Entenda o que são métricas de vaidades e porque você deve evitá-las

Esse post não é voltado para quem já trabalha com Marketing Digital e Redes Sociais. Até porque a maioria das coisas que será exposto aqui soa bem óbvio para quem está no ramo.

Mas ainda é surpreendente para quem está iniciando no assunto. Vamos falar aqui das chamadas métricas de vaidades. Como o próprio nome já diz, são aqueles números que aumentam o ego das empresas e enfeitam os relatórios de performance das ações de Marketing Digital.

Alguns números, como o de visualizações das páginas, enchem os olhos e parecem mostrar que o que está sendo feito, de fato, está dando resultado. Muitos empresários ficam impressionados com o tanto de likes nas páginas no Facebook, o número de views dos vídeos do Youtube, entre outros…

Claro que esses indicadores devem de fato animar a equipe, mas tiram a atenção daqueles índices que realmente importam para um negócio: as chamadas métricas reais. Aqui que reina a questão.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a mensuração dos resultados. E não utilizar esse recurso é de fato, um verdadeiro desperdício. As métricas reais mostram efetividade e ajudam na tomada de decisão. E ainda afastam aquela mentalidade do “o meu é melhor do que o seu” – bem prejudicial na condução de qualquer negócio.

Vamos analisar essa questão com um pouco mais de profundidade. Para isso, vamos começar esclarecendo exatamente o que são as métricas de vaidade.

O que são as métricas de vaidade e porque elas não definem absolutamente nada

metricas-de-vaidade-e-porque-elas-nao-definem-absolutamente-nadaAs métricas de vaidade normalmente registram o comportamento de cada um dos usuários dentro de um ambiente virtual. Como, por exemplo, a quantidade de downloads e visualizações de páginas.

As métricas da vaidade mais frequentes:

  • Quantos seguidores estão nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc.);
  • Quantidade de downloads (ultimamente isso está mais comum nos aplicativos);
  • Quantidade de visualizações no YouTube e em outros canais.

Além desses registros serem facilmente manipulados, não possuem relação com aqueles que realmente importam como lucro, receitas, contratação de serviços, usuários ativos, dentre outros. Essas sim são métricas consideradas importantes para oferecer resultados efetivos no trabalho desenvolvido na área de marketing digital.

Eu acredito que as melhores métricas para acompanhar são as que permitem avaliar qual o custo sobre o investimento, o custo da aquisição dos clientes, o custo por oportunidade de negócio, por seguidor, por página… essas métricas são as que ajudam na tomada de decisão e a descobrir qual parte do processo de marketing digital precisa ser reformulado.

Métricas reais que precisam ser acompanhadas

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  • Número de abertura de e-mails marketing

Saber quantas pessoas estão realmente lendo seus e-mail marketing mostram medidas corretivas que devem ser tomadas dentro de uma campanha. A linguagem estava adequada? O que está precisando melhorar? Para acompanhar os resultados de perto, é necessário saber quantas vezes o seu e-mail foi aberto e dividir pelo número de vezes que esse e-mail foi enviado. Interessado pelas métricas de e-mail marketing? Leia aqui quais as seis principais métricas que devem ser seguidas!

  • Taxa de desistência de assinatura de newsletter

Também importa muito saber o número de pessoas que deixaram de assinar a sua newsletter e dividi-lo pelo número de assinantes. Esse coficiente vai mostrar se algo precisa ser feito, como uma reformulação no tipo de conteúdo. O que está atraindo seu público? E o que está afastando?

  • Visitas no blog

O número de visitantes seu blog pode ajudar a descobrir qual o alcance da sua audiência e ainda qual a verdadeira autoridade da sua empresa. Antes de começar a trabalhar na qualidade do conteúdo, é interessante ter certeza de que o tráfego do seu blog está de fato aumentando.

  • Leads

No momento em que você tem uma audiência construída no seu site, está na hora de descobrir quantos leads seu blog gera. A proposta dessa métrica é avaliar se esse seu canal está convertendo o seu tráfego em leads.

  • Custo de aquisição por cliente (CAC)

Você precisa avaliar o real valor do seu time de vendas e de marketing em um determinado período e dividir pelo número de novos consumidores adquiridos. Pode ser um mês, um semestre ou um ano.

Por exemplo, se você gasta cerca de 60 mil reais no seu time de marketing e vendas por mês e consegue cerca de 30 clientes novos, seu CAC é de R$ 2.000,00 por cliente. Essa é uma das principais métricas que os CEOs das companhias deveriam acompanhar segundo o Hubspot.

É totalmente compreensível que no começo de uma estratégia de marketing digital as métricas de vaidade ganhem importância. Mas na verdade, muitos likes, muitas visualizações, muitos joinhas e corações não mostram quantas pessoas estavam realmente engajadas naquele conteúdo.

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Uma audiência é importante para o negócio, no entanto, o que realmente precisa ser observado é se o seu site está levando os visitantes a caminhar pelas outras etapas das jornadas do comprador. Se está convertendo. Se está gerando receita. E sendo eficaz.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado a entender a diferença entre métricas de vaidade e as que realmente importam para o seu negócio. Se você gostou, ajude a compartilhar nas redes sociais!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.