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Instagram para negócios, aprenda como aproveitar as oportunidades

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Esta mídia social surgiu em 2010, foi comprada pelo Facebook e hoje já tem mais de 300 milhões de usuários ativos. Mais do que um grande canal para lazer, investir no Instagram para negócios agora também representa uma excelente oportunidade para empresas de todos os portes.

Muitas empresas aproveitam este espaço não somente para exibir seus produtos, mas também para se aproximar dos clientes, se comunicar com mais eficiência, contar storytellings e fortalecer o conceito dos seus negócios.

Como o Brasil é um os 5 países que mais acessam esta mídia social, se sua empresa pretende investir em uma estratégia de marketing digital eficiente, confira as dicas especiais que separamos para você trabalhar com o Instagram para negócios.

Engajamento com as hashtags certas

poder-das-hashtagsAs hashtags são as palavras-chave indicadas com aquele símbolo famoso “#” (jogo da velha). Certamente você as vê com uma certa frequência, mas realmente sabe como elas podem ajudar no desempenho do Instagram para negócios?

Bem, como elas funcionam como um rastro virtual que conecta links sobre determinado assunto, é preciso conhecer as mais usadas pelos seus clientes atuais e público-alvo, para conecta-las ao seu negócio, pois as pessoas tendem a procurar palavras-chave ligadas aos seus interesses. Conheça algumas hashtags populares no Instagram:

Hashtags em Inglês

#tbt ou #throwbackthrursday: Quinta-feira é dia de voltar ao passado no Instagram, por isso é comum ver fotos de pessoas famosas ou anônimas quando crianças, em momentos marcantes ou naquela viagem inesquecível. Todas com essa hashtag.
#ootd: Outfit Of The Day ou “Look do Dia”, em português.
#instamood: A foto em questão deve refletir seu humor.
#100happydays: Hashtag usada para compartilhar uma imagem celebrando a vida, durante 100 dias seguidos.
#yolo: “You Only Live Once”, ou “só se vive uma vez”, em português! É uma frase bem famosa nos EUA, que tem ganhado o mundo. Usada para fotos divertidas, momentos especiais.
#love: É a hashtag mais popular do Instagram, mas, por ser tão popular, você pode encontrar absolutamente qualquer coisa nela.
Outras:  #amazing #smile #picoftheday #food #girl #instagood #instacool #fun #pretty #nature #dog #cat #hair #sunset #beach #friends #selfie #beautiful #coffee #instafit #delicious #yummy #health #fitness #dance #music #drink

Hashtags em Português:

#sqn: Só que não! Uma das hashtags mais usadas pelos brasileiros pra enfatizar uma ironia.
#ficadica: Muito usada pra reforçar o recado que acabou de ser dado, seja por texto, seja por imagem.
#prontofalei: Muito popular no Twitter, no Instagram tem a mesma função: desabafar.
#partiu: Partiu treino, partiu balada, partiu trabalho, partiu cama. Bastante usada para quando se está indo a algum lugar naquele exato momento.
#riodejaneiro #avenidapaulista: Usar o símbolo # e colocar o nome do lugar em que se tirou a foto também é bastante comum.
#campanhas: Algumas hashtags tornam-se populares quando lançadas por alguma marca ou celebridade. A #jogapramim, da Sadia, foi bastante usada na época da Copa. Além da famosa #somostodosmacacos.

Estudando os temas e palavras mais buscadas por quem você pretende alcançar e criando hashtags interessantes, você conseguirá ampliar o alcance da sua empresa, a popularidade e o engajamento. Descubra mais estratégias valiosas lendo nosso post “Dicas para usar o poder das hashtags a seu favor”.

Conte histórias interessantes e engage

Como-aplicativos-podem-ajudar-seus-clientesComo toda mídia social, as pessoas participam com o foco na interação, mesmo você criando um Instagram para negócios, precisa entender e respeitar isto, portanto, nunca use este canal para distribuir imagens e vídeos apenas de anúncios.

Aproveite o espaço do Instagram para contar histórias interessantes, relacionadas a sua marca e a relação dela com seus clientes. Uma forma muito eficiente de fazer isto é desenvolvendo um projeto de storytelling. Saiba mais a respeito no nosso artigo “Storytelling: como contar histórias para engajar seu público”.

Além da divulgação de histórias com as hashtags adequadas, você também pode engajar seus seguidores permanecendo atuante nas mídias, curtindo, comentando e interagindo naturalmente, de forma consistente e sincera.

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Fuja de resultados fáceis

fuja-de-resultados-faceisCom certeza você receberá convites para investir na compra de seguidores, e propostas de curtidas em troca de novas curtidas. Não se iluda, este tipo de proposta, embora possa apresentar resultado fácil e rápido, não é aconselhado para quem usa o Instagram para negócios.

Este tipo de prática atrairá seguidores não qualificados, que não possuem interesse real em seu negócio e por isto, não ajudarão na conquista de um retorno efetivo. A maneira mais fácil para envolver os usuários no Instagram é curtir e comentar em suas fotos. Tente a regra  ( 5 – 3 – 1) para envolver potenciais seguidores:

  • Curta 5 fotos
  • Comente sobre 3 fotos
  • Ganhe um novo seguidor

Mas procure ser sincero em seus comentários. Não faça isso de forma automática. Pessoas querem se relacionar com pessoas, não com robôs. Para ser verdadeiramente estratégico e aproveitar ao máximo todas as oportunidades, consulte uma agência de marketing digital.

Bônus: 8 passos para ter um perfil de sucesso

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1.Fotos de Boa Qualidade

Nada chama tanta atenção (e engajamento) como uma imagem de alta qualidade. Além disso, elas darão o ar profissional que o perfil da sua empresa precisa para se destacar no feed dos usuários.

2. Suas Palavras
O visual está em primeiro lugar, mas uma legenda envolvente ou significativa também pode ter grande impacto, especialmente se ela complementar ou justificar a imagem.

3. Hashtags Exclusivas
Além das hashtags do seu nicho, use hashtags interativas, mas procure mantê-las simples e relevantes para a sua marca. #TagsforLikes, #Like4Like, #Followme e similares são inadequadas.

4. Conte uma história
Se suas fotos estão apresentando seus produtos, personalidade ou clientes, isto deve ser feito de maneira consistente, garantindo uma identidade para sua marca.

5. Foque em usuários qualificados
Pesquise por hashtags relevantes para encontrar e seguir os usuários que:

  • Já estão se engajando com os produtos da sua marca ou concorrentes
  • São do seu nicho e já possuem um grande número de seguidores e, se for o caso, proponha uma parceria ou divulgação
  • Estão envolvidos regularmente em seu nicho

6. Promova seus produtos/serviços

  • Compartilhe fotos dos seguidores/consumidores utilizando os produtos da sua marca.
  • Facilite a compra! Ao lançar produtos novos ou atualizados, sempre inclua um link para a página do produto. Você pode encurtar e personalizar esse link através de um encurtador, como o Bit.ly.
  • Forneça ofertas e descontos

E não basta um post com a imagem de um produto. Publique razões para comprá-lo: está acabando, têm poucos modelos, alguma celebridade usou um igual, é por tempo limitado, está em liquidação e etc.

7. Instagram Direct
Iniciar uma conversa com os consumidores é o que faz as mídias sociais serem tão valiosas para o marketing e o Instagram Direct proporciona exatamente isso. Maneiras que as empresas podem usar esse recurso:

  • Permitir que os usuários enviem dúvidas sobre produtos ou serviços e obtenham uma resposta individual (e caso seja uma dúvida frequente, faça um post sobre ela)
  • Enviar fotos com “Obrigado” a clientes que realizaram compras recentes.
  • Enviar cupons, lançamentos ou pesquisas para seus top seguidores.

Com Instagram Direct (como em tudo no Instagram), você deve encontrar um meio termo – não se esqueça de respeitar a privacidade do seu consumidor, e usar suas táticas de marketing com moderação.
Instagram ainda é uma plataforma muito pessoal, e as marcas mais bem-sucedidas vendem de maneira discreta e inteligente.

8. Instagram Vídeos
Instagram Vídeo foi introduzido em junho de 2013, e imediatamente se tornou popular entre as marcas, contendo:

  • Até 15 segundos de duração
  • Importação de vídeo e edição
  • Escolha de uma miniatura
  • Aplicação de filtros exclusivos para vídeos

De fato, 40% dos vídeos mais compartilhados no Instagram foram criadas por marcas, e não por utilizadores individuais.

Fonte: Viver de Blog

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