04 ferramentas para simplificar a gestão do marketing digital

Profissionalize-se ou seja engolido pelo mercado. Parece assustador? Investir em mudanças muitas vezes causa apreensão ou medo. Mas em se tratando de negócios, a realidade não poderia ser mais dura e crua. Para manter a competitividade, todo empresário precisa estar em constante evolução e investir em novas tecnologias, novas ferramentas e nova ideias.

Com o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo não é diferente. Hoje, no mundo, sabemos que 92% das empresas B2B já investem nessas novas modalidades. No entanto, mesmo assim, uma grande parte desse percentual ainda não conseguiu alcançar o patamar desejado.

Nos Estados Unidos, o maior entrave das empresas em conquistar os resultados almejados em campanhas de Inbound Marketing é conseguir gerenciar todo o processo. Não é à toa que 68% dos líderes mundiais de marketing de conteúdo estão procurando alternativas tecnológicas, segundo o Content Marketing Institute.

As ferramentas digitais permitem a realização de tarefas com mais praticidade e uma melhor gestão de tempo. Utilizá-las ajuda a melhorar a gestão do negócio e facilitar consideravelmente o dia a dia do empreendedor.

Para ajudá-lo, criei uma lista de ferramentas incluindo descrições curtas para ajudar a determinar o que pode ser bom para você ser mais profissional e aperfeiçoar os seus procedimentos.

04 Ferramentas para ajudar na gestão do Inbound Marketing

Ferramentas-para-ajudar-na-gestao-do-Inbound-Marketing-Planejamento e gestão da produção de conteúdos

O principal benefício de se utilizar ferramentas é familiarizar com o conceito de automação de várias etapas operacionais, processos e atividades. Normalmente, as ferramentas dão todo suporte para que o usuário utilize ao máximo todas as funcionalidades que elas dispõem. Vale muito a pena navegar nos blogs das empresas e estar atento as novidades.

1) Trello

O Trello ajuda a organizar o repasse das atividades, a delegar tarefas a diferentes membros de sua equipe, anexar datas de vencimento, colaborar com outros membros da equipe, acompanhar o seu progresso e movê-los desde a concepção até a conclusão.

2) MailChimp

Essa é uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas nos dias atuais. De fácil manuseio, qualquer pessoa consegue utilizar a plataforma e começar a enviar e-mails com rapidez. O único cuidado ainda necessário é em relação com o mailing que receberá a mensagem. Se a taxa de rejeição for alta, você pode ser banido do MailChimp! Por isso, utilize-a com eficácia!

3) Asana

É um software colaborativo baseado no gerenciamento de tarefas. O Asana permite visualização das mudanças em tempo real. É completamente gratuito e ilimitado.

4) RD Station

O software de automação de marketing digital da empresa Resultados Digitais é uma ferramenta indispensável para toda a empresa que queira gerar mais leads e vendas. A plataforma foi desenvolvida para congregar os recursos chave do Marketing Digital em um único lugar. Assim, o usuário pode realizar automação de marketing e geração de leads, gerenciar as mídias sociais, criar landing pages, campanhas de e-mail marketing, gerir contratos, leads além de analisar e mensurar os resultados em nome de uma tomada assertiva de decisão. Também permite fazer um planejamento estratégico das ações de marketing digital. O Cara do Marketing é parceiro bronze da empresa.

BÔNUS EXTRA

Também separei algumas ferramentas para elementos visuais e apresentações. Antigamente, as empresas colocavam a cargo do PowerPoint toda a responsabilidade de fazer uma apresentação. Hoje em dia, algumas ferramentas substituem totalmente o software além de acrescentarem dinamismo e modernidade nas apresentações e nos elementos visuais. Veja alguns exemplos:

5) Trakto

Esse software chegou com a função de aposentar o engessado Power-point. Através de um plano mensal, o Trakto permite que você crie propostas comerciais, apresentações, e-books e muitas outras peças gráficas com um editor online.

6) Prezi

Também pago (mas com planos diferenciais para empresas), o Prezi revolucionou a forma de fazer apresentações visuais ajudando os empresários e outros profissionais se enveredarem no tema.

 

Essas são algumas das ferramentas que podem ajudar a dar um pontapé inicial na sua estratégia de Inbound Marketing. Claro que com o tempo, será necessária a ajuda de um profissional para orientá-lo nos processos e conseguir extrair o máximo dos resultados!

Gostou do conteúdo? Aproveite e descubra mais sobre o Marketing Digital no Guia Estratégico para Pequenos Negócios!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.