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O que a faculdade de marketing não ensina?

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Uma faculdade de marketing pode ensiná-lo um vasto conhecimento teórico e colocá-lo em contato com diversos profissionais da área. Mas é preciso reconhecer: existem muitas coisas que uma faculdade de marketing não ensina.

Para se tornar um profissional de marketing bem-sucedido – especialmente no mundo digital em que vivemos – é preciso buscar conhecimentos e experiências além de uma universidade. Existem inúmeros cursos especializados espalhados pela internet que podem adicionar valor na sua carreira. Além disso, não podemos esquecer da importância inestimável da “aprendizagem da vida”.

Ao longo da minha carreira, pude identificar na prática diversas áreas que a faculdade de marketing não ensina. E vou compartilhar isso com você logo a seguir!

5 conhecimentos que a faculdade de marketing não ensina

1. Vendas

Ao final da faculdade de marketing, muitos graduados não desenvolveram habilidades de vendas. E certamente isso é essencial para se destacar no mercado. Veja dois motivos que deixam isso claro:

  1. Marketing e vendas. As áreas de marketing e vendas andam juntas, certo? Por melhores que sejam as ações de marketing, é preciso que exista um complemento dos vendedores – e vice-versa! Por isso, um profissional de marketing que possui habilidades de vendas consegue ter uma visão mais ampla sobre as estratégias desenvolvidas.
  2. Sucesso do próprio empreendimento. Quando você entrar no mundo real dos negócios, perceberá que as vendas são a força vital de qualquer negócio. Mesmo que você seja um ótimo profissional de marketing digital, será preciso descobrir como vender esses serviços para seus clientes.

2. Networking

Existe uma frase que diz: se você quiser ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá acompanhado.

Essa é a lógica por trás do networking. Especialmente na área do marketing, é fundamental ter bons contatos. Você dificilmente dominará todas as áreas do marketing digital, mas conhecer as pessoas certas pode ser muito benéfico.

Imagine que você comece a atender um cliente para gerenciar suas estratégias de marketing digital. Neste momento, será útil conhecer um freelancer de confiança para produzir conteúdo e ter um bom relacionamento com o profissional por trás de uma consultoria de SEO. Tudo isso agrega valor ao seu serviço.

No fim das contas, o networking pode ajudá-lo a encontrar parceiros, fornecedores, clientes e amizades para levar para toda sua vida!

A grande dica para fazer um bom networking é lembrar-se que você não precisa estar vendendo constantemente. Conheça pessoas, troque experiências e mostre como você poderia ajudá-las. Doe abnegadamente ao fazer networking e genuinamente tente ajudar as pessoas; acredite em mim, isso vai fazer toda a diferença!

3. Marketing digital

Pode soar um tanto contraditório, mas uma das coisas que a faculdade de marketing não ensina é o marketing digital. Ao menos, não da forma que você precisa para aplicá-lo na prática.

Atualmente, é quase impossível falarmos sobre marketing sem falarmos da internet. E essas tendências digitais vieram para ficar. Mais do que isso: elas estão evoluindo a cada dia que passa!

O mundo digital possui uma velocidade frenética. Novas redes sociais surgem e atraem uma legião de fãs, as melhores práticas de SEO evoluem conforme novas atualizações do algoritmo do Google são divulgadas, tendências acompanham as mudanças de comportamento do consumidor e as ferramentas usadas são aprimoradas mês após mês. E isso sem falar dos memes que mudam de uma semana para outra.

Considerando todo esse ecossistema, dominar o marketing digital se torna uma tarefa árdua e contínua. É preciso continuar ligado a todo instante para descobrir as estratégias e ferramentas mais eficientes para gerar resultados concretos.

4. Negociação

Outro ponto importante que a faculdade de marketing não ensina é a capacidade de negociação. Você está oferecendo um pacote completo para gerenciamento de mídias sociais mas o cliente achou muito caro? E agora, o que você deve fazer?

A negociação envolve a capacidade de compreender o valor dos seus próprios serviços, posicionar-se corretamente no mercado, precificar corretamente e saber como atender às necessidades particulares de cada cliente.

O que você precisa saber sobre preços é que o preço mais baixo não necessariamente vence, especialmente no setor de serviços. Quando você compete em preço, tudo o que você terá é a capacidade de oferecer o preço mais baixo. Venda valor e certifique-se de não oferecer os preços mais baixos.

Depois de entender o valor dos seus serviços e o preço adequado que pode ser cobrado, você está pronto para partir para a negociação em si. Neste momento, existe somente um princípio básico que você deve ter em mente: quando a negociação é bem feita, ambas as partes saem satisfeitas e prontas para fazer negócios uma com a outra novamente!

5. Empreendedorismo

Como realmente administrar um negócio? O que é preciso para construir uma marca de sucesso no mercado? Qual é a melhor forma de estruturar suas operações? Como gerenciar uma equipe de profissionais? O que é preciso para gerar lucro com seus serviços de marketing?

Todas as questões envolvendo empreendedorismo podem se tornar uma barreira poderosa para os profissionais de marketing. Saber como criar uma landing page que converte ou automatizar uma campanha de e-mail marketing pode ser fácil para você. Mas e tudo o que vem antes e depois disso?

Administrar um negócio real é muito difícil – e a faculdade de marketing não ensina como fazer isso. Na verdade, somente a experiência vai mostrá-lo qual é a melhor forma de ser um empreendedor de sucesso. Mas lembre-se que você pode contar com a ajuda de outros empreendedores que já trilharam esse mesmo caminho!

Compartilhe experiências e conhecimentos para chegar ao sucesso!

Acabamos de ver diversos pontos importantes que a faculdade de marketing não ensina. Mas não é preciso entrar em pânico. É possível ter acesso a esses conhecimentos e muito mais de outras formas!

A combinação entre conhecimento e experiência é essencial para alcançar o sucesso no mercado do marketing digital. Por esse motivo, busco compartilhar meu expertise com outros profissionais e empreendedores por meio do Programa de Mentoria do Cara do Marketing.

Trata-se de uma oportunidade de ter um acompanhamento individual e personalizado de um profissional com experiência no mundo do marketing digital. Mais do que um mentor, você terá um aliado comprometido em ajudá-lo a alcançar todos os seus objetivos.

Está preparado para trilhar um caminho de sucesso no mercado de marketing digital? Faça sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!