Google Analytics: como potencializar a sua estratégia de marketing de conteúdo?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita criada pelo Google que reúne diversas informações muito úteis sobre as ações da sua empresa no mundo digital. 

Você já se perguntou como está o desempenho da sua estratégia de marketing de conteúdo? Ou como poderia gerar ainda mais engajamento? Essas são algumas das questões que podem ser facilmente respondidas com o uso dessa ferramenta.

Muitos empresários iniciam a publicação de conteúdos para atrair novos clientes e gerar engajamento, mas sentem que as suas ações não avançam. Talvez as falhas cometidas sejam identificadas facilmente com o auxílio de uma ferramenta que analisa os resultados – como o Google Analytics.

Neste artigo veremos como você pode utilizar o Google Analytics para potencializar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Confira.

Você alcança resultados satisfatórios com o marketing de conteúdo?

Você já teve a sensação de que a sua empresa possui um grande potencial de impactar positivamente na vida do seu público mas que essa mensagem não é transmitida da melhor forma? Ou então notou que os seus concorrentes conseguem gerar um engajamento maior que o seu na internet?

As respostas para otimizar as suas ações no mundo digital podem estar na análise dos resultados alcançados. Entre as perguntas que você precisa conseguir responder estão:

  • O investimento feito no marketing de conteúdo está dando retorno?
  • Como você poderia melhorar a percepção do cliente em relação à sua marca?
  • Quais são os seus conteúdos que fazem mais sucesso? E quais são os conteúdos que menos impactam no público?
  • Você está tendo evoluções nos resultados com o marketing de conteúdo?
  • Quais são os conteúdos mais eficazes para gerar tráfego? E para converter os clientes?

Já imaginou poder elaborar as suas estratégias com conhecimento sobre a origem do seu tráfego, como são seus visitantes e como eles se engajam com seu site? Certamente os resultados alcançados seriam melhores, não é?

Como funciona o Google Analytics?

Uma estratégia de marketing de conteúdo se beneficia muito do poder de mensuração. Todas as ações executadas pela sua empresa no ambiente digital podem ser monitoradas, quantificadas e transformadas em informações úteis estrategicamente.

O Google Analytics é uma ferramenta que consegue organizar esses dados de forma ordenada e gerar informações úteis para o seu negócio. Confira quais são as suas principais funcionalidades:

  • Ferramentas de análise: reúnem relatórios atualizados em tempo real sobre acessos no seu website e permitem a análise dos dados de forma personalizada.
  • Conteúdo de análise: permite o acesso a informações ainda mais precisas sobre os termos pesquisados pelos seus clientes, seus hábitos de navegação, a velocidade do seu site, entre outras.
  • Análise das redes sociais: além de fazer o monitoramento do sucesso do seu site, o Google Analytics também reúne muitas informações sobre a interação do público com as suas redes sociais.
  • Análise para celular: permite a mensuração do impacto da sua empresa com usuários que utilizam plataformas mobile e fornece uma análise sobre o aplicativo da sua empresa (se você tiver um).
  • Análise de conversão: faz uma análise sobre os usuários que você está atraindo, engajando e gerando vendas.
  • Análise de publicidade: monitoramento dos resultados das ações publicitárias realizadas no ambiente digital.

Os benefícios do Google Analytics para a sua empresa

Todas essas funcionalidades reunidas podem ser utilizadas de uma forma que a sua empresa aproveita diversos benefícios em suas estratégias de marketing digital. Veja quais são as principais delas:

  • Entenda quais são os formatos de conteúdos que mais geram engajamento e quais são os melhores horários para publicação
  • Acompanhe a evolução dos usuários pelo funil de venda para identificar quais etapas podem ser melhoradas
  • Crie relatórios personalizados e crie segmentações avançadas para obter informações específicas
  • Compreenda quais são os dispositivos mais utilizados pelos visitantes para acessar a sua página
  • Obtenha mais informações sobre o comportamento do seu cliente ideal na internet
  • Faça testes A/B para encontrar as melhores alternativas para gerar engajamento
  • Conheça quais são as palavras-chave mais buscadas pelos seus visitantes
  • Acompanhe a evolução das suas ações no mundo digital
  • Descubra quais são as causas para abandono no seu site

Dicas para tirar o melhor da ferramenta

Você está disposto a potencializar a sua estratégia de marketing de conteúdo? Então você certamente vai aproveitar essas dicas para tirar o máximo do Google Analytics: 

Estabeleça metas

O Google Analytics permite que você crie metas de desempenho que podem ser monitoradas com o passar dos dias. As principais metas que você pode criar são:

  • Destino: avaliar o número de visitas em uma página determinada
  • Duração: definir um tempo médio mínimo para os usuários passarem navegando em uma página
  • Número de páginas visitadas: analisar o número de páginas visitadas por cada um dos visitantes
  • Evento: monitorar a frequência com que acontece determinado evento – como o compartilhamento de uma publicação nas redes sociais ou o número de visualizações de um vídeo

Avalie as consultas internas

Muitas pessoas focam apenas nos termos utilizados nas pesquisas feitas pelos seus clientes no Google, mas o monitoramento das pesquisas feitas dentro do próprio site também é muito importante.

Avalie quais são as palavras-chave mais buscadas dentro do seu próprio site para que você possa trabalhá-las da melhor forma e melhorar a experiência dos usuários.

Utilize relatórios personalizados

O Google Analytics possui muitas ferramentas que podem ser exploradas para personalizar as informações que você tem acesso. Explore ao máximo os relatórios personalizados para obter dados importantes para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Aprenda sobre o seu público

O sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo está na identificação do público com as informações transmitidas. Quanto mais você conhecer os gostos, desejos e necessidades do seu cliente, mais certeiro pode ser na abordagem.

Coloque um foco no mobile

Não esqueça de dar uma atenção especial aos usuários que acessam o seu site através de um dispositivo móvel – que reúne cada vez mais adeptos no Brasil. Consulte os relatórios personalizados desse público para fazer sucesso entre esse público.

Potencialize os resultados com o Inbound Marketing

Uma estratégia de marketing de conteúdo está ligada intimamente à aplicação do Inbound Marketing. O objetivo dos seus conteúdos é atrair e engajar o público – criando relacionamentos duradouros que convertem em vendas, certo?

É por isso que, além de usar o Google Analytics para potencializar as suas estratégias, também é muito importante dominar o Inbound Marketing. Se você quer avaliar a aplicação do Inbound Marketing na sua empresa, solicite um orçamento gratuito preenchendo o Briefing Inbound Marketing!

Vamos consolidar a sua presença no mundo digital?

O marketing de conteúdo é uma ótima forma de marcar presença no mundo digital e o Google Analytics oferece um grande auxílio para tirar o máximo dessa estratégia. Explorando essa ferramenta é possível ter acesso a informações preciosas.

Esse é um passo fundamental para todas as empresas que desejam potencializar os resultados na internet. Entretanto, para consolidar a presença da sua marca no mundo digital é preciso dar atenção a diversos outros fatores.

Já imaginou se você pudesse contar com o auxílio de um profissional experiente para desenvolver a sua empresa no mundo digital e explorar novas oportunidades? O Programa de Mentoria do Cara do Marketing foi criado para ajudá-lo a expandir o seu negócio através de estratégias de marketing digital!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.