Entenda como criar um Business Model Canvas

Antes de abrir uma empresa, para que ela tenha sucesso e drible a alta taxa de mortalidade, é preciso construir um plano de negócios para estruturar bem seus principais diferenciais. Uma das melhores formas para iniciar este projeto é criando um Business Model Canvas.

O que é o Business Model Canvas ?

Também conhecido apenas como Canvas, este modelo de planejamento é uma ferramenta prática e versátil que permite a organização dos principais pontos do negócio, relacionados às quatro áreas principais de um negócio: Cliente, Oferta, Infra-estrutura e Viabilidade Financeira.

Dentro do propósito de estruturar estas quatro áreas, o Canvas se divide em mais nove elementos que são:

  • Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
  • Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
  • Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
  • Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
  • Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
  • Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
  • Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
  • Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
  • Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

Em apenas uma folha de papel, ou como já é possível hoje em dia, através do uso de aplicativos para dispositivos móveis, todo empreendedor pode começar a preencher informações sobre cada um destes pontos e estruturar seu Modelo de Negócios Canvas.

Porque usar o Business Model Canvas?

Este modelo, além de ser de fácil preenchimento, é extremamente útil para ressaltar os pontos mais importantes para que um negócio seja bem sucedido. Por ser de fácil visualização, utilizando pequenos esquemas gráficos onde estão cada um dos 9 elementos fundamentais, é muito mais simples não apenas organizar as informações estratégicas, mas também consulta-las periodicamente, para que toda a equipe mantenha o foco e não se perca dos objetivos principais.

Saiba mais sobre os 9 elementos do Canvas e como estruturar seu modelo ainda hoje

Cada um dos elementos devem ser preenchidos indicando os pontos de destaque relacionados.  Para que você se oriente, não tenha dúvidas no preenchimento e comece a montar seu próprio Business Model Canvas, fique atento às seguintes informações:

1.Segmento de Clientes

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Defina quem pretende atender, agrupe clientes com mesmos perfis, segmente seu público-alvo escolhendo um nicho e responda a perguntas como:

  • Para quem desejo criar valor?
  • Quem são os clientes mais importantes para o meu negócio?

2. Proposta de Valor

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Neste momento, é hora de definir o motivo pelo qual os clientes deverão escolher comprar ou contratar você e não outro concorrente. Em formas simples, é preciso descrever o valor que está oferecendo, como seu negócio resolve um problema existente e satisfazendo uma necessidade.

No caso de ter vários segmentos de clientes, atribua valores personalizados para cada um deles. Para solucionar todas as coisas, responda a perguntas como:

  • Que valor você entregará a seus clientes?
  • Qual problema estará ajudando a resolver?
  • Que necessidades serão satisfeitas?
  • Qual o conjunto de produtos e serviços são oferecidos para cada segmento de clientes?

3. Canais

16-ideias-facebookCom as definições acima prontas, é hora de selecionar eu seu Business Model Canvas, os canais que servirão como ponte de contato com o cliente. Eles podem ser classificados como canais de comunicação, distribuição e venda.

Com estão diretamente ligados a experiência geral do cliente, atenção redobrada à qualidade envolvida nestes processos. Para manter o foco nesta etapa de preenchimento, busque responder perguntas como:

  • Quais canais seus clientes utilizam e por quais preferem ser contatados?
  • Como você conseguirá alcançar seus clientes?
  • Como pretende integrar estes canais?
  • Qual dos canais funciona melhor e deve ser prioritário?
  • Quais possuem o melhor custo-benefício?
  • Como os canais escolhidos estão integrados à rotina de seus clientes?

4. Relacionamento com Clientes

relacionamento-com-clientes-business-model-canvasNesta etapa é hora de descrever o tipo de relação que pretende estabelecer com os segmentos dos clientes. Algumas das formas possíveis são:

Pessoais – focando na relação humana de proximidade e mais personalizada

Self-service – onde o cliente recebe as informações e recursos necessários para suprir suas necessidades sozinho

Automatizadas – similar ao modelo self-service, mas possuindo modelo de entrega automático, com pouca ou nenhuma intervenção humana durante o processo.

Para definir corretamente esta informação no Business Model Canvas, questione-se sobre:

  • Qual tipo de relacionamento seus clientes esperam ou precisam ter com você?
  • Qual é o custo de cada uma das formas de relacionamento?
  • Como tudo se integra ao restante do seu modelo de negócios?

5. Fontes de Receita

fontes-de-receita-business-model-canvasNesta hora é o momento de definir a fonte financeira do seu negócio. É importante saber que existem várias fontes de se geração de receita, como por exemplo, venda de produtos ou serviços, cobrança de taxas de assinatura, aluguel, corretagem e venda de anúncios.
Pode-se selecionar formas diferentes de receita que as habituais e assim surpreender e se destacar no mercado. Para definir corretamente as fontes de receita do seu Modelo de Negócios Canvas, pergunte-se:

  • Quanto seus clientes podem e estão dispostos a pagar?
  • O que eles estão pagando atualmente?
  • Qual a forma que pagam? Como prefeririam pagar?
  • Quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita?

6. Recursos Principais

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Ainda tratando sobre recursos, nesta etapa do Canvas é preciso definir quais são os mais importantes para o funcionamento e sustentabilidade do negócio. Pode ocorrer de serem necessários diferentes tipos de recursos principais, já que eles podem ser de tipos como: físicos, financeiros, intelectuais ou humanos.

Para tornar mais fácil a identificação destes recursos principais, questione-se sobre:

  • Sua proposta de valor precisa de quais recursos principais?
  • Recursos necessários para seus canais de distribuição?
  • Recursos necessários para o relacionamento com clientes?
  • Recursos necessários para suas fontes de receita?

7. Atividades-Chave

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Este campo do Business Model Canvas trata sobre as ações mais importantes que você deverá realizar para que seu negócio funcione corretamente. Algumas das opções de atividades chave são: desenvolvimento de software; marketing; produção; etc.

Entre as perguntas que deve se fazer nesta etapa do Canvas estão:

  • Sua proposta de valor requer?
  • De seus canais de distribuição precisam?
  • O relacionamento com clientes é embasado em quais atividades-chave?
  • Quais são as fontes de receita das atividades?

8. Parcerias Principais

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Este espaço é usado para definir os principais parceiros que podem ser fornecedores, parceiros de negócios, stakeholders, entre outros que ajudarão a manter a rede funcionando, contribuindo para a otimização de processos, redução de riscos e aquisição de recursos, por exemplo.

Não será necessário listar no Canvas todos os parceiros envolvidos nas operações da sua empresa, apenas não se esqueça dos mais importantes e se questione sobre pontos como:

  • Quem são seus principais parceiros?
  • Quem são seus fornecedores principais?
  • Quais recursos você está adquirindo destes parceiros?
  • Quais atividades-chave são executadas por eles?

9. Estrutura de Custo

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Por fim, esta última sessão do Business Model Canvas serve para definir e organizar sua estrutura de custo, descrevendo todos os custos principais envolvidos em seu modelo de negócios. Fique atento pois todos os recursos principais, canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita geram custos que podem ser classificados como fixos ou variáveis.

Para finalizar esta definição, responda a questões básicas como:

  • Quais os custos mais importantes em seu modelo de negócios?
  • Que recursos principais são mais caros?
  • Quais atividades-chave oneram mais seu orçamento?

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Ferramentas para criar seu próprio modelo

Se você se interessou por este modelo de planejamento e deseja começar agora mesmo a organizar seu próprio Business Model Canvas, pode começar imprimindo o modelo disponível neste link.

Caso prefira algo ainda mais simples, compacto e portátil, para preencher cada uma das etapas a medida em que as ideias forem surgindo, também experimente usar aplicativos como os disponibilizados por:

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.