme no seu propósito, coragem para assumir riscos calculados que permitam a empresa crescer e persistência, para seguir em frente mesmo diante de alguns fracassos.

Sem a reunião de todas estas características básicas, você realmente não estará pronto para investir em empreendedorismo. Para ter certeza se você possui perfil para empreender, faça este teste!

Perfis ideais para o Empreendedorismo

perfil-ideal-empreendedorUma classificação proposta pelo mesmo estudo da Endeavor fez uma triagem dos perfis empreendedores e classificou 6 tipos diferentes. Conseguir descobrir em qual deles sua personalidade se enquadra ajudará a identificar os pontos fortes e de melhoria, para se tornar um empresário de sucesso. 

Empreendedor nato

Uma pessoa naturalmente inquieta que sempre se identificou com processos inovadores e desde cedo demonstrou habilidades para visualizar oportunidades em diferentes projetos com facilidade. Sempre busca empreender inovando processos e assume maior quantidade de riscos que outros perfis.

Empreendedor Fiel a crenças e valores

Prefere atuar de acordo com “o seu jeito”, ou seja, mantendo a fidelidade aos seus valores e gostos. Possui dificuldades para trabalhar com coisas nas quais não acredita e pode se destacar pelo foco na ética.

Empreendedor Oportunista

É aquele que decide investir em empreendedorismo a partir do momento em que encontra uma oportunidade e descobre nela uma chance importante para realizar sonhos e projetos.

Empreendedor Herdeiro

Pode ter seu perfil desenvolvido a partir do momento em que surge a necessidade de assumir um negócio da família. Precisando aprimorar processos e inovar, mergulha no ambiente empreendedor para alavancar os resultados dos negócios.

Empreendedor Idealista

Pessoas que enxergam no empreendedorismo uma forma de promover transformação social ou conciliar uma ação que garanta seus valores e ideias. Não se restringem a organizações sem fins lucrativos e podem visar o lucro, mas não a qualquer custo.

Empreendedor Ambicioso

O mais ambicioso de todos, visa o lucro e vê no empreendedorismo uma ótima forma de conquistá-lo. Fica atento às oportunidades, lida bem com riscos e trabalha de forma altamente focada em resultados e desenvolvimento.

Entre estes perfis, a classificação dos maiores potenciais empreendedores é:

Nato (34%)
Herdeiro (34%)
Fiel a crenças (31%)
Ambicioso (29%)
Idealista (27%)
Oportunista (18%).

Para descobrir em qual destes perfis você se enquadra clique aqui e se já possui uma boa ideia e quer saber como desenvolvê-la melhor, saiba que o marketing digital pode ajudar o desenvolvimento do seu negócio. Vamos marcar um cafezinho que te conto como!

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.