Diagnóstico de marketing digital: 4 passos para arrasar

Você já possui um diagnóstico de marketing digital estruturado para atender seus clientes? Essa é uma ferramenta de grande valor para ajudá-los a reconhecer suas dificuldades – indicando como você poderia atuar para melhorar suas ações digitais.

Atualmente, todos gestores sabem que o marketing digital é essencial para prosperar no mercado. Entretanto, são poucos aqueles que realmente sabem como explorar essa estratégia. Por isso, é comum vermos empresas que chegam até agências de marketing digital precisando de ajuda – mas não sabem exatamente que tipo de ajuda precisam.

O diagnóstico de marketing digital reúne várias ações e ferramentas para identificar claramente os pontos positivos e negativos das estratégias adotadas. A partir desse mapeamento, torna-se possível tirar muitas dúvidas dos clientes e criar uma base para iniciar os seus trabalhos.

Mas como criar um diagnóstico de marketing digital para aplicar no seu público? Confira um passo a passo neste artigo!

A importância de fazer um diagnóstico de marketing digital

Um diagnóstico de marketing digital é muito semelhante a um diagnóstico médico. Trata-se de uma avaliação profunda para identificar onde estão os problemas – e mostrar as formas de resolvê-los.

Assim como um médico não pode começar a medicar um paciente antes de fazer um diagnóstico, uma agência de marketing digital não deveria começar a criar ações antes de ter uma visão completa sobre a situação das estratégias atuais.

Neste momento, é possível avaliar diversos aspectos importantes para uma estratégia de marketing digital: técnicas de SEO, produção de conteúdo, uso de mídia paga, criação de Landing Pages, presença em mídias sociais, entre outros.

Quando o processo de diagnóstico de marketing digital é bem realizado, todos saem ganhando:

  • Sua agência consegue mostrar todo o valor do seu serviço – agindo diretamente onde estão os problemas do cliente;
  • O trabalho desenvolvido ganhar em qualidade e gera um maior retorno sobre o investimento;
  • O diagnóstico de marketing digital serve como um incentivo para que o cliente permaneça com a sua agência por muito tempo.

4 passos para fazer um diagnóstico de marketing digital

1. Mostre o valor do seu diagnóstico de marketing digital

Antes de mais nada, é importante mostrar ao prospect todo o valor do seu diagnóstico de marketing digital. Isso vai convencê-lo a fazer o diagnóstico e reconhecer o valor dessa ferramenta.

Para isso, você pode criar uma página explicando como funciona o diagnóstico e ressaltando os pontos positivos desse exercício – que incluem:

  • Análise detalhada de sua presença digital
  • Valiosa pesquisa de palavras-chave para otimização de mecanismos de pesquisa
  • Recomendações específicas para aprimorar seu site
  • Avaliação das melhores formas de atrair mais visitantes para o seu site e convertê-los em compradores
  • Análise do que está tornando seu site difícil de encontrar para visitantes em potencial
  • Compreensão de onde investir para se beneficiar totalmente das mídias sociais
  • Busca de sinergia entre seus canais digitais

2. Avalie todas as ações digitais do cliente

Depois de conduzir o cliente ao diagnóstico, é o momento de faze a avaliação de suas ações digitais. O objetivo é de ter um entendimento do cenário e da situação em que o cliente se encontra – identificando os pontos fracos e fortes.

Para isso, é importante avaliar todas suas ações digitais, passando por todas etapas do funil de vendas e analisando as ações usadas para alcançar os mais diversos objetivos:

  • Atração
  • Conversão
  • Relacionamento
  • Venda
  • Análise

A melhor forma de estruturar isso é por meio de perguntas bem pensadas. Veja algumas ideias que você pode explorar:

  • Como você encontra leads? Esta é uma questão de saber como os leads chegam até a empresa. Se a maioria das vendas acontece por meio de indicações, mala direta ou outros meios fora da internet, então a estratégia de marketing digital não está influenciando como deveria.
  • O SEO do site está otimizado? No mundo de hoje, o SEO desempenha um papel vital no jogo do posicionamento digital. Portanto, é essencial usar técnicas de SEO para ganhar visibilidade.
  • Você verifica as estatísticas do seu site? Uma estratégia de marketing digital não será boa, a menos que seja praticada uma auditoria ocasional dos resultados obtidos. Sem esses dados valiosos, a estratégia dificilmente será eficaz.
  • O design do seu site está atualizado? Mesmo executando inúmeras ações de marketing digital, os resultados podem ser comprometidos por um site que afasta os visitantes.
  • Você tem uma estratégia para capturar leads? É importante que a empresa possa oferecer uma maneira fácil de capturar seus leads e suas informações.
  • Você tem um blog em pleno funcionamento? Parte da criação do tipo de conteúdo que irá desencadear a geração de leads envolve a manutenção de um blog atualizado em seu site.
  • Você envolve clientes potenciais nas redes sociais? É essencial aproveitar a mídia social como um canal para transmitir seu conteúdo e manter relacionamentos com o público.
  • Você usa e-mail para nutrir seus clientes ou clientes potenciais? O e-mail deve ser uma das ferramentas na caixa de ferramentas de marketing digital. Usando sequências de criação de e-mail, é possível transformar leads em clientes dispostos a fechar uma compra.
  • A sua estratégia de marketing digital é direcionada ao público certo? O direcionamento das ações digitais às personas certas é fundamental para que os resultados apareçam.

3. Envolva o cliente no diagnóstico de marketing digital

Já vimos quais são os pontos que você deve abordar no diagnóstico de marketing digital. Agora precisamos falar sobre como colocar isso em prática.

Em vez de adotar uma abordagem distante do cliente, você pode trazê-lo para dentro do processo de avaliação e identificação dos problemas. Com uma participação mais ativa, ele poderá contribuir mais com suas percepções e compreender com clareza como você pode ajudá-lo a superar seus problemas.

4. Valorize a sua solução

Após uma avaliação completa, você pode entregar um diagnóstico dos problemas identificados e das soluções ideais. Neste momento, é fundamental focar no plano de ações que você poderia explorar para gerar mais resultados (ou resultados mais rápidos) – mostrando o impacto disso no negócio do cliente.

Este é o momento de ser um vendedor. Mostre todos os benefícios dos seus serviços – sempre focando nas dores identificadas e nos impactos positivos para otimizar os resultados conquistados no mundo digital.

Está preparado para arrasar com seus diagnósticos?

Vimos ao longo deste artigo como você pode criar um diagnóstico de marketing digital para analisar as estratégias de seus clientes. A partir disso, será possível entregar mais valor ao seu público – e fidelizar ainda mais clientes.

Essa é uma das diversas ferramentas que você pode usar para alcançar resultados cada vez melhores no mundo digital. Afinal, é preciso estar sempre atento às novas tendências e aprimorando suas rotinas para se destacar no mercado.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.