Empreendedorismo digital: aprenda como abrir uma Startup

Imaginar uma vida sem recursos como a internet hoje em dia, é praticamente impossível, pois o universo digital revolucionou a comunicação, as relações pessoais e corporativas e também a forma de consumir bens e serviços, mesmo sendo um processo ainda recente, a revolução digital já invadiu o cotidiano das pessoas e traz consigo inúmeras oportunidades.

Uma das principais formas de fazer bom uso desta inovação é investir no Empreendedorismo Digital. Se você ainda não sabe do que se trata, ele é o desenvolvimento de modelos de negócios focados na oferta de produtos ou serviços diferenciados com a ajuda da tecnologia digital.

Usando a internet ou outras inovações tecnológicas, você pode se tornar um empreendedor digital, abrir sua Startup e conquistar sua independência. Para iniciar, os primeiros passos envolvem ideias inovadoras e muita força de vontade. Se você já possui isto, ótimo!

6 passos fundamentais para abrir uma Startup

6-passos-fundamentais-para-abrir-uma-startupAlém de criatividade e força de vontade, para que tudo realmente dê certo, é preciso planejar bem suas ações de empreendedorismo digital e organizar seu negócio. Um bom começo é seguir estes 6 passos capazes de te ajudar nas principais etapas deste processo. Confira:

1. Identificação do público-alvo
Comece entendendo e conhecendo as reais necessidades de seus clientes, pois somente a partir deste conhecimento será possível identificar com precisão suas reais necessidades e assim avançar para a próxima etapa do planejamento da sua Startup.

2.Desenvolvimento do produto / serviço
Conhecendo adequadamente o seu público, será possível aprimorar a sua ideia inicial, desenvolvendo um produto ou serviço realmente voltado às necessidades dele, complementando com suas ideias inovadoras.

3. Mensuração do desempenho
No universo do Empreendedorismo Digital, uma Startup precisa mensurar e acompanhar seu desempenho desde o início para possuir domínio sobre as formas como os clientes interagem com seu produto / serviço. De acordo com a área de atuação, há referências diferentes de métricas.

Precisando de ferramentas para isto, seguem algumas dicas: a mais comum, boa para iniciantes, é o Google Analytics, caso queira avaliar a utilização de um site pelo cliente, use o Crazy Egg e se sua Startup foca na inovação mobile, experimente o Flurry, agora, se quiser pesquisar mais a respeito, boas fontes são o livro Lean Analytics, o blog de David Skok e modelo AARRR de Dave McLure.

4. Investimentos em Marketing de Vendas
Inicie ações de Marketing digital para ofertar os produtos ou serviços de sua Startup e potencializar suas conversões. Há muitas formas de fazer empreendedorismo digital mesmo se não tiver habilidades específicas  para ações como criação de sites, landing pages, definição de logomarca e identidade visual e demais pontos ligados ao Marketing Digital, precisando de ajuda especializada nestes pontos, nossa agência pode lhe ajudar!

5. Seleção da equipe
É muito importante saber identificar talentos e recrutá-los para somarem em seu projeto. Trabalhar com empreendedorismo digital requer habilidades específicas, de acordo com o foco da sua Startup. Você não precisa saber tudo, mas será necessário ter habilidade para identificar os parceiros e colaboradores com perfis complementares.

6. Captação de investimentos
Boas ideias, quando bem estruturadas, conseguem facilmente investidores dispostos a apostar na Startup. Organize bem sua apresentação, os dados mensurados, seus conhecimentos sobre o negócio e vá a luta! Apresentá-lo aos “Anjos investidores” ou se inscrever em iniciativas como o Programa Startup Brasil são boas formas de começar.

Se interessou pelo tema ou precisa de ajuda para desenvolver o marketing digital da sua startup? Marque um cafezinho com o cara do marketing! Terei imenso prazer em lhe ajudar.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.