Facebook Marketing: aprenda a montar uma estratégia eficiente

O Facebook é a mídia social mais popular no Brasil, e um dos canais virtuais indispensáveis para os negócios que investem em estratégias de marketing digital. Mas além de criar uma fanpage você realmente sabe como elaborar um plano de Facebook Marketing?

Um plano de Facebook Marketing pode ajudar especialmente donos de PME’s e Startups, que precisam de ações voltadas para resultados e muitas vezes possuem orçamento limitado.

Com ele será possível definir passos estratégicos, analisar e compreender o mercado, melhorar a experiência dos seus seguidores e avaliar seu desempenho para manter-se no caminho certo. Veja os passos a seguir e monte seu plano de Facebook marketing.

Os Números do Facebook

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Defina Metas

Embora o objetivo principal de todo negócio seja a conversão em vendas, para ser eficiente será preciso selecionar os indicadores mais valiosos para o seu negócio e se concentrar neles. Alguns dos principais objetivos buscados com ajuda do facebook são:

  • Aumento de exposição da marca
  • Criação de comunidade leal
  • Construção de autoridade da marca
  • Captura e redirecionamento de leads
  • Vendas

Cada um destes indicadores usará índices distintos para mensuração dos resultados e precisará de estratégias diferentes. Escolha seu objetivo principal, determine suas metas e o prazo para alcança-las.

Exemplo:

Objetivo: Captura e redirecionamento de leads
Meta: Aumentar em 30% o número de visitantes do site vindos do facebook
Prazo: Alcançar este crescimento em 3 meses

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Analise o Mercado

Como-ter-um-Marketing-eficiente-para-sua-PMEPara estruturar uma estratégia de facebook marketing eficiente é muito importante conhecer sobre o perfil dos seus clientes, a forma como eles interagem no facebook  e analisar as práticas de seus concorrentes.

Acompanhe e analise as páginas da concorrência e sempre atualize seus conhecimentos para manter-se dentro das novidades do mercado. Solicite também ajuda profissional contratando serviços de uma agência de marketing digital, pois com o know how dela e consultorias especializadas você poupará tempo e esforços, além de posicionar seu negócio à frente da concorrência.

Utilize os relatórios do facebook analytics e também outras ferramentas de análise e comparação como o likealyzer, Fanpage Karma ou Talkwalker, para acompanhar e mensurar desempenho de concorrentes e do seu negócio.

Melhoria na Experiência do Usuário

Facebook-MarketingCom os conhecimentos sobre o perfil de seus clientes, você deverá incluir um calendário editorial à sua estratégia de Facebook Marketing, determinando melhores dias, tipos de conteúdos e frequência de postagens a serem realizadas.

Ofereça formatos interessantes e que atendam às expectativas do seu público. Tome cuidado para não repetir publicações e adeque a frequência para valorizar a qualidade da experiência de seus seguidores.

Avalie seu plano de Facebook Marketing

Para fechar o ciclo do seu plano de Facebook Marketing é preciso avaliar o desempenho. Para isto, use o relatório do próprio facebook e / ou alguns dos sugeridos acima, selecione os indicadores mais relacionados ao seu objetivo e metas iniciais.

Também avalie a qualidade da interação de seus seguidores, os impactos em seu site e nas ferramentas complementares integradas a sua fanpage. Quer saber mais? Leia nosso artigo: 16 ideias matadoras para postar no facebook e Marque um cafezinho conosco, para discutirmos as melhores estratégias para o seu negócio crescer.

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.