Guia para resultados efetivos com o marketing de conteúdo

As empresas que conseguem alcançar resultados efetivos com o marketing de conteúdo conseguem ter um grande destaque no mercado e se diferenciam das suas concorrentes. Com uma concorrência tão acirrada, esse poder ser o diferencial para alcançar o sucesso no mundo digital.

Nos últimos anos ocorreu uma grande mudança no perfil do consumidor. Em vez de basear as suas decisões de compra apenas em peças publicitárias ou indicações de amigos, é grande o número de pessoas que buscam por informações na internet – iniciando bons relacionamentos com as empresas que despertam a sua afinidade.

É na internet que estão as grandes oportunidades de negócio, certo? Para conseguir chamar a atenção do seu cliente e construir um bom posicionamento digital é fundamental explorar a criação de conteúdos.

Para ajudá-lo a explorar essa estratégia, criei um guia para resultados efetivos com o marketing de conteúdo. Confira.

É o conteúdo que move as ações digitais!

Você já parou para refletir sobre a influência do marketing de conteúdo nas suas decisões de compra? Apesar de muitas pessoas não notarem, os conteúdos digitais fazem parte da jornada do comprador.

Imagine que você esteja pensando em começar a praticar natação. Por isso, pesquisa no Google por algumas técnicas de natação para dar os seus primeiros passos. Nessa busca, você encontra um blog repleto de artigos muito úteis sobre o assunto.

Após alguns dias de leitura, você começa a seguir essa empresa e se cadastra para o recebimento de e-mails com mais informações. Em pouco tempo, você cria uma ótima percepção sobre a marca e fica muito inclinado a comprar os seus produtos – que podem incluir equipamentos para natação.

Apesar de você não notar claramente, certamente existe uma boa estratégia por trás de todas as ações dessa empresa. Cada conteúdo é produzido buscando atrair e conquistar pessoas com potencial interesse no produto vendido – assim como você.

Ou seja, são os conteúdos que movem as ações digitais. As empresas que não conseguem compreender isso ou não colocam em prática uma estratégia de marketing de conteúdo dificilmente são notadas em meio a tantas organizações presentes no mundo digital.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing baseada na criação de conteúdos com o objetivo de gerar tráfego, atrair novos clientes e aumentar a autoridade da sua marca.

Porém, para entender melhor o marketing de conteúdo é preciso fazer uma análise profunda sobre os motivos que levam à sua eficiência. Por que será que os resultados obtidos através dessa estratégia podem ser tão positivos?

O grande segredo do marketing de conteúdo é explorar conteúdos com assuntos direcionados especificamente para o seu nicho de atuação. Em vez de ressaltar apenas o que a sua empresa faz, os assuntos estão relacionados às necessidades do consumidor.

O usuário que tem um potencial interesse na compra de produtos de natação não procura diretamente por esses itens. Conforme vimos no exemplo anterior, essa pessoa pode estar em busca de dicas sobre técnicas de natação.

A pesquisa Content Trends 2018 levantou dados que ajudam a ilustrar a importância do marketing de conteúdo para as empresas brasileiras:

  • Entre as pessoas entrevistadas, 98,9% consomem conteúdo de forma online;
  • 73% das empresas entrevistadas já adotam a estratégia de marketing de conteúdo;
  • O marketing de conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que o adotam;
  • 43% das empresas que adotam marketing de conteúdo conhecem quantos leads são gerados mensalmente;
  • As empresas que fazem publicações em blogs conquistam uma média de 2 vezes mais visitantes em relação às demais empresas.

Benefícios do marketing de conteúdo

Os dados que acabamos de analisar demonstram como o marketing de conteúdo pode contribuir com resultados positivos para as ações digitais de uma empresa, não é? Porém, os benefícios podem ser ainda mais amplos do que isso.

Veja a seguir as principais vantagens de explorar uma estratégia de marketing de conteúdo:

Aumento da visibilidade da marca

O marketing de conteúdo é responsável direto pelo aumento da visibilidade sobre a sua marca. Conforme vimos nos dados levantados pelo Content Trends 2018, o número de visitas cresce em 2,6 vezes para as empresas que adotam essa estratégia.

Isso acontece porque o consumidor está constantemente em busca de informações relevantes. Quanto mais informações a sua empresa produzir, maiores são as chances de atrair e despertar a atenção do público.

Incentivo à fidelização

Você enfrenta problemas para fidelizar os clientes? Já teve a sensação de que muitos dos seus clientes compram apenas uma vez na sua empresa e não voltam a procurá-lo?

Esses problemas podem ser resolvidos com auxílio do marketing de conteúdo. Mantendo uma frequência na publicação de conteúdos os seus clientes se mantêm sempre em contato com a sua marca – gerando um relacionamento que não se encerra após a primeira compra.

Geração e qualificação de leads

Compreender o funil de vendas é essencial para articular qualquer estratégia de marketing digital. Para conseguir gerar os melhores resultados de vendas, a geração e qualificação dos leads é determinante, certo?

É a produção de conteúdos que contribui para atrair interessados na sua marca, gerar leads e qualificá-los para o momento da compra. Toda essa estratégia é movimentada pelo marketing de conteúdo.

Educação do público-alvo

Imagine que você venda um software muito completo de gestão empresarial que possui um valor de compra elevado. Por que os seus consumidores optariam pela sua solução quando existem diversas outras mais baratas no mercado – mesmo que sejam menos completas?

É fundamental que você consiga demonstrar como a sua solução é melhor que as demais – e por esse motivo possui um valor mais elevado. A produção de conteúdos ressaltando as necessidades do público e acabando com as suas objeções pode ser determinante nesse momento.

Engajamento de clientes

O engajamento do público é sempre importante nas ações digitais desenvolvidas pelas empresas. Quando você publica conteúdos que geram comentários, curtidas e compartilhamentos mais pessoas recebem a sua mensagem.

Além disso, esse engajamento ajuda a humanizar a sua empresa e a compreender melhor quem é o seu cliente. Ou seja, são diversos benefícios gerados pelo marketing de conteúdo.

Redução dos custos com marketing

Se você comparar o custo de elaborar grandes ações de marketing com uma estratégia de marketing de conteúdo fica muito fácil enxergar a viabilidade financeira dessa estratégia. São custos muito inferiores para alcançar resultados de ótima qualidade.

Aumento dos resultados de vendas

A consequência direta de todos os benefícios que acabamos de estudar é o aumento dos resultados de vendas da sua empresa. Com uma boa estratégia, torna-se possível ser muito eficiente na condução de potenciais clientes até o momento da compra.

Guia para resultados efetivos com o marketing de conteúdo

Agora que você já tem consciência sobre os principais benefícios do marketing de conteúdo, vamos compreender como você pode alcançar resultados efetivos com essa estratégia.

Muitas empresas inciam a produção de conteúdos em um blog ou nas suas redes sociais sem traçar qualquer estratégia. Com isso, os resultados dificilmente aparecem – afinal, os conteúdos precisam ser efetivos em criar conexões reais com os clientes.

Para que você consiga colocar em prática uma estratégia que gera resultados, preparei um guia para resultados efetivos com o marketing de conteúdo:

1. Planejamento das estratégias

Uma empresa que trabalha com empréstimo para pessoas de baixa renda precisa criar conteúdos curtos e com uma linguagem de fácil entendimento para se aproximar do seu público. Já uma outra empresa que presta consultoria para investimento em imóveis pode se beneficiar de conteúdos mais longo e informativos – com uma linguagem mais técnica.

O entendimento sobre as diferenças que podem existir em estratégias de marketing de conteúdo é muito importante para alcançar os melhores resultados. E isso começa na etapa de planejamento das estratégias.

Nesse momento você precisa definir quais objetivos deseja alcançar e fazer um estudo sobre as melhores formas de alcançá-los. Esse exercício deve ser feito de forma periódica e mensurado para acompanhar os resultados.

Dessa forma, uma empresa que está iniciando suas atividades pode focar na geração de tráfego, enquanto uma empresa que já possui uma boa base de leads pode focar na conversão desse público em clientes.

Quer aprender mais sobre o processo de planejamento? Confira como montar um plano de marketing que realmente produz resultados!

2. Definição das personas

Após planejar as estratégias de marketing de conteúdo, vamos para a etapa da definição das suas personas – que são representações fictícias do seu cliente ideal. É com base nessas personas que todos os conteúdos serão criados.

Quando você produz um conteúdo pensando na persona, são muito maiores as chances de que esse conteúdo realmente fique atrativo para o seu potencial cliente. Portanto, é importante fazer uma boa pesquisa para a composição de personas fidedignas.

Quer saber mais sobre o processo de criação de personas? Confira neste artigo!

3. Mapeamento dos conteúdos

Antes de iniciarmos a criação dos conteúdos, temos que passar pela etapa do mapeamento desses conteúdos. Nesse momento serão definidos os formatos de conteúdos, os assuntos tratados e criado um cronograma de publicações.

Esse mapeamento guiará toda a produção de conteúdos – garantindo que você consiga publicar materiais com uma boa frequência e mantenha o interesse do público. 

4. Criação de conteúdos eficientes

Finalmente chegamos ao momento de colocar a mão na massa e produzir conteúdos atrativos para o seu público. É nessa etapa que todas as estratégias traçadas se transformarão em materiais publicados em seu blog ou mídias sociais.

Para que você consiga criar conteúdos de qualidade, confira algumas dicas que podem ajudá-lo:

  • Não foque diretamente na sua empresa ou nos seus produtos;
  • Trabalhe corretamente as palavras-chave e outras técnicas de SEO;
  • Produza conteúdos facilmente escaneáveis para tornar a leitura mais agradável;
  • Acerte o tom da comunicação de acordo com a sua persona;
  • Utilize links internos e externos;
  • Destaque as informações mais importantes;
  • Explore as chamadas para ação (CTA) para incentivar o leitor a realizar uma ação desejada.

Confira neste artigo como você pode criar artigos que vendem!

5. Divulgação dos conteúdos

Os seus clientes estão presentes no Facebook? Ou então costumam utilizar com mais frequência o Instagram? Qual é o melhor horário para publicar nas redes sociais? E com que frequência você deve enviar e-mail marketing?

Essas são algumas das questões que podem fazer toda a diferença no momento da divulgação dos conteúdos produzidos. Dê uma atenção especial a todos esses aspectos para garantir os resultados positivos.

6. Mensuração dos resultados

Por fim, não deixe de fazer o acompanhamento dos resultados alcançados com o marketing de conteúdo. É com base nisso que você consegue identificar o que está funcionando e quais aspectos ainda podem ser melhorados.

Confira também o artigo Google Analytics: como potencializar a sua estratégia de marketing de conteúdo?

Bônus: principais erros cometidos no marketing de conteúdo

Você gostou do guia para resultados efetivos com o marketing de conteúdo? Para garantir que você realmente seja bem-sucedido no uso dessa estratégia, preparei um bônus especial destacando os principais erros cometidos no marketing de conteúdo:

  1. Colocar o foco de todos os conteúdos na sua empresa – tornando a leitura repetitiva e menos interessante;
  2. Preocupação excessiva com as ferramentas digitais e pouco foco na qualidade das informações;
  3. Ausência de links ou chamadas para ação;
  4. Falta de planejamento das estratégias de marketing de conteúdo;
  5. Ausência de uma periodicidade na publicação dos conteúdos;
  6. Dificuldade em focar especificamente no nicho que você deseja atingir;
  7. Pressa para alcançar os resultados;
  8. Uso equivocado das palavras-chave.

Confira outras dicas de marketing de conteúdo para potencializar os seus resultados neste artigo!

A importância da integração com o Inbound Marketing

Vimos ao longo deste artigo como o marketing de conteúdo pode ser eficiente para gerar resultados positivos para a sua empresa, certo? Entretanto, é preciso ter consciência de que o desempenho obtido pode ser ainda melhor com a integração com uma estratégia de Inbound Marketing.

O marketing de conteúdo e Inound Marketing são estratégias complementares baseadas na atração do consumidor. Em vez de adotar ações focadas apenas no seu produto, você inicia ótimos relacionamentos que se transformam em vendas.

Você deseja fazer uma avaliação da sua estratégia de Inbound Marketing e marcar um bate-papo de alinhamento? Basta preencher o briefing de Inbound Marketing do Cara do Marketing!

Como alavancar a sua empresa no mundo digital?

Conseguir colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo que realmente gera resultados é o primeiro passo para consolidar a presença da sua empresa no mundo digital. Porém, é preciso coordenar essas ações com diversas outras estratégias de marketing digital.

A grande dificuldade dos empresários brasileiros é conseguir integrar todas as ações necessárias para potencializar os resultados da empresa. Em meio a tantas atividades necessárias para gerenciar uma empresa, é comum que falte tempo na agenda.

Foi pensando nesses casos que criei o Programa de Mentoria do Cara do Marketing. Trata-se de um programa de acompanhamento para guiar os empresários na direção correta para alcançar os melhores resultados no mundo digital.

Você sente que a sua empresa possui um grande potencial mas não consegue explorá-lo em suas ações de marketing? Com a ajuda de um profissional experiente no mundo do marketing digital tudo se torna mais fácil.

Você deseja maximizar os resultados do seu negócio no mundo digital? Então faça a sua aplicação no Programa de Mentoria do Cara do Marketing!

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Marcelo Sales

Publicitário, designer, palestrante e especialista em mídias sociais. Atuo como Consultor em Marketing Digital, auxiliando pequenos negócios e startups a se posicionarem de forma estratégica na web.