Como otimizar a nutrição de leads com o Drip Marketing

Você já ouviu falar sobre o Drip Marketing (ou campanhas de gotejamento)? Apesar de ter um nome peculiar, essa é uma estratégia muito eficiente na nutrição de leads em campanhas de e-mail. Trata-se da prática do envio de várias mensagens em intervalos pré-selecionados para o público.

Na prática, é quase como se você produzisse uma série da Netflix para os inscritos na sua lista de e-mails. Cada semana você envia um novo episódio exclusivo – mantendo o interesse dos leitores nas suas comunicações e gerando engajamento.

Quer entender melhor como aproveitar o Drip Marketing para nutrir os leads do seu negócio? Então confira ao longo deste artigo.

Por que a nutrição de leads é tão importante?

Dentro do marketing, a nutrição se refere ao processo de comunicação contínua com o público-alvo de uma empresa em todos os estágios do ciclo de vida do cliente. Trata-se de um esforço para aumentar as chances de converter esse cliente em potencial em algum momento no futuro. 

Em grande parte dos casos, um usuário ainda não está preparado para tomar uma decisão de compra logo no primeiro contato com a sua empresa. Portanto, será necessário que você se esforce para mostrar como as suas soluções podem gerar valor para esse usuário – conduzindo-o até o momento da compra. Todo esse contato com o potencial cliente é considerado a nutrição do lead.

Ou seja, todas as comunicações com clientes em potencial (em todos os estágios do ciclo de vida do cliente) contribuem para a sua nutrição. Podemos estar falando de uma ligação para felicitações no aniversário, o envio de uma carta por correspondência ou então o disparo de um e-mail marketing.

A grande sacada do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados. Quando você envia uma mensagem por e-mail, consegue monitorar a taxa de abertura, taxa de cliques em links e retorno sobre o investimento. Assim, torna-se possível avaliar a efetividade das ações de nutrição de leads.

Como funciona o Drip Marketing?

Entre as ações que podem ser exploradas para nutrir leads, vamos destacar o Drip Marketing. Essa campanha de gotejamento cumpre o que o seu nome promete: você vai encher o copo do seu lead com várias gotas despejadas ao longo de semanas – e não com uma enxurrada de informações de uma só vez.

Uma campanha de Drip Marketing é um conjunto de e-mails automatizados que são acionados pela realização de ações específicas ou intervalos de tempo. O objetivo dessas ações é reenergizar constantemente e consistentemente seu público-alvo em relação à sua marca.

Um exemplo rápido de uma campanha de Drip Marketing é uma série de e-mails que os clientes em potencial recebem na primeira ou segunda semana depois de se inscreverem para uma avaliação gratuita. Esta campanha de e-mail de gotejamento de boas-vindas é de grande importância, porque é a primeira interação que um cliente em potencial tem com sua empresa.

Imagine que você esteja procurando informações sobre fluxo de caixa e faça download e um e-book gratuito. Se a empresa não realizar nenhuma outra ação nos próximos dias, você dificilmente lembrará o nome da marca que forneceu um material de valor, não é? Com o Drip Marketing, você receberia uma série de e-mails com outras informações úteis ao longo das próximas semanas – mantendo o seu interesse naquela empresa.

Como otimizar a nutrição de leads com o Drip Marketing?

Uma campanha de e-mail por gotejamento é um canal de comunicação primário com seus possíveis clientes (e também com atuais clientes). Para explorar essa estratégia, existem vários objetivos diferentes que você pode usar. Confira algumas ideias para nutrir leads com o Drip Marketing:

Campanha de boas-vindas

O objetivo dessa campanha é concluir o processo de inscrição e fornecer um guia para o primeiro valor entregue a um possível cliente potencial. Esses e-mails podem seguir a seguinte estrutura:

  1. Boas-vindas
  2. Conteúdo de valor #1
  3. Dicas ou sugestões
  4. Conteúdo de valor #2
  5. Estudo de caso

Como o objetivo de uma campanha de e-mail de boas-vindas é entregar o primeiro conteúdo de valor, você pode interromper esta série de e-mails a qualquer momento quando o usuário se tornar um “usuário ativo”. Nesse ponto, os clientes em potencial entendem sua proposta de valor e o próximo passo é ensiná-los a obter o máximo valor de seu produto.

Campanha de nutrição após inscrição

Um lead fez o download de um e-book ou se inscreveu para ter acesso a uma versão gratuita da sua solução? Esse é o momento para explorar uma campanha de Drip Marketing com informações que estimulam a compra. Veja a estrutura que você pode seguir:

  1. Conteúdos informativos sobre as dores do lead
  2. Newsletter sobre a sua empresa
  3. Informações sobre seus produtos ou serviços
  4. Promoções ou ofertas das suas soluções

Campanha de onboarding

Se uma campanha de boas-vindas responde por que o usuário deve considerar o uso da sua solução, uma campanha de onboarding deve orientar o usuário sobre como extrair o valor máximo do seu produto ou serviço.

Para isso, os e-mails enviados podem seguir a seguinte estrutura:

  1. Informações inciais sobre o uso do produto ou serviço
  2. Dicas de boas práticas na utilização
  3. Oferecer ajuda para solucionar eventuais dúvidas

Campanha de upsell

As campanhas de upsell são enviadas para clientes que já consumiram da sua empresa com o objetivo de levá-los a uma nova compra, à renovação dos serviços contratados ou à contratação de serviços mais completos.

Para atingir essa finalidade, os e-mails podem ter a seguinte estrutura:

  1. Notificação sobre o limite de uso (para serviços com acesso por tempo limitado)
  2. Informações sobre novos lançamentos
  3. Benefícios das suas soluções
  4. Ofertas ou promoções exclusivas

Como acertar na criação dos seus e-mails?

Uma estratégia de Drip Marketing bem planejada pode promover resultados incríveis para o seu negócio. Seja para manter o interesse de um novo lead após o primeiro contato ou levar um cliente a uma nova compra, a comunicação constante por e-mail é um trunfo a ser explorado.

Porém, apenas enviar e-mails frequentemente não garante o sucesso das suas campanhas. Ainda é preciso pensar em um título chamativo, criar conteúdos de valor e montar um design atrativo. Afinal, você deve garantir a entrega de uma experiência positiva para o público.

Quer aprender a extrair o máximo do e-mail marketing? Confira o Guia Prático do E-mail Marketing!

Vamos otimizar a presença digital do seu negócio?

Ser bem-sucedido na nutrição de leads é essencial para qualquer empresa que busca sucesso no mundo digital. E o Drip Marketing pode ajudá-lo a manter o interesse do público com mensagens enviadas em uma frequência pré-determinada.

Porém, essa é apenas uma das várias estratégias que você pode explorar com o marketing digital. As possibilidades se estendem por outras estratégias de e-mail marketing, produção de conteúdo, remarketing, anúncios, mídias sociais, entre várias outras.

Para garantir que você consiga explorar ao máximo as oportunidades do marketing digital, eu criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se da oportunidade de contar com o expertise de um profissional com anos de experiência nesse mercado auxiliando o seu negócio.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.