Dicas para usar o poder das hashtags a seu favor

As hashtags, estas marcações famosas na internet não surgiram recentemente. Elas já eram utilizadas há algum tempo no extinto ICQ, mas naquele momento não foram devidamente exploradas e quase ninguém lembra disto.

Agora, em outra dinâmica de relações virtuais, recentemente popularizadas com a ajuda do Twitter, as hashtags se espalharam como um verdadeiro vírus e estão presentes em todas as mídias sociais, além de terem seu uso estimulado por outros canais de mídia, como televisão e impressos. 

Como hashtags podem ajudar o seu negócio

dicas-hashtagsEstas ferramentas simples podem ser extremamente úteis na divulgação do seu negócio, seja qual for o segmento. Algumas das suas principais vantagens são:

  • Elas são capazes de ajudar na “viralização” de um conteúdo, marca ou tema de campanha,
  • Ajudam na localização de assuntos e temas em alta no momento, servindo de fonte de inspiração para ações estratégicas
  • Como deixam um rastro histórico, também tornam sua marca, produtos ou serviços localizáveis para os clientes
  • Ajudam a medir a audiência de suas ações de marketing

Dicas para usar hashtags com eficiência

Dicas-para-usar-hashtags1. Promoção
Promova o seu produto ou serviço utilizando hashtags diretamente relacionadas ao tema, crie um conceito sobre o que pretende expor, lance hashtags personalizadas e inclua também algumas que estão sendo bem utilizadas, sempre mantendo a coerência do tema com o seu negócio.

Exemplo: Se você possui um restaurante, crie uma marcação com o nome do seu prato principal e se for divulgar em mídias como facebook e Instagram, inclua #gastronomia e #instafood, que são bons exemplos de marcadores populares deste segmento, relacionados ao seu negócio. 

2. Valorizando a marca
Você pode incluir as hashtags em campanhas promocionais com a intenção de agregar valor à sua marca. Estimule a geração de conteúdos por seus clientes e vincule a estas ações promocionais, marcações que não mencionem diretamente sua marca, mas que agreguem conceitos e a fixem na memória dos clientes ou seguidores.

Exemplo: A ação promovida pela embaixadora da ONU Emma Watson em 2014.
Em uma campanha pela igualdade de gêneros, ela lançou a hashtag #heforshe (ele por ela, em português). Embora não direcionada para o nome da organização ou da própria Emma, esta campanha se popularizou com compartilhamentos de muitos famosos e conquistou apoio de diversas pessoas que geraram conteúdos e opiniões acrescentando esta marcação.

3. Chamados para ação
Os populares Call-to-action, em português chamados para ação, são grandes aliados para estimular e conquistar a conversão de resultados para empresas que usam mídias online e contam com a ajuda do Marketing Digital.

Sempre que realizar algum evento, por exemplo, é uma ótima oportunidade para usar hashtags com chamados para ação. Programas de televisão têm usado muito este recurso. Lembra da época das eleições, em que a Band, durante o debate, promoveu a hashtag #DebatenaBand ?

Então, os internautas que assistiam foram imediatamente para a rede e interagiram nas mídias sociais postando suas opiniões e marcando-as com esta hashtag que ajudou a empresa a medir a audiência e o impacto da sua programação.

Há inúmeras formas de promover ações de Marketing Digital usando hashtags e contar com ajuda profissional pode fazer toda a diferença. Agende uma consultoria com nossa agência! Marque aqui seu cafezinho para batermos um papo sobre o futuro dos seus negócios.

Sobre autor Veja todos os artigos Autor website

Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.